Todo início de ano eu paro para pensar o que posso fazer de bom para melhorar na vida ou melhorar alguma coisa que está me atrapalhando. Já pensei em milhares de coisas que deveria fazer todos os dias, mas não adiante, quando não há uma obrigação ou esforço suficiente eu acabo largando, pois se eu não curto de verdade fazer aquilo não vai ser de forma rígida que vou incluir no meu dia-a-dia.

Porém na questão literária eu me peguei pensando em várias coisas: desde os livros que tinha há algum tempo nas minhas estantes e sempre ficava dizendo que ia ler até aqueles livros que sempre digo que quero tentar ler de algum autor ou autora diferentes e acabo nunca fazendo e deixo de conhecer novas formas de escrita.

Assim tracei algumas metas simples para que a minha própria  meta de literatura do ano consiga ter uma melhor qualidade.

1 - Doar e trocar livros.
Comecei bem o ano neste quesito. Me desfiz em trocas e em doações de livros de cerca de 60 livros da minha estante, já que eu sabia que não ia ler porque alguns eu acabava comprando em promoção só porque estava ali baratinho e nunca mais saia do lugar. Fui em um sebo e fiz trocas ótimas que eram de meus desejados e também deu outros desejados para algumas pessoas. O engraçado é que não sou uma pessoa apegada que sofre com o empréstimo ou a troca, ainda bem.

2 -  Ler mais clássicos.
Não acho que seja uma obrigação a pessoa ler clássicos. Acredito que depende de cada pessoa e do gênero que ela prefere. Eu não leio muitos clássicos pois sempre aparecem outros livros na frente. Clássicos nacionais eu li quando era mais jovem e acabei quase com as opções que tinha, pois me apeguei demais na escrita deles e hoje o que posso fazer é relê-los e não sou muito fã de reler livro, ao menos que de fato não lembre da história. Mas gostaria de ler obras da Jane Austen, Agatha Christie e por aí vai, pois inclusive já até comprei os livros, mas estão lá encalhados.

3 - Ler contos.
Tenho um certo probleminha para ler contos. Não é que eu não goste. Mentira, é sim. Ai, isto é muito contraditório. Sou muito apegada em histórias mais complexas, que tenham mais desenvolvimento, mais ritmo e um conto basicamente vai ter menos páginas e quando eu vou ver, acabou. E então eu fico vendo navios e imaginando mais um monte de coisas. Mas eu vou tentar começar a colocar nas minhas metas alguns contos para ir mudando a minha visão sobre o fato.

4 - Comprar somente os desejados.
Esta é a segunda parte do primeiro item. Eu saio comprando tudo que é livro que está em promoção e eu acabo não lendo metade. Então agora coloquei em mente que todas estas promoções que saem nas lojas não vão mais me prender. Vou tentar adquirir somente o que tem na minha gigante lista de desejados para que depois eu não tenha que me desfazer sem ler.




1 - Não caia em qualquer promoção.
Um ponto principal é você estar sempre olhando o preço dos livros em livrarias e lojas virtuais. Essas coisas de promoções que dão frete grátis na verdade acaba aumentando o valor do livro ou então um livro entra com um preço bem baixo em um momento e depois está com o triplo do preço. Por isso eu sempre cuido para não ficar comprando em todas as promoções que saem porque dependendo do que eles oferecem o preço sai o mesmo.

2 - Faça trocas pelo Skoob Plus.
Depois que eu comecei a fazer trocar pleo Plus eu consegui diversos desejados meus que era difícil conseguir comprar por um preço razoável. E sempre estão em ótimo estado além de que eu faço novos amigos. Se você não curte muito o Plus, dá para fazer troca de livro x livro.

