Autora: Estelle Laure
Título Original: But Then I Came Back
Páginas: 272
Ano: 2018
Editora: Arqueiro
Gênero: Romance


Eden Jones tem 17 anos e o futuro todo planejado. Com o apoio dos pais amorosos, do irmão gêmeo que a entende como ninguém e de Lucille, a melhor amiga de todas, sonha em estudar em Nova York e se tornar uma grande bailarina.Então seu mundinho perfeito começa a desmoronar... Além de não se sair bem no primeiro teste para um balé importante, fica sem chão quando Lucille e seu irmão escondem dela que estão namorando.Mas o destino achou que isso não era o bastante.Eden passa por uma incrível experiência de quase morte, porém volta com muitas perguntas e não consegue retomar a vida.As alucinações com flores negras e com a garota em coma na mesma ala do hospital onde esteve internada a levam a Joe, e só aí ela entende que não ter o controle das coisas pode ser libertador.

Eden Jones lembra de ter caído no rio. Lembra de ter escorregado na sua pedra mais querida e ter batido a cabeça. Talvez seja somente isto que se recorde do mundo passado. Agora está em um mundo depois do coma. Ela vê os seus familiares zelando por ela na cama do hospital, vê sua melhor amiga junto de seu irmão agarrados em sua cama, já que agora são namorados. Vê um mundo diferente onde ela anda e coisas estranhas acontecem. Vê as pessoas conversarem e se vê na cama do hospital, em coma. 

Quando acorda as sensações são as mais doloridas. Não consegue se mexer direito, a garganta dói demais, uma sede insuportável destrói seu corpo e toda a sua cabeça explode. Além disto a sua cabeça foi raspada para que uma cirurgia fosse feita para diminuir o inchaço presente. Foram semanas confinadas entre o além e o presente.

"Um botão de flor escuríssimo e aveludado brota das linhas da palma da minha mão pálida. À medida que vai se abrindo, as pétalas de ônix vão ondulando, e de seu miolo surgem umas gotas de orvalho amarelas e pegajosas que flutuam à minha frente, como se nada as prendesse e não houvesse gravidade". Pág. 23

Agora a pior parte é a sua recuperação. Engolir é um momento de tortura e está tão magra que somente a base de sucos e shakes é que a farão engordar os vários kilos que perdeu. Os movimentos simples de balé que antes fazia, agora já são só um sonho do passado e estar em uma UTI onde várias outras pessoas estão na mesma condição é deprimente.

Conforme vai se recuperando e andando pelos corredores do hospital, Eden observa a sala onde uma linda garota está deitada como uma princesa, e ela imagina como aquela garota pode ter uma vida diferente da sua. Também percebe o garoto que sempre a acompanha, Leo é o nome dele e parece que este rapaz é tudo o que a garota tem.

"Nem olho para a velha porta, para a cadeira de balanço da varanda onde antes ficava meu balanço, para a cerca entre as duas casas onde Lucille e eu deixávamos bilhetes e livros uma para a outra quando éramos pequenas." Pág. 70


Ao passar do tempo Eden começa a ter visões estranhas de flores negras que surgem do nada. Ao mesmo tempo uma menina aparece em seus sonhos querendo deixar recados para o garoto com o qual ela conseguiu fazer uma amizade. Será que é assim que Eden conseguirá salvar Jasmine?

Este livro para quem ainda não sabe é a continuação de Essa Luz Tão Brilhante. Antes eu até imaginava que seria ruim ler este livro sem ter lido o primeiro, mas sempre há a busca de retomada da primeira história para quem ler o livro sem ter lido o primeiro.

Confesso que para mim este livro foi totalmente do que eu esperava. Imaginava que iria ter a continuação da amizade entre todos os personagens anteriores mas o que aconteceu é que o livro foi totalmente focado em Eden, na sua recuperação e no seu envolvimento com Joe, o garoto que cuidava de Jaz, a garota que estava em coma.

"- Existem várias maneiras de morrer. - Ele se afasta de mim, recuando um passo. - Trabalhando lá naquele lugar, descubro algumas novas todo dia. O saguão faz tudo ali parecer tão meigo, com as flores e a lojinha de presentes... Mas é tudo mentira. Ali é a casa da morte." Pág. 127
Claro que vai ser um livro que vai falar muito sobre amizade, independência e como os sonhos podem ser adiados, mas também vai falar sobre amor e esperança. É uma história onde Eden consegue falar com Jasmine em seus sonhos e assim entender o motivo pela qual algumas pessoas decidem desistir de acordar e outras querem voltar para a vida.

Em alguns momentos Eden me irritou. Entendo que ela precisava passar por todos os momentos principalmente de recuperação, mas outras coisas me deixavam totalmente irritada e ela não parecia a garota madura do livro anterior.

"Também vi uma mulher. Não era uma conhecida. Nem do meu passado nem da minha família ou nada assim. Era toda feita de luz e, quando me abraçou, foi a melhor sensação que já experimentei. Talvez ela fosse um anjo. Não sei". Pág. 230

 

Mesmo assim foi legal ver ela amadurecer na questão do romance. Acho que deveria ter sido de oura forma, mas como o foco era somente Eden mesmo então os outros personagens não vai aparecer com grande frequência. Agora não imagino mais a autora fazendo alguma continuação nesta mesma linha de história, a não ser a união de todos eles em algo diferente pois para mim o resultado já ficou bastante esclarecido.

