18 maio 2016

25

O Quarto Dia - Sarah Lotz! [Resenha #298]


O Belo Sonhador é um cruzeiro onde diversas pessoas de diversos países estão para comemorar a entrada de um novo ano. A empresa que é dona do navio é a Foveros, muito conhecida por seus cruzeiros que sempre dão problemas, ou que tem um imenso número de reclamações. Mas até então é uma viagem curta e as pessoas estão aproveitando ao máximo.

Celine Del Ray é uma das atrações principais do cruzeiro. Ela é uma médium famosa no mundo todo por conseguir conectar-se com o mundo dos espíritos e trazer mensagens do outro lado para as pessoas que desejam algo de seus entes queridos já falecidos. A verdade é que agora Celine contava com a assistente Maddie, que sabia como conseguir informações privilegiadas dos chamados Amigos de Celine, para depois ela poder usar em seus shows e fazer acreditar que realmente era uma médium de verdade. Não passava de falcatrua. Ainda mais depois da Quinta-Feira Negra, onde disse que uma das crianças que havia sobrevivido na queda dos aviões estava viva, caíra em descrédito pelo mundo todo.

Althea é a camareira do setor dos clientes do navio e precisa muito do emprego já que seu marido não trabalha e ainda precisa sustentar seus irmãos. Ficar aguentando alguns desaforos naquele cruzeiro é algo que a irrita mas sabe que se não ficar ali será mandada embora de volta para sua terra, o que só vai piorar a situação.

Jesse é o novo médico contratado para cuidar de quem precisar. Na verdade ele teria que ter um acompanhante, mas como a Foveros não se preocupa muito com a saúde de ninguém e como o trajeto deveria durar somente sete dias, nada sairia do normal. Ele precisava estar longe de todo mundo e agora se sentia perseguido por um erro em um diagnóstico. Sorte de ter sido aceito por ali.

Quando Gary decidiu investir em mais uma de suas vítimas em um cruzeiro, sabia que tinha que tomar todo o cuidado possível. Era somente mais uma noite e colocar um calmante na bebida dela tinha sido o mais fácil. Mas não imaginava que ela não iria aguentar.

E do nada, no meio do oceano, em uma noite quente o navio resolve parar. Ninguém sabe exatamente o que aconteceu. Lógico que logo haverá alguém para resolver o problema. Mas os dias começam a passar, as pessoas começam a enxergar coisas, fantasmas dizem alguns. O caos agora está instalado e tudo está fora: sem rádio, sem internet, sem ajuda.

O que realmente aconteceu com o Belo Sonhador, parado no meio do nada? 




Autora: Sarah Lotz
Título Original: Day Four
ISBN: 9788580415384
Páginas: 352
Ano: 2016
Gênero:  Ficção / Suspense / Terror
Editora: Arqueiro






 

Como começar a falar sobre mais um livro desta autora que sabe escrever muito bem uma história de terror? Estou pensando em uma forma de passar a você que lê esta resenha a mesma sensação que tenho sobre O Quarto Dia e logicamente senti em Os Três.

Se você vai se questionar se existe a necessidade de ler Os Três antes de ler O Quarto Dia, digo que não é necessário, uma vez que mesmo que haja algumas pequenas citações neste livro sobre pequenas coisas que houve no Os Três, não é nada que vá entregar ou dar algum spoiler. É um ou outro fato muito singelo que talvez para algum leitor de Os três vá fazer alguma diferença no encaixe de alguma dúvida mas que para mim não adiantou. 

O meu pensamento da obra era sobre um cruzeiro que ia se perder no mar e que alguma coisa assobrada ia acontecer e todo mundo morria e ponto final. Assisti ao filme denominado O Navio Fantasma e imaginei que seria o mesmo estilo. Festa, massacre e fim. Pode começar a rir se você está imaginando a mesma coisa porque a autora Sarah Lotz tem muito mais potencial do que isto.

