15 julho 2016

14

Três Coisas Sobre Você - Julie Buxbaum! [Resenha #307] *Romance*


Jessie Holmes tem dezesseis anos e conta os dias desde a perda de sua mãe para o câncer. Morava em Chicago e tem Scarlett como sua melhor amiga. Estudava em um colégio em que não era nem uma nerd e nem uma pessoa super popular, mas nem por isto significava que passava por alguma vergonha ou sofria algum tipo de bullying. Isto até seu pai conhecer uma nova mulher e decidir casar-se com ela sem consultar a sua filha e de repente toda sua vida ficaria para trás e iria para a Califórnia.

Agora tudo parecia enorme demais. Rachel, a nova mulher de seu pai, era rica. Rica mesmo, com uma mansão gigante, um filho que não parecia muito querido e agradável, já que também tinha perdido seu pai e diversos empregados que cuidavam de todo aquele lugar. Mesmo assim Jessie não via mais seu pai e nem sequer se sentia em casa, já que seu quarto era um lugar estranho até para ela. E o pior de tudo era a nova escola.

A Wood Valley  é um colégio de gente rica. Meninas lindas e magras, garotos sarados que malham. Na verdade este é o teor da Califórnia. Já era um absurdo Jessie ter que aceitar que Rachel pagasse seu novo colégio e agora enfrentar o ensino médio em um lugar em que não se conhece ninguém, é o pior pesadelo. O primeiro dia foi um mar de piadas e Jessie imaginou que nem conseguiria sobreviver naquele tipo de matadouro. 

Quando estava em casa, do nada, recebeu um e-mail de uma pessoa denominada Alguém Ninguém. Jessie considerou ser algum tipo de piada para iniciantes, mas esta pessoa começou a dar dicas de como ela poderia viver melhor e explicar como eram as regras naquele colégio tão estranho. E assim, aos poucos, a conversa virou diária e uma amizade surgiu, mesmo ela nunca sabendo quem era a pessoa com quem estava conversando.

Aos poucos Jessie vai se adaptando e conhecendo pessoas. Mesmo que sua vida não seja o que ela deseja e que sua dor pela perda de sua mãe a falta que a ausência de seu pai seja enorme, ela consegue encontrar um trabalho na livraria Atenção, Lombadas! e enfrentar um dia após o outro até perceber que este Alguém Ninguém é a pessoa que ela mais deseja encontrar.


Autora: Julie Buxbaum
Título Original: Tell me three things
ISBN: 9788580415483
Páginas: 288
Ano: 2016
Gênero:  Ficção / Romance
Editora: Arqueiro






 


Sempre que me encanto por uma capa preciso falar sobre ela pois é como se faltasse um pedaço de uma parte crítica se eu não a citasse. Quando você lê a obra por completo consegue entender que a capa que a Arqueiro selecionou foi muito perfeita já que na obra a personagem sempre cita com o Alguém Ninguém três coisas sobre ela e vice-versa e então a capa nacional consegue mostrar todas as faces de Jessie e do personagem com quem ela troca estas mensagens. Além de ter um tom de rosa forte que chama a atenção e ser em um estilo parece que emborrachado.

A personagem de Jessie é uma adolescente de dezesseis anos e quando muitas leitoras focam nisso já começam a pensar que pode ser um fator negativo, sendo que eu mesma muitas vezes já pensei assim, pois dependendo de como a personagem é inserida na história, fica parecendo uma garotinha mimada e chata. Mas Jessie, não. Não conhecia a escrita de Julie Buxbaum e a surpresa já vem logo nos primeiros capítulos.

Li muitos livros em que as pessoas tem problemas em iniciar o ensino médio. Ok, eu concordo. Parece muito com uma selva e neste não foi diferente, mas a verdade é que a autora transforma Jessie em uma personagem mais substancial, mais sentimental que passa pela perda de sua mãe e depois se vê obrigada a deixar para trás todas as suas lembranças de onde sempre morou para um local totalmente novo. E mesmo assim ela não se torna uma garota mimada e amarga e sim cheia de reflexões e tentando compreender o que acontece à sua volta.

Jessie é aquele tipo de menina que você vai querer fazer amizade. E também vai desejar fazer amizade com alguns personagens secundários que vão aparecer na obra. Não dá para enganar e dizer que não vai ter aqueles tipos que são típicos de livros assim: patricinhas, garotos bonitinhos que todos amam, muita moda e por aí vai. Claro que vai ter isto tudo, mas o referencial aqui é mais o amor envolvido em todas as ações do que a futilidade da riqueza para alguns.

A autora soube abordar de forma até engraçada algumas dúvidas existenciais dos adolescentes. Conforme foi passando cada capítulo eu ia me apegando àquele cenário todo e pensando o quanto a Jessie amadurecia e o quanto ela precisava de apoio ao mesmo tempo. É como você ler um diário e ver que também existem pessoas que estão ali para ajudar.

Tem momentos de descrição e narrativa, tem momentos em que as páginas são de troca de mensagens entre Jessie e o amigo secreto ou entre sua amiga Scarlett. É um livro muito amorzinho que vai fazer você se apaixonar.  Se alguém encontrar a Jessi por aí, favor dizer que eu adoraria ser amiga dela!







14 comentários:

  1. Olá Greice,
    Esse é mais um dos livros que está na minha lista de não chamou a atenção. Claro que isso se intensificou pelo fato de ter visto uma resenha onde a pessoa disse que talvez a leitura tivesse funcionado melhor se ela fosse mais nova.
    Que bom vim ler a sua perspectiva e perceber que talvez eu possa vir a ler ele. O que mais me desperta a curiosidade a cerca dele é esse Alguém Ninguém e saber se ele é revelado.
    Acho que esse livro é um daqueles para quando queremos ler algo mais leve, mas mesmo assim ainda receber importantes mensagem com a leitura.

