Estava pensando em alguma matéria que falasse sobre a questão da leitura e como ela me beneficia em todos os momentos da vida. E então eu me peguei pensando em como muitas vezes eu comento para diversas pessoas que sou uma pessoa que leio uma quantidade enorme me livros e o quanto aprendo com isso e quando você imagina que vai ouvir algo de bom, na verdade a reação de algumas pessoas é totalmente o contrário: elas acham que eu estou perdendo o meu tempo.

Para muitas pessoas, ou melhor, a maioria delas, a noção correta de uma pessoa normal é estar inteirada na sociedade desde que esteja sempre em festas, rodeada de amigos, sempre fora de casa e fazendo outras coisas. Bem, talvez no passado eu também pensasse que fazer este tipo de coisa fosse agradável e eu realmente ia para algumas festas e tudo o mais.

Sempre fui de ler muito desde a infância e nunca larguei o hábito. Sempre tive amigas e fiz e faço coisas com elas. Mas depois de uma idade e de outros acontecimentos, eu percebi que não sou uma pessoa que gosta de estar em festas e de estar o tempo todo fora de casa. Sou uma pessoa mais reclusa e isto não significa que eu seja tímida nem nada, só gosto de estar comigo mesma e aproveitando meus momentos.

“Não sei para quer ler tantos livros se isto não vai te levar a nada. É melhor sair para viver!”

Esta frase acima é uma das muitos que eu ouço. Como estou sempre com um livro debaixo do braço, na bolsa ou em qualquer lugar as pessoas imaginam que somente o que eu faço é aquilo ali e que não tenha mais nenhum tipo de vida social. Já ouvi coisas que são absurdas como que além de eu não aprender nada eu só ficava entrando em mundos tristes e desoladores que me deixavam cada vez mais tristes e por isto eu nunca seria feliz.


Outra coisa absurda é ter ouvido que ler livros sobre assassinatos ou sobre coisas religiosas iam me fazer ir para o inferno ou eu poderia me transformar em uma pessoa ruim. E assim fui sempre deixando estas coisas entrarem e saírem pelos meus ouvidos.

Hoje, meu português é maravilhoso, tenho uma escrita ótima, apesar de não ser perfeita, mas conheço milhares de palavras diversas que muitas outras não conhecem. Conheço fatos históricos e detalhes psicológicos que os livros me trouxeram e que ninguém ousa cogitar além de muitas amizades feitas através do mundo literário.

E o ser humano que critica e não sabe o que falar mediante alguém que prefere estar no mundo dos livros e dos seriados e filmes, perde também a razão ao não saber respeitar a opção do próximo.
A leitura engrandece, faz conhecer mundos diversos, muita história e muitos dramas que nos influenciam em decisões na vida.

Se alguém um dia lhe criticar por você preferir a leitura a festas, sorria e pense que quem ganha é você.


21 Comentários

  1. Oi, Greice. Meu problema é que ninguém entende porque gasto tanto dinheiro com livros, toda vez que chega um pacote lá em casa, escuto o pessoal enchendo o saco, falando que gasto dinheiro a toa, que não tem espaço. Eles não entendem que eu simplesmente AMO ler, já faz parte de mim, o que é uma pena já que a gente sempre acha que a família vai nos apoiar.
    Beijos
    https://suddenlythings.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, comigo é a mesma coisa. Isso que nem compro tantos livros, eu tenho mais é trocas, mas é o mesmo conceito.

      Excluir
  2. Olá!!

    Palmas para esse post maravilhoso. O ser Humano julga aquilo que não conhece ou não lhe interessa.

    Eu aprendi na vida da maneira dificil que ser eu e fazer o que eu gosto basta e mais importante eu posso gostar de ir a festas (uma vez ao ano) e gostar de ler, uma coisa não anula a outra, sou muito mais feliz hoje lendo e sendo quem sou do que quando vivia rodeada de pessoas que não me acrescentaram em nada. Eu sou a favor do "cada um no seu quadrado", não crítico a vida de ninguém e não aceito que critiquem a minha, simples assim.

    No mais, vamos ler e agregar conhecimento, viver uma aventura, conhecer lugares e mundos sem precisar sair da cama.

    Beijos e Sucesso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As pessoas se acostumaram a julgar que a pessoa boa é aquela que sempre está em festas e entre pessoas e aquela que fica lendo tem problemas o que não tem nada a ver. Muito pelo contrário. Cada um escolhe aquilo me mais faz bem.

      Excluir
  3. Olá Greice, tudo bem?

    Também passo por essa situação, mas como essas pessoas nunca leram não dou ouvidos, elas realmente não sabem o que é bom e como podemos crescer e aprender com a leitura...ótimo post....bjs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, tem gente que pode gastar com coisas que agregam menos, pelo menos isso gera conhecimento.

