Autora: Estelle Laure
Título Original: This Raging Light
Páginas: 208
Ano: 2016
Editora: Arqueiro

O pai dela surtou e foi internado. A mãe disse que ia viajar por uns dias e nunca mais voltou. Wren, sua irmãzinha, parece bem, mas já está tendo problemas na escola. Lucille tem só 17 anos, e todos os problemas do mundo. Se não conseguir arrumar um emprego para pagar as contas e fingir para os vizinhos que está tudo em ordem, pode perder a guarda da irmã.
Sorte a dela ter Eden, uma amiga tão incrível que se dispõe a matar aulas para ajudá-la.
Azar o dela se apaixonar perdidamente justo agora, e justo por Digby, o irmão gêmeo de Eden, que é lindo, ruivo... mas comprometido.

Essa luz tão brilhante é a história de uma garota que descobre uma grande força dentro de si enquanto aprende que a vida e o amor podem ser imprevisíveis, assustadores e maravilhosos – tudo junto e misturado.Lucille tem apenas dezesette anos quando algo muito ruim acontece em sua família. Seu pai em uma noite resolve enlouquecer e tentar matar a sua mãe. Isso somente em um acesso de raiva, porém sabe-se que ele guardou um rancor durante muito tempo por achar que sua vida foi roubada por ter que virar um trabalhador e pai em tempo integral. Depois da reabilitação ele resolve que sumir é a solução.

Chateada com tudo isto, a mãe de Lucille também percebe que é preciso tirar umas férias e deixa ela e sua irmã mais nova sozinhas, prometendo voltar algum dia. A verdade é que agora as aulas recomeçaram e não há nem sinal da mãe delas. A comida está acabando e o dinheiro para as contas quase nem existe mais.
"Wren e Lucille. Lucille e Wren. Vou fazer tudo o que for necessário. Ninguém vai nos separar. Isso significa manter as coisas na máxima normalidade possível. Fingir. Porque as coisas não poderiam estar mais longe da normalidade." Pág. 7
Wren é a irmã mais nova que com apenas nove anos de idade vai enfrentar a barra pesada de ter os pais longe junto com a irmã. Wren mantém as esperanças todos os dias quando acorda acreditando na volta de sua mãe ou uma simples ligação.

Eden é a melhor amiga de Lulu, o apelido de Lucille. Desde a infância as duas nunca se desgrudaram e andam juntas dentro e fora da escola. Ambas possuem a mesma idade e Eden tem um irmão gêmeo Digby, o qual Lucille tem uma paixão secreta.

"Minha vontade é ligar para Eden e contar para ela, perguntar o que devo fazer, como devo lidar com a situação, mas sei que não posso. Algo ruim aconteceu ontem à noite quando fiz Eden ir embora, mas não sei muito bem o quê." Pág. 69

Agora que as irmãs estão sozinhas e Lulu é menor de idade, ela precisa fazer o impossível para ninguém perceber que seus pais sumiram e manter as coisas no lugar, caso contrário o conselho tutelar pode agir e separá-las definitivamente.

É quando coisas estranhas começam a acontecer. Lucille consegue um emprego durante a semana em um restaurante mexicano e faz novos amigos, compras aparecem em sua casa: geladeira cheia, armários estocados e tudo de que elas precisam para sobreviver. Quem estaria por trás de tudo isto sendo que todos os seus vizinhos não sabem de nada sobre a situação das irmãs?

Essa Luz Tão Brilhante é um livro que eu estava há muito tempo desejando ler, mas que acabei demorando um pouco para trazer ele para a pilha de leituras. Porém quando comecei não consegui mais parar. Li tão rapidamente que fiquei a ver navios assim que a última página chegou.

O livro é um estilo de romance juvenil onde a personagem principal de Lucille mostra uma personagem jovem e com o espírito bem guerreiro sendo que precisou enfrentar alguns sérios golpes em relação aos pais. Claro que só por esta parte em que a autora descreveu já pesa bastante pois ela vê tudo o que acontece entre os pais, a briga trágica e como todos no bairro ficaram sabendo sobre isso, inclusive na própria escola.