Pela diagramação e capa não há o que reclamar, a Arqueiro sempre está de parabéns. Será que a autora vai tentar mais uma história?




18 Comentários

  1. Oiiii,

    Pelo inicio da resenha eu jamais imaginaria que o livro é continuação de outro rs, achei interessante essa experiência de quase morte e fiquei curiosa para saber porque ela fica vendo flores negras e o que a outra garota tem para dizer a ela, mas não sei se estou disposta a ler o primeiro livro rs.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não dá para imaginar que é continuação né? Mas acho que ninguém imaginava isso também.

      Excluir
  2. Olá,

    Eu venho acompanhando o lançamento desse livro e confesso que estava indeciso em fazer a leitura dele ou não. Acho a capa maravilhosa e a sinopse me chamou bastante a atenção, mas diante da sua resenha eu tenho a certeza que irei dar uma oportunidade para ele. Essa ideia dos assuntos que ele aborda, principalmente sobre que os sonhos podem ser adiados, me chamou muito a atenção, amei! ♥

    → desencaixados.com

    ResponderExcluir
  3. Eu não conhecia este livro e sua sinopse me pareceu interessante. Mas agora estou confusa, sem saber se desejo lê-lo ou não e se vou gostar ou não. Enfim, vou esperar amadurecer mais um pouco a ideia.

    Beijos,
    http://www.livroapaixonado.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia mais algumas resenhas e assim você tira sua dúvida!

      Excluir
  4. Oie!
    Achei essa capa uma gracinha! Gostei do seu resumo, gosto de histórias de coma e essa coisa mais "espiritual", que fale sobre crescer e ver o mundo de uma nova forma depois de uma tragédia.
    Não conheço a história do primeiro, então devo ler algo sobre antes de adicionar ambos à minha lista.

    ResponderExcluir
  5. Não li essa luz tão brilhante, mas vi algumas postagens sobre o livro, agora não sabia que esse era uma continuação. A premissa é boa e os assuntos falados devem tocar o coração. Nunca dá pra saber se continuações são realmente necessárias até lançarem e lermos. Adorei a capa, está bem fiel a original, aprecio isso.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo sobre não saber se é continuação até ler né. Eu sempre gosto de ler tudo certinho.

      Excluir
  6. Oie, tudo bom?
    Nunca vi esse livro mas já querooo! Adorei a resenha, e fiquei encantada com a capa! Espero poder ter a chance de ler em breve e conhecer a história e o destino de Eden.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Greice!
    Nossa, fiquei surpresa quando você falou que esta é uma continuação haha pelo enredo parecia muito que era um livro único haha (e eu não teria coragem de ler o segundo volume sem ter lido o primeiro, mesmo que a história permitisse isso) Me pareceu uma escolha bastante arrojada da autora em focar em apenas uma das personagens apresentadas no volume anterior, mas parece ter funcionado bem né pelo o que você contou na resenha :)
    Beijo!

    ResponderExcluir
  8. Pois é, acho que cada volume tem o seu personagem, mas gosto de saber o que acontece com todos.

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem Greicew
    Eu já li algumas resenhas sobre esse livro e até agora todas foram muito positivas. Mas infelizmente o livro não me conquistou e também desanimei de realizar essa leitura por "Sonhos em Flor" não ser volume único!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Eu fiquei sabendo que se tratava do segundo volume e acabei não solicitando esse livro. Mas ja adquiri os ebooks e espero ler em breve.
    Legal ver que a autora manteve a qualidade e sensibilidade ao longo da narrativa e estou com grandes expectativas pra embarcar nessa trama.
    Beijos!

    Camila de Moraes.

    ResponderExcluir
  11. Olá!

    Pela capa não dá para ter uma ideia clara do que se trata o livro, então sua resenha ajudou bastante, você não disse, por isso fiquei curiosa para saber o porque da personagem principal se comunicar com a outra. Enfim, não é um livro que lerei nesse instante, mas é um livro que vou aproveitar a dica em algum momento, então obrigada.

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Oi!

    Eu não li esse livro, mas a minha colaboradora sim e ela gostou bastante. eu gosto de livros com a temática da amizade, sobre esperança, perdão, etc e tal. Então provavelmente é um livro que eu lerei algum dia desses, rs. No entanto, não sei se estou muito à vontade para ler agora. Apesar da sua ótima resenha :(

    beijos!

    ResponderExcluir
  13. Oi Greice! Tudo bem?
    Vou confessar que não tinha ideia mínima de que esse livro da tua resenha, que achei excelente, fosse a continuação de um do qual li algumas resenhas bem positivas.
    Achei a proposta dele muito boa e certamente seria uma leitura que eu faria.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://www.galaxiadeideias.com/
    http://osvampirosportenhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Olá Greice,
    Eu não li esse livro e nem pretendo. Confesso que, apesar de a ideia dele chamar minha atenção por serem personagens de outro livro que li, não tenho vontade de fazer a leitura, pois eu não gosto da personalidade da Eden no primeiro livro e nem me surpreendi quando li que ela te irritou. Acho que esse tipo de obra não é mais pra mim rs.
    Beijos,
    http://www.umoceanodehistorias.com/

    ResponderExcluir

Olá!
Obrigada pela visita ao blog.
Tento sempre responder aos comentários aqui no blog e, se deixar o seu blog, retribuir as visitas o máximo possível.
Beijos