29 novembro 2016

21

Nada é por Acaso - Karla Rigoni Pagotto! [Resenha #329]



Isabella e Kristine são amigas há muito tempo. Amigas e jogadoras de basquete, um esporte que ambas adoram e se dedicam na pequena cidade de Petrópolis. Isabella cursa Medicina e Kristine se decidiu pela carreira de Direito. Apesar de a amizade ser de tempo, em um pequeno imprevisto causado pelo namorado da Kristine, elas acabam brigando, sendo que Kris não acredita na fidelidade da amiga e assim o que antes era uma grande amizade se torna algo bem ácido.

Por algum tipo de ironia ou o desejo de vingança, Isa certo dia é sequestrada na saída de um treino, porém por estar no mesmo lugar e na mesma hora Kris acaba testemunhando o fato e não deixando a ex-amiga sozinha na situação e quando percebe o que está acontecendo corre atrás para tentar salvá-la e acaba sendo sequestrada junto.

A verdade é que Ruivo, o sequestrador tem um plano maligno para Isa por algo que ela cometeu no passado, mesmo que ela não tenha sequer nenhum indício do que possa ter sido. Ruivo é um homem mau, cruel e que não pensa duas vezes ao maltratar ou torturar. O que ele também não imaginava era que com Isa também teria outra garota, que poderia arruinar seus planos.

No meio da mata, em um barraco sujo e abandonado, as duas garotas vão precisar unir forças para sobreviver ao cárcere e á tortura imposta por alguém sedento de vingança. Mas Isa ainda guarda raiva de tudo o que Kris fez e os sentimentos se tornam confusos.

A verdade é que um ano depois de toda a tragédia e os lados que cada uma seguiu, Isa tem a vida totalmente destruída e Kris sente que de alguma forma é preciso resgatá-la para que não perca para sempre aquela pessoa que um dia foi sua melhor amiga.


Autora: Karla Rigoni Pagotto
Título Original: Nada é por Acaso
ISBN: 9789895163472
Páginas: 400
Ano: 2016
Gênero:  Ficção / Drama
Editora: Chiado








Quando você já lê o título do livro vai ficar pensando algo em questão de destino ou uma questão de livro religioso ou espírita, certo? É mais ou menos com uma pitada de uma crença espírita que a autora Karla Rigoni teve a intenção de escrever esta história, porém você não vai se deparar com um conflito de interesses religiosos caso tenha alguma outra crença ou outras verdades nais quais acredita.

Nesta história há toda a construção de uma trama de ações e reações causadas aos longo de vários meses. Na verdade se você for parar para pensar vai achar que o que acontece para as amigas é o que elas mereciam mas na verdade o que cada um pensa ou decide fazer nada mais é do que a reflexão interna ou o que cada um se ressente internamente.

Kris e Isa tem características bem diferentes. Isabella é mais arisca e como o livro mostra a história com o depois de todo o acontecido e com a narração do antes também, dá para perceber bastante o quanto tudo o que aconteceu afetou e como cada uma lidou de uma diferente forma. Isso também demonstra bastante as questões emocionais e como se não tratamos elas a mente pode tomar conta de tudo e destruir o corpo aos poucos. Já Kris é uma pessoa um pouco mais forte e sabe que mesmo que tenha passado pelo desafio do sequestro, ente a necessidade de salvar a amiga mesmo após o passar do tempo.

É um livro sobre as lições do que encaramos e o que não podemos desistir, mesmo em meio a grandes desafios. É sobre amizade, amor, encontros e sobre culpa, perdão e decisões importantes. nem sempre temos culpa das atitudes de outras pessoas e mesmo assim muitas vezes é o que acabamos fazendo. 

No fim o leitor acaba percebendo que mesmo acreditando no que for, nada realmente acontece por acaso, tudo é parte de uma lição que nos fortalece.



21 comentários:

  1. Olá
    Eu não conhecia o título, mas adorei poder conferir suas impressões a respeito. Fiquei bem curiosa sobre o que levou as meninas a se afastarem, sobre as ações dos passados, e pelo que levou Ruivo a realizar o sequestro. Imagino mesmo que há lições a serem tiradas nesse contexto, e realmente espero poder fazer essa leitura também. Dica anotada!
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, um livro que fala sobre amor, amizade, sobre não assumir culpas que não são suas dentre outras coisas já me chamou atenção, embora a princípio não tenha me chamado. A sua resenha foi a responsável por isso. Amei a dica e já anotei aqui. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, espero que quando lê-lo sinta as mesmas emoções.

      Excluir
  3. Olá, Greice. Não conhecia esse livro, mas seu título carrega uma verdade, pois na vida nada é por acaso (pelo menos para mim). É muito legal quando os livros nos colocam para pensar sobre coisas da vida, nossas atitudes, mágoas, amizades... Apesar de essa obra não ter despertado tanto meu interesse, achei seus comentários bem positivos e muito interessante esse tema abordado. Beijos.

    thehouseofstorie.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Greice, tudo bem?
    Esse me parece ser um livro pesado, já que duas amigas são sequestradas e sofrem um trauma por conta disso. Imagino como as personagens irão reagir após esse evento horrível, se o sequestrador será descoberto e se os motivos dele eram ao menos um pouco válidos. Me parece uma leitura intrigante!