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá Greice!
    Adoro quando as capas tem a ver com a trama! <3 Não conhecia bem o livro e a capa me remetia a algo que não sei explicar, mas não um livro assim. Gostei de saber que é um livro com dilemas adolescentes, mas ao mesmo tempo é mais que isso. E que obviamente a protagonista não é aquela adolescente chata, que reclama de tudo o tempo inteiro, mas sim das coisas impostas pra ela que em qualquer idade é um tanto quanto complicado. Apesar de ter personagens clichês, as patricinhas e o mauricinhos, mas eu até gosto... sem isso ficaria sem muita graça. rs E já quero conhecer a protagonista, pra ver se quero ser amiga dela também :P
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Pude ver pela sua resenha que esse livro é bem adolescente, o que eu achei legal porque eu estou com ele aqui e quero alguma coisa mais leve para ler. Gostei da protagonista, acho que essa mudança radical na sua vida será muito interessante de acompanhar.
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá Greice,
    Adorei conhecer sua opinião sobre esse livro. Acho muito legal lermos opiniões diferentes quando ainda não lemos um livro. Uma das coisas que me agradam é que você quis fazer amizade com a protagonista, adoro sentir essa sensação.
    Outro ponto que me agradou é você ter dito que ler o livro foi como ler um diário com uma ajuda.
    Dica anotada.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  5. Oi Greice,
    A capa desse livro está realmente chamativa, me apaixonei por ela desde o anuncio do lançamento, fiquei bem satisfeita em saber que condiz com o teor do livro. Outro ponto que contou a favor foi o fato de você destacar a personalidade da protagonista, ela ser diferente do habitual para a faixa etária, ser uma personagem mais consistente e assim não ser simplesmente mais um livro sobre o ensino médio. Enfim, dica super anotada espero conferir em breve.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oie, greice, adorei que você tirou meu maior problema com esse livro, o fato de a adolescente ter dezesseis anos. Sim eu sempre penso "lá vem livro adolescente com mimimi de novo", mas adorei saber que a jessie tem substância e é uma menina que reflete bastante, e adorei mais ainda saber que os personagens secundários são cativantes. Espero poder ler esse livro em breve.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Greice, tudo bem?

    Gosto de ler livros assim, essa é a primeira resenha que leio desse livro e não sabia o que esperar dele, achei interessante e também gostei da capa.....bjs.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi, desde o lançamento dessa obra eu fiquei cheia de vontade de conhecer e ontem acabei não resistindo e comprando o livro. Gostei muito de saber mais sobre a história, da mudança que a protagonista passa por causa do novo casamento de seu pai e mentiria se dissesse que não estou curiosa para saber quem envia os e-mails; Espero que isso seja revelado, obrigada por me deixar mais ansiosa para ler com os detalhes que revelou, acredito que irei gostar bastante!
    Um beijo
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  9. Oiee ^^
    Acho que esta é a segunda resenha que eu leio deste livro, e a segunda positiva também. Só vi algumas ressalvas em relação ao final, que pareceu decepcionar uma blogueira que eu "conheço", mas, tirando isso, ela também gostou do livro e achou os personagens apaixonantes. Acho que vale a pena arriscar, né? hehe'
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  10. Hey!
    Eu já nem sei quantas resenhas já li desse livro nos últimos dias e a cada resenha que vejo, eu fico ainda mais me roendo para lê-lo. As críticas sempre são muito boas, sempre dizem que é um livro sensível e que traz reflexão. Dá para perceber que a Jessie tem bastante problemas e que ela tem que passar por tudo isso para ir amadurecendo durante o livro, exatamente como acontece na vida real. Você é a segunda pessoa que fala que ela seria uma ótima amiga, e céus, eu preciso confirmar isso logo! Estou quase vendendo um órgão pra comprar esse livro haha
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oie!
    Bem, a primeira vista, esse livro me deixou com um certo pé atrás, devido ao fato de retratar algo mais adolescente, no entanto, sua resenha acabaram com todos os meus "achismos". Adorei saber que a personagem tem bastante conteúdo. Fiquei super curiosa para desvendar a história, e espero ter a oportunidade de lê-la em breve.

    Beijos,
    Dai | Blog Virando a Página

    ResponderExcluir
  12. Olá!!!
    Estou louca pra ler esse livro desde que foi lançado,fiquei bem curiosa com relação a estória e como vai ser a nova vida da Jessie e um novo lugar com novas pessoas e numa nova escola e como irá se desenrolar a amizade com seu "meio irmão.
    Livrinho incluido na minha lista espero poder lê-lo até o final do ano.

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2016/07/resenha-seducao-da-seda-loretta-chase.html#comment-form

    ResponderExcluir
  13. Oi Greice, tudo bem?
    Já ouvi falar muitas maravilhas sobre esse livro, e sabe que desde então já tinha me deixado muito curiosa. Fiquei mais ainda com a sua resenha, quero conhecer esses personagens e ver se o livro é muito amor mesmo, mas tenho certeza que sim. Meus parabéns pela resenha!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  14. Oi, Greice!
    Vi alguns comentários sobre esse livro, mas ele não despertou meu interesse. A premissa não se encaixa no meu estilo de leituras, mesmo assim adorei ler sua opinião! :)

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir

Olá!
Obrigada pela visita ao blog.
Tento sempre responder aos comentários aqui no blog e, se deixar o seu blog, retribuir as visitas o máximo possível.
Beijos