21 novembro 2017

14

Skoob Plus: Minha experiência! Vale a pena?


Para quem não sabe eu sou uma louca do Skoob, que gosta de colocar todas as leituras por lá, selecionar os livros que quero ler, os livros que já li, os que tenho na estante e tudo o que mais o site permitir.

Até então, para trocas eu sempre optei selecionar a questão de livro X livro, já que eu achava mais fácil trocar um livro que eu tinha por outro livro que alguém também desejava e assim tinha mais confiança na questão da troca ou então era algo mais justo ao meu ver, já que tinha interesse no livro. Porém há alguns dias eu acabei mudando de opinião e foquei no Skoob Plus.

Para quem ainda não conhece, o Skoob Plus é uma vantagem do site em que o participante quando tem créditos pode escolher um livro desejado, selecionar ele e assim, quem recebeu a seleção pode aceitar ou não. Caso tenha aceitado tem um prazo para o envio do livro. Assim que o livro é recebido, se faz uma avaliação e a pessoa recebe o crédito.

Após algumas tentativas achei o sistema interessante e igualmente eficaz e vou mostrar aqui algumas situações as quais me deparei.


Estes acima são os livros que eu solicitei e que estou aguardando no momento que as pessoas me enviem. Ontem, (20/11), fiz duas solicitações que já foram aceitas e que estou aguardando que as pessoas coloquem o código de rastreio dos Correios para que eu possa verificar como está o andamento.

Podem ver que há um doa dia 13/11 em que a pessoa aceitou a minha solicitação mas ainda não fez o envio. Apesar de eu estar aguardando bastante tempo, tenho conversado com ela por mensagens e ficado a par da situação. Toda vez que eu solicito um livro, o Skoob já resgata imediatamente os meus créditos, porém depois de 5 dias, se o livro foi aceito mas não foi enviado, eu posso cancelar a solicitação que os créditos voltam para a minha conta. Vou aguardar mais uns dias pela terceira solicitação e caso não tenha o registro do envio vou ter que cancelar a solicitação.


Aqui são os livros que as pessoas me solicitaram. Os dois últimos já foram entregues como aparece em status: troca concluída. Os outros três estão a caminho dos destinatários e possuem o código de rastreio que eu cadastro e assim que chega para as pessoas eu fico sabendo e já entro em contato. Assim ele confirmam e eu recebo meus créditos com uma avaliação de quem recebeu o livro, dizendo como foi a experiência para validar a minha postura: se o livro chegou direito, se foio que eu falei que era, se está em bom estado e tudo o mais. Isto é impostante pois vale como uma medida para outras pessoas fazerem as próximas solicitações.

A primeira foi uma que recém recebi a solicitação e aceitei e está aguardando eu cadastrar o código dos Correios. Assim sendo, eu ainda tenho 7 créditos para receber, sendo que cada pessoa pode optar por oferecer um livro por 1 ou 2 créditos.


Eu já fiz trocas de livros X livros com pessoas confiáveis. O ruim é que você só pode trocar com pessoas que tenham algum livro que você deseja e que ela deseje e assim tem que ficar procurado mais.

A questão de ser Plus no Skoob quando se é amarelo algumas pessoas acham ruim porque é necessário que primeiro você mande um livro para depois começar a ganhar créditos. 

A minha avaliação é que é muito melhor a utilização do Plus, que depois que você se torna azul, você tem milhares de opções de livros, pode colocar seus desejados e só clicar em um botão para ver se eles estão disponíveis, ver a reputação de quem está oferecendo e ainda ter a vantagem da proteção do Skoob que te dá dias para a pessoa responder ou você tem seus créditos de volta, o que não acontece caso você troque livro X livro. 

Já tive um caso em que solicitei um livro, a pessoa aceitou e sumiu do mapa. Caso eu tivesse mandado um livro para ela, certamente ficaria a ver navios e com o Plus eu simplesmente fui lá, cancelei a solicitação e obtive meu crédito de volta.

Claro que tem livros que as pessoas cobram 2 créditos, principalmente quando é lançamento, mas se você buscar bastante vai achar ótimas oportunidades e o envio é barato se feito por registro módico até 500 gramas ou então por impresso nacional se passar disto.

Então é isto. Aconselho muito mais as trocas pelo Plus do que livro X livro, mas cada um sabe como é melhor para adquirir livros novos.

