Autor: Ique Carvalho
Título Original: Trago seu amor de 
volta sem pedir nada em troca
Páginas: 240
Ano: 2017
Editora: Sextante


A vida de Ique Carvalho era tranquila e parecida com a de muitos jovens de Belo Horizonte, sua cidade natal. Ele morava com os pais e os irmãos, era apaixonado pela namorada e trabalhava na agência de publicidade da qual era sócio. Suas impressões sobre o cotidiano iam para o blog The Love Code, onde podia dar vazão ao seu talento para escrever. Até que, em 2013, dois fatos fizeram tudo virar de ponta-cabeça.
Na mesma semana, seu namoro teve um fim traumático e o pai recebeu o diagnóstico de uma doença degenerativa grave, que o mataria aos poucos. Sem chão e em meio a um turbilhão, foi no blog que encontrou refúgio para expressar seus sentimentos.
Os textos fortes e genuínos acabaram viralizando, popularizando o site e dando a Ique milhares de fãs e seguidores. Suas palavras possuem o incrível dom de ser, ao mesmo tempo, simples e profundamente verdadeiras, traduzindo o que há de mais puro e desejável no amor.
Essa mesma capacidade de causar impacto e despertar as emoções dos leitores permeia as reflexões tocantes de Trago seu amor de volta, seu aguardado segundo livro solo. Ique mais uma vez demonstra sua vocação única como cronista do amor em todas as suas expressões.
Quando se inicia a leitura de um livro com um título tão procurado por muitos amantes que por algum motivo já passou por algum tipo de dor, o que se acha dentro desta obra nada mais é do que milhares de verdades de diversas formas.

Quantas vezes já parei e li em muitas revistas aquelas ofertas de pessoas que prometiam trazer o amor de volta, pedindo logicamente algo em troca? E cada vez que vejo estes anúncios eu penso em como o mundo mudou em relação ao amor, como tudo se tornou mais irreal, como as pessoas começam uma coisa e no dia seguinte estão terminando a mesma coisa que disseram que seria para sempre. 

Nesta obra conheci o autor Ique Carvalho e já no segundo texto ele fez meu coração se derreter completamente. A forma como há a exposição de sua emoção em relação ao amor em geral e de como ele mesmo experencia todas as questões mostra que todos sofremos do mesmo bem ou para alguns do mesmo mal: o de amar.

"Eu queria que as pessoas parassem de ir atrás de quem foi embora, fechou a porta. E jogou a chave fora." Pág. 23

Em cada início de texto há junto com o título a indicação de uma música para ser ouvida junto, que vai fazer você ficar mais íntima daquele diálogo junto ao autor. Os textos são curtos, com não mais do que três páginas, sempre terminando com uma imagem e uma frase de impacto para fazer refletir sobre o que foi lido.

Percebi que amor, gentileza e tudo o mais sempre nasce com a pessoa, isto foi o que Ique me fez ver, já que em um mundo onde as pessoas querem muito a questão da imagem, um simples bom dia e boa noite simples já reverbera em um ato de simplicidade no quesito de amar.



"Eu só quero lhe pedir que, por alguns minutos, deixe os problemas de lado em favor de lago mais importante: o amor.
E, não sei se você sabe, mas dentro de todo o amor existem desafios, perdas, frustrações e todas estas coisas servem para fortalecer você." Pág. 92



O livro traz textos sobre perdas, sobre consciência, sobre desafios, sobre lutas. Nada que quem já viveu um amor não deva ter passado, mas o maior sentimento do livro é que ninguém deve viver sem amor, ninguém deve sentir mais orgulho do que humildade e ninguém deve acreditar que muitas desilusões vão fazer o coração desistir.

Eu já sofri muitas desilusões e já desisti de tentar e lendo todos estes textos percebi que são pessoas como o Ique que me fez ter percepções diferentes, que nunca podemos desistir mesmo que diante de muitas desavenças. Existe todo tipo de pessoas e mesmo que não apareça a certa no momento que se deseja, devemos procurar sempre, nunca esquecendo do que está dentro de nós, que somos únicos.

Uma bela obra que merece ser lida, relida e guardada para sempre que o coração apertar, servir de consolo.


