09 outubro 2017

3

Discussão: Não leio o livro e resenho!



Estive conversando com algumas amigas que também são apaixonadas por livros e também tem blogs literários e acabou que entramos em um assunto que tem rondado alguns grupos sobre o assunto que tanto amamos compartilhar: livros, logicamente.

O que mais me espantou nesta questão é que apesar de sempre ver que há coisas positivas e opiniões legais como dicas de livros que eu não pensaria em ler e que depois de alguém falar sobre eu acabo desejando a leitura, surgiu um assunto que considero absolutamente inaceitável ao meu ponto de vista: ler somente o início e o final do livro para depois fazer uma resenha.

Sim, é isto mesmo o que você leu. Acontece que alguns blogueiros querem ter diversas parcerias ao mesmo tempo e é lógico que nem sempre conseguimos ler tudo em prazo hábil, principalmente quando esta não é a atividade única de nossa vida. Quando a pessoa também estuda e/ou trabalha a leitura tende a diminuir com o tempo, porém isto não significa que a condição tenha que ser prejudicada.

Quando iniciamos uma parceria, o objetivo é não somente de divulgar a obra, mas também de entrarmos no mundo da narrativa do livro e imergir com toda a história, personagens e afins, já que é um prazer imenso conhecer mundos novos. Mas a partir do momento em que a pessoa acredita que ler somente o início e o final do livro e depois repassar a sua impressão para que outros leitores acreditem que aquele livro realmente tem aquelas impressões é um ato de falta de respeito.

Se a pessoa não quer realmente ler a obra completa e assim ficar para si, é uma coisa. Mas no momento em que parte para uma publicação em algum blog e não comenta que não leu a obra toda e assim a indica comentando bem ou mal é uma ação de má fé, pois não pode ter uma opinião louvável sobre isto além de estar queimando também a imagem de muitos que fazem um trabalho correto.

Tem diversas pessoas que leem vários livros por mês porque conseguem; outros que leem poucos e tem a mesma qualidade e é assim que gera posts de qualidade na blogosfera, mas não ler e mesmo assim dizer que o fez só vai tirar a credibilidade e acredito que pessoas assim não devem possuir algum tipo de mérito ou até mesmo de ganhar parcerias, tirando a oportunidade de pessoas que buscam isto mostrando um trabalho digno de merecimento.



Então, caso você seja uma destas pessoas, por favor, analise as suas atitudes e pense se realmente o correto a se fazer. Ter milhares de livros e mostrar isto aos outros sem sequer tê-los lido e dizer o contrário não vai fazer de você uma pessoa melhor, pelo contrário, está fazendo com que você torne-se uma pessoa que não merece ser um exemplo.

E não falo de uma página ou duas. Falo de várias páginas, hein! Porque eu muitas vezes canso de cenas repetidas como em romances eróticos e até pulo uns parágrafos quando sei que vai ser a mesma coisa, mas pular páginas e mais páginas, por favor!

Precisava desabafar com esta questão pois a cada diz vemos coisas absurdas e quando parece que estamos chegando a algo cada vez maior, principalmente no âmbito literário, descobrimos que até nisso há pessoas que querem usufruir em cima de outras.


Que a literatura sirva de exemplo. Sempre.



3 comentários:

  1. Olá Greice, tudo bem?

    Essa é nova para mim, ler só o início e o fim e ir fazer uma resenha é ridículo, as vezes falo para a minha esposa, como tem gente que lê tanto livro assim, será que sou devagar demais....kkkk...mas parece que não....belo post....bjs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Greice!
    Eu fiquei tão decepcionada com uma pessoa que conheci no skoob que lia uma infinidade de livros e eu não sabia como... fui perguntar a ela o que ela fazia pra ler tanto e fazer tantas resenhas, pasme, ela respondeu, na maior cara de pau que só lia os resumos e fazia uma resenha "meia-boca"... Fiquei tão chateada com aquilo, porque eu acho que isso é desonestidade.
    Muito bom seu post para discutir sobre isso. Ética é uma coisa séria e que é importante em todas as áreas.
    Grande abraço,
    Drica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente a isso que me refiro. Lê um monte de coisa? Nem sempre. Mas mesmo assim acha que pode enganar as pessoas.

      Excluir

Olá!
Obrigada pela visita ao blog.
Tento sempre responder aos comentários aqui no blog e, se deixar o seu blog, retribuir as visitas o máximo possível.
Beijos