"A música é diferente de tudo o que já escutei, nada a que eu esteja acostumada, com toda a certeza, mas é boa o suficiente para me fazer fechar os olhos. Quando termina, ele está com o boné na cabeça e a mochila nas costas." Pág. 101


O livro traz um tema de amizade muito forte, onde as amigas se tornam inseparáveis e fazem de tudo uma pela outra e não somente sito, mas como todas as pessoas envolvidas tentam de alguma forma ajudar aquela família que se amam tanto  viver e continuar lutando sem precisar encarar mais problemas do que já enfrentam. Imagine só ser abandonada pelo pai e pela mãe ter que ficar sozinha e sustentar a si e também a uma irmã mais nova sem sequer uma luz no fim do túnel?




"Eu me levanto rápido para segurá-la. Ela já caiu. Tente me alcançar, digo com a mão. Ela não tenta. Está desfalecida. Desliza por uma placa de gelo. Estou com mais frio e com mais calor. Tento puxá-la, mas ela já está completamente fora do meu alcance." Pág. 145

Em contrapartida vemos também os problemas que surgem na amizade de Lulu e Elen e o quanto isso machuca ambas as meninas. E é em um momento onde elas tentam se entender que de repente Elen acaba sofrendo um grave acidente e coloca sua vida em risco, fazendo com que a culpa de Lulu por ter se apaixonado por seu irmão Digby tenta pesado muito.




O livro é bem leve e rápido de se ler e a diagramação da editora ficou super linda. O capítulos vão sendo intercalados entre os personagens e no final do livro há uma grande surpresa já que já há uma continuação que a Arqueiro acaba de lançar, contando a história de Éden.



Em breve vai ter resenha deste livro por aqui e caso você pense em ler o segundo livro antes do primeiro, te indico em ler primeiro Essa Luz tão Brilhantes, pois você vai entender o que realmente acontece com toda amizade entre Lulu e Eden.




17 Comentários

  1. Olá Greice,

    Acho que essa é a primeira resenha que leio desse livro, por causa dessa capa eu nunca dei muita atenção pra ele, agora lendo a sua resenha fiquei com muito vontade de ler, já vai pra minha lista...bjs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, espero que tu goste porque ele é bem levezinho!

      Excluir
  2. Olá Greice, tudo bom? Não conhecia esse livro e nossa! Fiquei muito interessada em ler, e principalmente conhecer mais sobre a Lucille, e descobrir quem abastece os armários! Estou encantada com a sua resenha, e ja anotei o livro na minha lista de leitura!

    ResponderExcluir
  3. Olá! Tudo bem?

    Eu li esse livro há alguns meses e confesso que não gostei muito não. Sei lá, não conseguiu me cativar.

    Em contrapartida, li Sonhos em Flor nessa madrugada e foi tipo de uma paulada só. Só larguei quando concluí a leitura! Gostei bem mais desse! Espero que goste tanto quanto eu :)

    Com amor,
    Lorrane.
    www.dreamsandbooks.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Greice! Como vai? Gostei da indicação do livro, realmente parecer uma história bem comovente, embora haja muitas superações. O enredo é um tanto autêntico também, quem sabe ele não entre para a meta de leitura esse ano. Parabéns pela resenha!


    /Juliane

    ResponderExcluir
  5. Olá...
    Adorei sua resenha!
    Tenho ESSA LUZ TÃO BRILHANTE aqui em minha estante, mas, ainda não li! Preciso correr contra o tempo pois essa segunda versão está chegando e pretendo ler ;)
    Adoro livros que falem sobre amizade e pelos seus comentários acho que tem tudo para me agradar <3
    Bjo

    ResponderExcluir
  6. Embora eu não curta muito livros juvenis, a história desse livro me instigou bastante a ler.
    Saber que fim se deu a essa menina, porque, vou te falar... que problemão que ela tem em mão com apenas 17 anos, não é mesmo?!
    Adorei sua resenha! Obrigado pela dica! Adorei conhecer esse livro aqui no seu blog!

