18 setembro 2017

6

Como conseguir livros de graça?


Aposto que este título da matéria de alguma forma te chamou atenção. Talvez seja pela curiosidade de saber como é que se consegue a façanha de coisas grátis na internet ou de saber que não é tão simples assim e quer saber como é que se faz.

Eu sempre assisto a um vídeo aqui ou ali no Youtube, na verdade estou ficando um pouco mais viciada do que o normal tendo em vista que não assistia muita coisa, a não ser sempre direto no computador, mas gosto de me atualizar. E tenho visto muitos vídeos falando sobre como conseguir coisas grátis na internet, especificamente livros. Então vamos lá.

Se você acha que dá para ganhar livros gratuitamente sem fazer nada pode deixar de ler esta matéria. Isso não existe. Se você acha que é só criar um blog e não fazer nada nele e você ganhará livros de graça pode deixar isso de lado, pois não vai acontecer, ou melhor, pode até ser que você consiga uma ou outra parceria com autores nacionais que precisam sempre de divulgação e que vão te enviar livro ou e-book, mas fora isto o que você precisa é realmente de foco.

Nada, absolutamente nada sai de graça! O resto é tudo uma ilusão mesmo.

O blog aqui está de pé desde 2010, passou por adaptações ao longo dos anos e mudou de assuntos ao passar deste tempo também. Em primeiro lugar é necessário ter em mente que o que você faz com as editoras é dito como nome de parceria, ou seja, você recebe livros para ler e resenhar com sua opinião e divulgar os livros que são lançados e não é uma obrigação da mesma dar livros quaisquer para quem deseja completar coleções antigas e não quer investir nisto.

Um dos motivos para se ter um blog, principalmente, é gostar de falar sobre o assunto. Eu amo compartilhar a opinião sobre certa leitura, um filme ou um seriado, ou ainda dispor pensamentos sobre certo assunto para ver qual a opinião das outras pessoas.

Em um tempo passado consegui ganhar muita coisa na Internet sim, participando de promoções, sites e jogos, mas isto também exigia um tempo enorme e posso dizer que também era bastante cansativo. Mas caso você realmente queira investir em um blog literário é preciso perceber algumas coisas.

Não é porque você tem um blog que qualquer editora vai aceitar o seu trabalho. Também é necessário saber que muitas não querem a opinião verdadeira e sim que você fale bem do livro e do autor e jamais comente erros como a gramática ou a diagramação do livro e se a história for ruim então, nem ouse comentar. Evito este tipo de parceria, pois acredito que quanto mais sincera eu for com os leitores, melhor.

As parcerias abrem todos os anos e tem algumas que me inscrevo sempre e sempre levo um não. Isto não significa que sou ruim. Ou até pode ser que sou considerada ruim. Mas saiba que em algumas editoras há blogueiros já com aquela indicação certa, ou que tem amigos, ou também que tem um ótimo trabalho na divulgação ou no gênero de interesse da editora. Logicamente há a parte boa e ruim neste mundo de parcerias.



Jamais copie material de outra pessoa. Você entra para um mercado negro em pouco tempo. Não parece, mas os blogueiros são unidos, menos do que deveriam. Mas a notícia se espalha e se você quer fazer um bom trabalho crie seu próprio conteúdo, faça boas fotos ou sempre peça permissão para divulgar fotos de outras pessoas. Lembre-se de que o conteúdo do seu blog é sempre analisado.

Não caia em falsas armadilhas que algumas editoras fazem para conseguir divulgação gratuita do tipo: “quem mais postar fotos e divulgar nossos livros será nosso parceiro”. Não se venda tão facilmente. Isto gera uma divulgação facilitada para as editoras que na verdade vão fechar parceria com umas quatro ou cinco pessoas, e claro que você pode estar entre elas, mas o bom trabalho mesmo é o diário e não se deixar levar por editoras que preferem não valorizar os blogueiros. Acredite, há editoras assim.

Também há editoras super corretas que sempre enviam os livros, comunicados, lançamentos. Mas cobram o trabalho em dia. Com estes você sempre poderá contar. E é com estas que sempre conto e me dedico ao máximo.

Então lembre-se: como ganhar livros gratuitos na internet não existe. Claro, você pode participar de sorteios e se jogar na sorte. Mas o resto é tudo muito voltado para a ilusão e criar um blog para se iludir vai ser perda de tempo para você.

Em um país onde a corrupção impera, o mais correto é você criar algo coerente com o que deseja e ir atrás do que importa e depois colher os frutos do seu trabalho. Lembrando que até agora ficar rico mesmo, só alguns youtubers. Blogueiro rico é outra história, ok? 

Mas jamais desista.



6 comentários:

  1. Oi, Greice. Gostei muito dos tópicos que você trouxe no post. O que eu vejo muito é que alguns blogs famosos acham que só porque tem muitos seguidores no instagram são bons demais, e não visitam ou comentam no blog de ninguém, o que eu acho muito triste.
    Enfim, voltando ao assunto: eu acho maravilhoso esse projeto das parcerias com as editoras. Infelizmente tentei várias mas o blog não foi selecionado, e isso me desanimou um pouquinho. Mas tento sempre que abre algumas oportunidades.
    Beijos
    http://www.leitoraencantada.com/

    ResponderExcluir
  2. belo texto Greice, muito bem escrito!
    nada vem de graça, esforço e dedicação sempre!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oiee Greice ^^
    Não sabia sobre o que você falaria neste post, mas fiquei intrigada com o título. Não sei se chamaria ter uma parceria com uma editora ou autor de uma maneira de ganhar livros, pelo menos não é assim que eu vejo. Mas confesso que, um tempo após ter criado meu blog, eu tinha essa mentalidade. Estava passando por um momento chato da minha vida e estava cansada do blog, mas ainda queria os livros. Fazer o quê, né? haha Hoje, mais do que nunca, estou feliz por ser parceira de todos os autores e editoras que tenho, e também por ter conhecido tanta gente bacana online <3
    MilkMilks

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem?
    Gostei bastante do post. As pessoas andam muito om essa ilusão de ganhar coisas, a não ser que seja sorteio nada é de graça, ainda mais quando é parceria né? Ninguém vê o tempo que a gente passa pensando em conteúdo para manter o blog, fora os custos, e nem sempre lemos tudo o que queremos por causa das parcerias. Espero que um dia as pessoas entendam.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Muito bom Greice, essa histórias de livros de graça, só se ganhar de presente, as pessoas tem o ledo engano de que ser blogueiro é ter livros de graça, mas tem todo um trabalho e dedicação que poucos fazem. Adorei o post. Bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Eu adorei a sua postagem! Já cansei de ver histórias de plágio nesse meio, e nesse quesito somos realmente muito unidos. O Blog é todo um trabalho, precisamos dar muita atenção, mas no final vale muito a pena.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Olá!
Obrigada pela visita ao blog.
Tento sempre responder aos comentários aqui no blog e, se deixar o seu blog, retribuir as visitas o máximo possível.
Beijos