3 - Sempre leia mais de uma resenha.
Quando e se você for buscar opinião sobre um livro que deseja em alguma resenha de blog, busque sempre em mais de uma blog. Falo isto pois blogueiros tem opiniões diferentes e também colocam detalhes diferentes. Existe também aquela questão em que certo blogueiro pode ser parceiro da editora e não quer ser muito sincero em relação ao livro e fala somente as partes boas, mesmo que não haja. Não estou dizendo que todos sejam assim, mas acontece, ok?

Espero que você aproveite suas leituras e seu ano e depois comente por aqui o que achou!





21 Comentários

  1. Oi Greice!

    Tudo bem? Então, algumas coisas da sua lista eu já aplico a minha vida faz algum tempo (dar/trocar/vender livros que não gostei/perdi o interesse e comprar somente dos desejados) e quero voltar a ler clássicos esse ano também.

    Eu não curto o Plus, sempre troco livro x livro. Outra dica é encontrar grupos de troca no facebook, eles funcionam super para mim! Resenhas em si não são decisivas na hora de fazer um livro entrar na minha wishlist, tenho uma forma muito peculiar de escolher livros!

    Beijinhos
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, eu também participava de grupos e fazia trocas. Acho que é muito melhor para a gente escolher livros.

      Excluir
  2. Oi, Greice!
    Adorei as suas dicas e já adianto que irei tentar segui-las também. Em relação ao desapego de livros, lido com isso muito bem, quando se trata de livros que já li e não tenho o interesse de reler. Aqui na minha cidade não tem Sebo então é provável que eu troque pelo Skoob ou simplesmente faça uma doação. Quero ler mais clássicos esse ano também. Existem vários no Skoob que pretendo colocar na lista, rs. Ah, e nada de comprar novos livros até terminar de ler todos que tenho na estante.

    Beijos,
    www.livroapaixonado.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo Skoob é bem legal e dá bem certo, pelo menos até agora não precisei me estressar. Mas um sebo sempre ajuda.

      Excluir
  3. Olá Greice,

    Gostei demais desse post, estou terminando um clássico mas faz tempo que estou lendo ele, Os Miseráveis, mas eu preciso ler mais e tenho alguns aqui na lista de espera de leituras, doa pra mim é difícil....kkk....e resistir as promoções também....kkk...também leio mais do que uma resenha e concordo com você nesse quesito.....bjs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tentei ver o filme Os Miseráveis e não deu certo, não consegui continuar.

      Excluir
  4. Oie amore,

    Todo ano falo que vou fazer isso de metas e tals, mas nunca consigo fazer... deixo os livros me escolherem no decorrer do ano mesmo rsrsr!
    Mais essas suas metas são bem legais.
    Se for de São Paulo e quiser doar - conheça o projeto que eu criei: https://www.facebook.com/adoteumlivroetransformese/?ref=bookmarks

    Quanto a ler mais clássicos.. eu tenho um certo bloqueio..
    Contos amooo, só os de terror que não tô curtindo muito, massss..

    Adorei seu post! Boa sorte!


    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal ter um projeto assim. Sou do Rio Grande do Sul e faço doações diversas também. Parabéns pelo incentivo.

      Excluir
  5. Oi Greice, sobre as trocas e doações, tô em um grupo do facebook super ótimo e que me ajuda a desencalhar muitos livros, o nome é Sebo feminino. A intenção desse ano é ler muitos clássicos também! Nossas metas são parecidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou procurar este grupo também, porque é sempre bom trocar informações.

      Excluir
  6. Heiii, tudo bem?
    Muitooo bom o post!
    EU sempre tento trocar os meus livros que ja sei que nao vou ler de novo ou que desistir de ler.
    E essa dica de fugir das promoçoes, acho que todo mundo sabe, mas ninguem resiste hahaha.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que sei, também não resisto a uma promoção. hahahahah

      Excluir
  7. Olá Greice, tudo bem?

    Algumas dicas suas eu já sigo há alguns anos. Aquelas promoções de 5 por 50 do Submarino não chamam mais a minha atenção. Meu foco é completar séries e coleções que gosto e acompanho, além de filtrar bons lançamentos. Mas não costumo ler resenhas quando o faço, porque sempre acho que serei influenciada. Prefiro tirar minhas próprias opiniões e, se não gostar, troco mais para frente.