    Beijinhos!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, Greice.
    Ainda não conhecia esse livro, mas pela sua resenha, me pareceu ser um livro encantador! Já anotei a dica e vou procurar por ele! Adoro histórias assim!
    E, claro, espero gostar tanto dele quanto você!
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Não conhecia esse livro,mas vi a continuação.A história é bastante bonita e com momentos bem tensos e de ser forte,a amizade das duas deve ser muito linda no livro,uma história que com certeza leria,ainda mais para por se falar de amizades tão fortes.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bom?

    Nossa, como pode ter pais assim? Um pai que quase mata a mãe por estar chateado com a vida que leva, sem pensar nas filhas; e uma mãe que abandona elas, que são jovens, a própria sorte para "tirar umas férias". Fiquei realmente abismada com isso!
    O enredo parece meio esquisito, ainda mais pensando sobre a comida aparecendo na geladeira sem saber de onde veio, já fiquei imaginando algo ruim, confesso. Fiquei pensando também sobre a amizade das meninas e o acidente, como tudo isso se desenrolou junto com as problemáticas que a Lucille tem que enfrentar para cuidar da irmã mais nova. Parece ser uma história interessante. Já coloquei ele e a continuação na minha lista!

    Enfim, adorei a postagem e agradeço a indicação :)
    Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Apesar da simplicidade da capa, é uma capa que me chama a atenção e saber que a amizade é o tema central do enredo, me deixou mais animada ainda. Essa foi a primeira resenha que li do livro e estou interessadíssima.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?

    Já li este livro e simplesmente adorei. Foi uma leitura tão leve e divertida, que nem vi direito a hora passar e praticamente devorei o livro. Agora estou querendo ler um outro livro da autora que foi lançado mês passado pela Arqueiro.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Ooi,
    Eu sempre vejo esse livro em promoção mas nunca peguei ele... Nunca tinha lido nenhuma resenha, mas adorei conhecer suas impressões e me arrependi de não ter comprado nas oportunidades que tive.

    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir
  13. Oi, Greice! Nossa, eu estava querendo ler esse livro Sonhos em flor, sem ter ideia que era meio que uma história relacionada ao Essa luz tão brilhante. Eu já tinha lido pouca coisa sobre ele, gostei até, mas não tinha me interessado tanto. Agora que sei dessa "continuação", fiquei super interessada! Que bom que vc esclareceu isso!
    Bjos
    LÇucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bom?
    Sabe o que essa premissa me lembrou? Cúmplices de um resgate, a versão mexicana com a Belinda! rs Na novela tinham irmãos que estavam na mesma situação das meninas rs Enfim! Fiquei bem curiosa para conferir essa escrita leve, fluida e que tem essa abordagem tão legal sobre amizade. Já quero saber como tudo termina, então, sugestão mais que anotada!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Olá ♥
    É um livro que enche meus olhos só de ler a sinopse já tem muito tempo. A história por mais que tenha um ar Juvenil, trata de um assunto até um pouco delicado para a idade sugerida. Quero muito fazer a leitura desse livro para vê como as personagens se sairão com isso de ter que esconder que os pais estão ausentes. Adorei sua resenha e não vejo a hora de fazer a leitura ♥

    ResponderExcluir
  16. Amei a resenha, esse é o tipo de livro que gosto, tema mais juvenil mas uma licao de vida por traz. E não sabia que tinha continuacao, para mim era livro unico, bom saber dai nao fico perdida

    ResponderExcluir

Olá!
Obrigada pela visita ao blog.
Tento sempre responder aos comentários aqui no blog e, se deixar o seu blog, retribuir as visitas o máximo possível.
Beijos