      Excluir
  4. Já ouvi bastante coisas sobre meu habito de leitor e confesso que nenhuma dessas frases veio de gente com um intelecto um centímetro maior que o meu, não estou dizendo que eu sou fodona, ou que você seja porque lemos, mas tenho pra mim que pessoas que
    falam estas coisas são no minimo ignorantes. Tenho parente que é pedagogo e que se orgulha de nunca ter lido um livro na vida, me pergunto como pode?!
    Gostei bastante de sua postagem e realmente quem ganha somos nós.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Adorei seu post. Na verdade esse tipo de crítica é tão comum para nós que somos amantes da leitura.
    Hoje em dia não ligo, mas antes ficava chateada pelo fato de diminuírem só porque amo a leitura. Infelizmente entre os amigos consigo indicar para poucos meus gostos literários, na família mais ou menos, o que é uma pena, mas sinceramente acho que quem tá perdendo são eles.
    Nosso vício é bom demais!
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um dia eu até me estressava, hoje eu leio à vontade mesmo.

      Excluir
  6. Oi Graice tudo bem?
    Suas palavras são um estímulo para mim, adoro ler é um vício e afirmo a todos! Como bem você falou pessoas ficam me criticando a respeito disso, e sabe que eu falo? Que não vou na casa de ninguém fazer fofoca da vida alheia, que o tempo que leio me amadurece, denegrir os outros é como se olhar no espelho!
    Sim sou um pouco dura quando mexe comigo kkkkkk. Mas apesar disso eu amo ler e resenhar sobre o mesmo.
    Sai de uma depressão por causa da leitura e isso não tem como descrever, você sintonizar com um livro não tem o que pague a experiência é única. Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi.

    Sei bem o que você quer dizer. Eu vivo lendo, seja livro físico ou no celular. E com isso, as pessoas pensam que eu nao faço mais nada da minha vida. Sou igual a você, não gosto de sair muito e nem ficar em festas. Prefiro ficar em casa, deitada na companhia de um bom livro. As pessoas não entendem que os livros podem trazer algo de bom na vida da pessoa. Pode melhorar a vida e pode transformar também.

    ResponderExcluir
  8. É uma inversão de valores assombrosa. Mal sabem eles que a gente que lê vive muito mais histórias, aventuras, viagens e romances do que eles jamais viverão aqui, no mundo real! ♥

    ResponderExcluir
  9. Ai que post maravilhoso. Você traduziu em palavras o que eu sinto e penso. Também acredito muito que meu bom português e minha boa escrita se deva à leitura e quero continuar aprendendo cada vez mais.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Eu acredito muito em tudo o que você escreveu: pessoas que leem muito, escrevem e falam melhor e talvez essa seja uma grande vantagem da leitura, mas a delicia de viver outra vida e ir para outro universo também é insubstituível.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi.
    Realmente ja ouvi coisas do tipo. Mas sempre entrou por um ouvido e saiu pelo outro. Acho que o fato de as pessoas mais próximas a mim também gostarem se ler e incentivaram esse meu hábito de leitura desde pequena fez com que eu não ligasse muito para comentários negativos.
    Já refleti algumas vezes sobre ler experiências em vez de vivencia-las, mas creio que uma coisa não impede a outra. Gostar de ler não me impede de ir a festas. E preferir focar em casa não faz da minha vida mais triste ou chata que a de outras pessoas. É uma questão de gosto pessoal e de escolha.
    Adorei o texto.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, uma coisa não impede a outra, é só uma necessidade diferente que temos.

      Excluir
  12. Olá ♥
    Infelizmente muitas pessoas não entendem esse nosso prazer em ler. Eu já escutei, nossa você so fica nesse quarto lendo e esta levando sua filha para o mesmo caminho, se acharam que me ofenderam so me deram mais orgulho ainda. Eu amo ler, amo embarcar em histórias, amo conhecer a cultura que cada livro nos trás. E não vai ser uma pessoa que vai tirar isso de mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O orgulho que eu tenho em ficar no quarto lendo é muito maior do que ficar em bares bebendo.

      Excluir
  13. É horrível ser julgada por ler, aqui minha mãe vive mandando eu tacar jogo nesses livros porque é acumulo de papel atoa, ou vive falando pra ler algo importante como a bíblia e jornal hahaha
    É triste, mas a gente segue lendo porque só quem le sabe a maravilha que é viajar nessas páginas

    ResponderExcluir

Olá!
Obrigada pela visita ao blog.
Tento sempre responder aos comentários aqui no blog e, se deixar o seu blog, retribuir as visitas o máximo possível.
Beijos