    Beijos
    @blogodiariodoleitor

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Seu post é quase um mantra que a gente repete o ano inteiro, mas dificilmente consegue colocar em prática. Bom pra esse ano decidi que vou ler meus livros físicos encalhados na estante, justamente pelo excesso de compras, mas deixar de comprar vai ser bem difícil hahaha
    Boa sorte na sua meta.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  9. Oi, Greice! Gostei mto da sua meta! Também elaborei a minha, vamos ver se conseguimos nos manter firme com ela! rsrs
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  10. Oi!

    Ótimas metas! Esse ano eu quero ler mais sci-fi e contos também, mas contos de terror como do Poe ou do Lovecraft. Desde o ano passado tenho comprado só o que me atrai mesmo e isso me economizou MUITO, além de eu ter lido mais o que já tinha na minha estante. Espero que consiga cumprir todas as suas metas :)

    beijos!

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bom?
    Não consegui trocar ou doar livros, desapegar é um problema para mim. Também pretendo ler clássicos esse ano, os brasileiros mesmo, eu até poderia dizer que é por causa do Enem, mas nem é, só vontade mesmo. Adorei as dicas, esse negócio de livro em promoção às vezes é cilada mesmo. Adorei o post.
    Até mais o/

    ResponderExcluir
  12. Oi Amada! Boas dicas, mesmo, eu sempre leio resenhas e tenho a minha lista de series que leio e quero comprar, to tentando lidar com as tentações, pq tenho os livros de parceria!
    Beijos
    Overdose Literária
    https://overdoselite.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Ai, Greice, quando tem obrigação no meio eu também acabo largando. Não consigo estipular leituras, por exemplo. Determinar o que eu vou ler com antecedência me deixa desmotivada, por isso evito maratonas, por exemplo. Quando é o caso de falar "não, vou ler esses livros esse ano" aí até rola, pq vou ter o ano inteiro para ler e não só um curto espaço de tempo.
    Eu também troquei livros em um sebo esse ano, arrumei a estante e tirei alguns que ganhei e outros que não gostei para trocar.
    Eu sempre compro só os que quero, não sou a louca das promoções não, até mesmo porque não tenho dinheiro pra sair gastando assim! Hahahaha
    Eu já troquei três livros no Skoob e até tenho mais para trocar lá, mas não tenho recebido solicitação, infelizmente.
    Esse ano eu pretendo ler algum clássico também, não é algo que eu faça com frequência.

    Beijos
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Greice, como está?
    Temos uma meta muito semelante até porque eu sou uma que também tem uma estante cheia da qual não leu nem a metade do que tem. Livros comprados, ganhos de parceiria ou outras pessoas e até uns que peguei quando os donos não quiseram mais. Tomara que pelo menos até o meio do ano eu consiga ler a metade. Mas uma coisa tenho em mente: dos meus de vampiro e autografados não me desfaço nem a pau.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://www.galaxiadeideias.com/
    http://osvampirosportenhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Olá ♥
    Também fiz metas para esse ano. Uma das minhas metas é tentar ler os livros encalhados na estante antes de sair por ai comprando vários. Isso da promoção que você falou está corretíssima, nos as vezes na euforia nem percebemos que na verdade se for colocar na balança ta saindo tudo a mesma coisa.Eu queria muito ler clássicos, mas sempre que vejo um lembro da época da escola que eramos obrigados a ler esse tipo de gênero não que seja ruim, jamais, mas não me enche os olhos.
    Espero que cumpra todas as suas metas, beijos!

    ResponderExcluir

Olá!
Obrigada pela visita ao blog.
Tento sempre responder aos comentários aqui no blog e, se deixar o seu blog, retribuir as visitas o máximo possível.
Beijos