Caso alguém tenha interesse em conhecer meu perfil e ver as trocas que eu faço, pode clicar aqui.




14 comentários:

  1. Adorei! Sempre quis saber como funcionava (e se funcionava!) a troca Plus do Skoob. Obrigado por tirar algumas dúvidas e dividir sua opinião.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagina, quando precisa de algo é só me perguntar!

      Excluir
  2. Eu também adoro o Skoob, sou Plus já faz um tempão mas também faço trocas livro x livro e nunca levei um calote. Estou sempre colocando novos livros para troca e toda vez que tenho um crédito fico ansiosa por encontrar um livro interessante para solicitar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fala, adoro ficar olhando as opções o tempo todo.

      Excluir
  3. Gostei muito deste post esclarecedor, confesso que tenho um certo apego pelos meus livros e até os que eu não curto muito ficaria receosa em trocar, mas o Plus parece mais seguro. Indo lá visitar seu perfil.

    Beijos
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu também uso o Skoob pra troca de livros e amoooo!! Ate hoje deu tudo certo, ainda bem!
    Adorei seu post, acho que muita gente quer usar o site, mas tem dúvidas e acaba não dr arriscando.
    Otimos livros q você pediu hahaha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oiee Greice ^^
    Nossa, lembro quando eu e minha irmã ficávamos trocando livros no skoob...haha' primeira fazíamos no chat mesmo, conversando com a outra pessoa e confiando que iriam enviar o livro, mas depois de um tempo eu migrei pro Skoob Plus e fiz algumas trocas por lá. Gostei da experiência, mas aí acabei cansando de trocar...haha'
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Sempre quis usar essa ferramente mas nunca o fiz de fato, eu não sou muito organizada e sempre deixo minhas leituras de lado, então meu Skoob tá sempre desatualizado ): Conheço alguns grupos de Facebook de troca e compra de livros e prefiro fazer por lá, me parece mais fácil, no entanto, o Skoob disponibilizar essa opção só atrai mais leitores!

    ResponderExcluir
  7. Vem me abraçar porque sou uma viciada no Skoob também. Já fiz amizades ótimas por lá, trocas que valeram super a pena e sempre estou atualizando minhas leituras nele. Sempre indico!!!
    Amei o post.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi,
    Eu nunca troquei livros pelo skoob, porque tenho muito medo e sou sempre um pé atrás com as pessoas, então acabo trocando pelo sebo mesmo. Mas adorei poder ver sua experiência, porque da pra ver que é confiável sim. :D Traga mais posts assim, são bem instrutivos.

    beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi Greice,
    eu nunca fiz nenhuma troca no skoob, na verdade não tenho acessa do a plataforma com o mesmo afinco de antes, tenho até preguiça de cadastrar os novos livros por lá. Geralmente participo dos sorteio mas em quase cinco anos nunca ganhei nada, será que ser plus azul ou amarelo interfere nesse quesito também? Já estou quase parando com os sorteios também e acho até que não demora muito para que eu abandone a plataforma de vez;

    Abraços!
    Nosso Mundo Literário

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Eu adorava trocar livros pelo skoob também, realmente é uma maneira muito boa e segura de trocar, fora que você consegue vários livros por um preço justo.
    Eu parei só porque o frete não anda compensando, e os livros que eu queria ninguém quer trocar hahaha.

    ResponderExcluir
  11. Olá,

    Quando quero trocar livros eu vou no sebo, não é tão vantajoso, porém é melhor do que ficar com uma pilha de livros que não irei ler. Eu sou Plus no skoob, mas nunca fiz trocas por lá por conta dos correios, não é tão barato assim na minha cidade. Enfim, achei muito legal você compartilhar sua experiência, além de ser uma ajuda para quem não sabe como funciona.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá Greice,
    Eu uso o skoob e já fiz várias trocas pelo plus. Eu nunca consegui trocar livro por livro, pois nunca coincidiu. Acho, apenas, que as pessoas precisam se atentar mais para os pontos solicitados. Tem livros que não valem 2 pontos.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir

Olá!
Obrigada pela visita ao blog.
Tento sempre responder aos comentários aqui no blog e, se deixar o seu blog, retribuir as visitas o máximo possível.
Beijos