14 maio 2017

7

Tem Carruagem de Época no Brasil, sim!

Como sou uma leitura muito viciada em romances de época e amo o estilo dos séculos passados, aprecio demais o estilo quando as autoras deste gênero conseguem mostrar através das palavras as características de vestuário, de cenário e de como eles se locomoviam.

E lógico que fico pensando como seria viver naquela época, mesmo que algumas coisas fossem muito estranhas, e as mulheres tinham que se manter fazendo coisas tão bobas e não pudessem estudar ou fazer o que bem queriam como hoje, mas o amor pelos trajes, festas e as casas é maior.

Inclusive a questão de como eram as carruagens. Ontem me peguei parada ouvindo o som de cavalos na rua e ao invés de pensar em qualquer outra coisa, fechei os olhos e fiquei imaginando como seria naquela época onde tudo o que se ouvia era realmente o passo dos cavalos quando as carruagens estavam para lá e para cá e este som hoje é quase inóspito na cidade. Foi maravilhoso.

Pensando nisso, esta semana descobri uma empresa que fabrica carruagens de época, porque é um cliente da empresa onde trabalho. Imagina a fascinação que tive ao saber disto. E não podia deixar de mostrar aqui para vocês que coisa linda que é ver cada uma delas, e também mostrar trechos de livro sobre elas.

CARRUAGEM LANDAU

"Depois dos primeiros dias de conversas incessantes sobre Piers, Linnet baniu o duque de sua carruagem, com a desculpa de que sua condição, combinada ao sacolejo da carruagem, a deixavam nauseada.
Então, ela descobriu que ficar deitada sobre as almofadas ducais era imensamente confortável. E, como tinha um estômago de ferro, passou todo o trajeto bem contente, lendo, deitada e comendo maçãs."

Quando a Bela Domou a Fera - Eloisa James


CARRUAGEM MY LORD


"O cabriolé parou. Não era um dos modelos compactos do Sr. David Davies, mas um veículo desajeitado que evidentemente pertencera a algum cavalheiro um século antes. O cocheiro ficava sentado na frente, e não atrás, como nos transportes modernos de aluguel. Na plataforma estreita traseira, teriam ficado de pé dois lacaios - sem dúvida mortos e enterrados havia muito tempo."

O Últimos dos Canalhas - Loretta Chase


CARRUAGEM COUPÊ

Eu fico imensamente impressionada por saber que ainda são fabricadas este tipo de carruagens e lógico que fico satisfeita também por saber que podemos encontrar elas em algum lugar turístico, já que logicamente não tem como andar com uma na cidade (ainda!).

Existem milhares de modelos e tipos de carruagens, mas para quem pensa que era fácil andar em uma pode pensar melhor. Dias e dias para chegar em um lugar distante, tudo balançando e nada muito confortável já que as ruas não eram de grande qualidade. Além de que as luxuosas eram para os ricos, senão tinham o modelo de carruagem de diligência, em que iam várias pessoas em uma só.

Mas de qualquer forma, o importante é apreciar tudo com os olhos como se vivesse em uma época assim.

Quem quiser conferir mais carruagens da Carretas Russo pode ir até o site clicando aqui.






7 comentários:

  1. Olá! Que postagem interessante! Eu não sabia que carruagens ainda eram fabricadas assim, achei que só existissem as antigas em museus e algumas mais simples usadas como turismo em poucas cidades. Mas essas são lindas e luxuosas. Realmente dá para imaginar uma viagem em uma dessas nos séculos passados. Mesmo que a gente saiba que a maioria das coisas não funcionava como num romance, é legal imaginar. rs
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu pensei a mesma coisa! Ficava pensando que nunca ia ver algo assim e me deparei com isto. Totalmente luxuoso!

      Excluir
  2. Oi greice, que delícia, adorei estas fotos, e ainda mais combinada com alguns trechos de livro. Vira e mexe depois de uma leitura, ou se algo específico tenha acontecido em uma parte da leitura envolvendo estas carruagens, eu corro até a internet procurando por fotos que ajudem a ver o item abordado. A última vez que procurei por algo do tipo foi em relação ao cabriolé, então imagine como fiquei feliz diante desta sua postagem.
    Parabéns, muito boa, pelo menos para mim.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rose, sou assim também, Fico super curiosa para saber como são as coisas!

      Excluir
  3. Olá,
    Simplesmente amei a postagem nos mostrando algumas curiosidades sobre as carruagens. Sempre que leio algum romance de época, fico imaginando o quão majestoso é algum lorde nos segurar pela mão e nos auxiliar a descer de uma carruagem para um grande baile de máscaras, mas voltando à realidade com certeza não é nada tão glamouroso assim e devia ser um saco enfrentar dias e mais dias de viagens sacolejando em uma dessas hein (risos).

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  4. Greice menina que interessante a postagem. Não sabia que ainda fabricavam carruagens. Com certeza deve ser emocionante se hospedar em um hotel que possua alguma para fazer um passeio. Enfim para quem é fã dos romances de época como eu não têm como medir tão oportunidade.
    Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  5. Olá...que interessante essas carruagens, kkkk

    Não se costuma ver isso sempre.

    Abraços

    ResponderExcluir

Olá!
Obrigada pela visita ao blog.
Tento sempre responder aos comentários aqui no blog e, se deixar o seu blog, retribuir as visitas o máximo possível.
Beijos