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    Não conhecia o livro e nem a autora, é a primeira vez que estou lendo algo sobre, e mesmo sua resenha sendo muito boa e ter destacado os assuntos que mais chamariam a atenção dos leitores, não me senti atraída pela história, achei a premissa bem bacana, mas não rolou para mim, pelo menos por agora.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Eu não conhecia o livro e fiquei bem intrigada com a história, por toda a situação da briga entre as amigas e logo em seguida o sequestro. Eu acredito que nada acontece por acaso, mas não sou uma pessoa religiosa, tenho minhas próprias crenças. Acredito que irei gostar desse livro, parece interessante, uma história para refletir, adoro isso!
    Beijos,
    Nay
    Traveling Between Pages

    ResponderExcluir
  7. Olá Greice,
    Quando vi esse título pensei que era uma história completamente diferente da que encontrei ao ler sua resenha. Na realidade, agora, não sei mais te dizer o que pensei de verdade.
    Achei a sua resenha incrível e o livro parece tratar muito bem essa questão de amor, amizade e persistência e gosto de obras assim. Sempre pensei que um atitude nos leva a outra e, por consequência, nada é por acaso, e fiquei com a impressão que esse livro vai retratar isso.
    Vou anotar a dica, com certeza.
    beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  8. Oi Greice, tudo bem?
    Eu acho muito legal livros que nos trazem reflexões sobre a vida e nos trazem aprendizado sobre as experiências que vivemos que sempre acabam nos amadurecendo de guma forma e acho que isso livro fala claramente sobre isso onde essas duas amigas passam por muitas coisas não é mesmo?
    Dica super anotada.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem? Não conhecia o livro, a premissa não me fez suspirar, mas gostei muito de saber que há alguns ensinamentos e envolve muitos temas na história, como amizades, culpa e afins. Afinal, tudo isso faz parte da nossa vida e acho que esse livro poderia trazer uma reflexão legal, apesar de não ser uma leitura para agora. Boa dica, beijos.

    ResponderExcluir
  10. Oi, flor.
    Gostei do enredo, pois a autora parece ter conseguido abordar os diferentes modos de reagir a uma mesma situação traumática. Confesso que isso me interessou muito, pois sou psicóloga e me encanta perceber como as pessoas podem superar de modo diferente um mesmo obstáculo. Só por isso, vou anotar sua dica.

    Beijos!
    www.myqueenside.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    Eu nunca tinha visto esse livro por aí e confesso que apesar de não ler livros com pitadas espíritas, eu acho bacana e fiquei curiosa com esse livro em questão. Achei a premissa bem interessante e fiquei aqui curiosa para saber se as amigas conseguem fugir do Ruivo, além disso também fiquei curiosa para saber qual o motivo do leitor pensar que as meninas mereceram isso. Enfim, parece ser uma boa leitura mesmo, vou marcar a dica.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    O que mais me chamou a atenção nesse livro foi o título, bem forte e que demonstra bem todos os acontecimentos de nossa vida. Gosto muito de livros com essa pegada espírita, ainda mais quando não são extremamente religiosos. Fiquei muito curiosa sobre essa obra e gostei de poder conferir a sua opinião.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Olá Greice,
    Gostei bastante da proposta do livro, ainda não conhecia a obra. Fiquei curiosa para saber como as garotas encararam o trauma, além de querer saber o motivo da amizade delas terem terminado.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Eu fiquei intrigada de como foi esse sequestro e porque? Mas fico com medo de que a história tem alguma mensagem espírita e isso eu não gosto. Sua resenha mostrou os pontos fortes do livro e como elas vão superar essa briga que houve.
    Sua resenha está ótima.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te garanto que não tem. Rsrs acho que você vai se surprender com o final da história.

      Excluir
    2. Trata-se somente de um ponto de vista de uma das personagens. Garanto que o final vai te surpreender.rsrs boa leitura

      Excluir
  15. Olá Greice, tudo bem?. Fiquei surpresa em encontrar uma resenha sobre meu livro aqui no blog. Fico feliz por ter gostado e agradecida. Apesar de ler que muitos acham se tratar de um livro espírita, ao meu ver usei mais uma visão psicológica e uma das personagens usa sua força espiritual para superar o trauma. Mesmo assim é legal ver a opinião das pessoas. Espero que seja uma leitura prazerosa e agrade a todos que pretendem ler. O final geralmente surpreende.
    Uma grande Abraço e obrigada pelo carinho.
    Karla Rigoni Pagotto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por isso que eu até comentei que tem bem pouca visão assim porque alguns colocam tudo o que acreditam na história e como é uma psicóloga que lida coma história fica bem mais fácil. Que bom que gostou!

      Excluir
  16. Olá pessoal! É muito legal ver os comentários sobre o livro. A autora já visitou este blog, sei disso por que sou cunhado dela. Este livro foi feito com muito carinho, me lembro bem de ajudar na escolha da capa e de participar do processo de lançamento.
    A Karla é muito guerreiar assim como sua irmã (minha esposa) e rema contra a maré neste Brasil de pouca cultura e interesse por literatura. Entretanto, pessoas como vocês trazem aquele ânimo de volta.
    Espero que vcs comprem o livro que não é caro e que aproveitem bastante a leitura! Obrigado por existirem afinal, nada é por acaso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nisto você tem razão, mas o importante são pessoas acreditando nas histórias e vendo que tudo é possível.

      Excluir

Olá!
Obrigada pela visita ao blog.
Tento sempre responder aos comentários aqui no blog e, se deixar o seu blog, retribuir as visitas o máximo possível.
Beijos