13 Comentários

  1. Olá,

    Eu não conhecia essa obra, mas confesso que parece ser muito gostosa de fazer a leitura. Amei a ideia do autor e a capa está de parabéns, irei procurar saber mais dela, mas desde já, quero deixar avisado que adicionei na minha lista de desejados. Talvez esse momento seja o mais exato para eu fazer a leitura dela! ♥

    → desencaixados.com

    ResponderExcluir
  2. Heiii, tudo bem?
    Ahhh conheci o Ique Carvalho na Bienal do Rio e amei a animação dele.
    Levei o livro dele que ganhei para ele autografar e que fofo.
    Adorei mto esse livro, um misto de sentimentos na hora que li que é até dificil falar.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  3. Oiee Greice ^^
    Tenho que confessar que esse não é o tipo de livro que eu leria, mas não posso negar que parece intrigante. Eu ainda não sofri nenhuma desilusão (com exceção das literárias...haha'), então não sei bem se me identificaria com as situações mencionadas lá em cima. Mas pude perceber que muita gente fica tanto tempo procurando a pessoa perfeita, que se esquece que o amor não se escolhe.
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Que livro fofo! Gosto desse tipo de texto, geralmente saimos renovados dessas leituras, o que é sempre bom. Creio que eu iria gostar bastante, só essa ilustração de cacto me ganhou hahaha

    ResponderExcluir
  5. Olá...
    Adorei sua resenha!
    Acho a premissa desse livro simplesmente linda e gostei de saber que o livro fala sobre consciencia, lutas, desafios e perdas... tenho certeza que é uma leitura bastante inspiradora!
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Greice,
    que maravilha! Acho super válido quando encontramos leituras que nos inspiram a ser melhor, a tentar mais uma vez ou a ter esperança. Em sua resenha fica nítido o quanto este livro mexeu contigo, acredito quando diz que a abordagem soa diferenciada e coisas do tipo, e torço para que esta obra toque os corações de muitos outros leitores.

    Abraços!
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
  7. Oie!
    Que livro lindinho! Bem ilustrado, uma edição linda pra se ter na estante! Eu não curto livros que não sejam ficção, tirando biografias... Ou seja, poemas, contos e afins não me chamam a atenção, mas esse com certeza parece ser bem diferente! Amei conhecer através da sua resenha!

    ResponderExcluir
  8. Oi, Greice! Nossa, primeira vez que leio a respeito do livro e achei o título super original! rsrs
    Só por ele já leria!
    Agora, gostei de saber sobre os textos do autor. Ele não oferece auto-ajuda pura, ele simplesmente tira lições da própria vida e passa adiante. Gostei muito.
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Estou com esse livro na minha estante. Como adorei a escrita do Ique em outras leituras, certamente esse irá me agradar. Acho que os temas abordados e a fluidez como ele traz a narrativa são elementos que irão me fazer devorar a leitura.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  10. Olá Greice, tudo bem?

    Eu li todos os livros do Ique Carvalho e sou apaixonada por suas palavras. Embora tenha encontrado alguns dos textos deste livro nos anteriores, acabei sabendo muito mais de sua vida através da poesia, e posso dizer que foi bem mais prazeroso.

    Beijo
    @blogodiariodoleitor

    ResponderExcluir
  11. Olá!

    Gosto de livros que nos fazem refletir, é sempre bom.
    Mas confesso que, esse estilo de livro em específico não me chama muito a atenção.
    Apesar da boa recomendação, vou deixar a indicação passar...

    Beijo.

    ResponderExcluir
  12. Olá ♥
    Juro que quando olhei para capa não sabia bem o que esperar, mas fiquei maravilhada na medida em que fui lendo sua resenha.Nunca li nada do autor,mas pelos comentários fiquei empolgada. Gostei muito do tema em questão. Parabéns pela resenha. Beijos

    ResponderExcluir
  13. Olá!

    A minha colaboradora recebeu o livro no evento da arqueiro na Bienal e simplesmente se apaixonou pela obra! Algo que ela não esperava. Devo admitir que sou bem curiosa também sobre o livro e depois de ler a sua resenha eu mal posso esperar para lê-lo ❤️

    Um beijo

    ResponderExcluir

Olá!
Obrigada pela visita ao blog.
Tento sempre responder aos comentários aqui no blog e, se deixar o seu blog, retribuir as visitas o máximo possível.
Beijos