Primeiro ela vai entregando as características de cada personagem que ela deseja apresentar como principal na história. É um conjunto de personagens que não tem um envolvimento no todo, mas que no contexto vai fazer a diferença. São pessoas totalmente diferentes e que guardam segredos ou desejos secretos. 

Até um pedaço da história eu fiquei pensando porque estava tudo tão normal, a vida no navio se mostrava tão normal, os acontecimentos mesmo que em alguns momentos um pouco estranhos não se submetiam ao lado macabro da autora escrever. Até que tudo foi mudando. Há capítulos de descrevem os três primeiros dias e depois os dias seguintes. E é a partir do quarto dia que tudo começa a mudar.

O sobrenatural invade tudo. De início há toda a questão real de como um navio está à deriva, de como as pessoas acreditam na médium que na verdade é mentirosa, o lado bruto das pessoas, o vírus alimentar que se espalha entre alguns clientes, mas depois o sombrio começa a tomar conta através de capítulos imersos em personagens que lutam contra o cansaço e contra o tempo e mais ainda contra a própria mente.

Mas o melhor e tenho certeza que é o medo de alguns que leram Os três tem, é o final. Genialidade pura. Fiquei imaginando que seria uma besteira qualquer e isso na metade do livro. Mais uma vez duvidei da autora. Ela mostrou uma reviravolta alucinógena que te faz imaginar você no lugar e qual seria a sua reação. 

Um total pavor. E ainda por cima coloca mais surpresa ainda quando ri do leitor por ele achar que ela terminaria sem deixar a intenção para mais um livro aterrorizante. Não, pode esperar que vem mais. E já digo de antemão. Espere e é melhor que comece a rever suas atitudes desde já. Antes mesmo de pensar em viajar para qualquer lugar!





25 comentários:

  1. Acredita que nunca li nenhum livro de terro? Separei A estrada da noite pra ler este ano, mas até agora o tempo vem sumindo das minhas mãos.


    Quando o livro Os três foi lançado, achei a capa tão, mas tão linda, que fiquei louca pra ler. (sim, eu às vezes leio só pela capa, confesso kk)

    Adorei a resenha!

    Colecionadores de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu te entendo, também faço estas coisas de capa! hahahaha

      Excluir
  2. Lendo esse post reparei que NUNCA li um livro assim de terror :O Acho que vou guardar essa dica, parece ser aqueles livros instigantes!

    Beijos.
    www.natashapaiva.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Greice, tudo bem? Eu estou morrendo de vontade de conferir esse enredo, especialmente por já conhecer o estilo de narrativa da autora. Ah, e eu fiquei mais encantada por essa capa, sem contar que esse gênero literário é um dos meus favoritos do momento. Estou me programando para lê-lo no próximo mês.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  4. Oi Graice, eu não gosto desse gênero mas essa série me deixa completamente louca para ler, esse livro para ser um dos melhores. Estou com muita vontade de ler mas quero ler os anteriores primeiro. Gostei muito da sua resenha, você me fez conhecer um pouco mais do livro e foi bom saber a sua opinião sobre a obra.

    ResponderExcluir
  5. Não curto muito livros de terror, mas me interessei por este e que bom que você deixou claro que não e necessário ler o livro anterior, porque estou fugindo de serie. Mega curiosa com o final que você definiu como genialidade pura.
    Espero poder ler em breve
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oie!
    Eu preciso ler esse livro, a cada resenha que leio fico ainda mais curiosa para conferir essa história. Eu já li Os Três e gostei da narrativa da autora, e pelo que pude notar, preciso ler esse. Mas acho que vou ler o anterior, mesmo que não precise. Assim eu me recordo da história.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Já li resenhas sobre esse livro mas não sei se eu encaro essa leitura.
    Gostei de ter visto sua opinião sobre o livro, mas acho que não me convenceu ainda.
    Não sou muito fã dos gêneros ligados a terror e acho que isso não vai mudar. Mas obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  8. Li muitas resenhas negativas, tô adorando ler algumas positivas, pra variar <3
    Esse é um dos lançamentos desse mês que fiquei com mais vontade de ler, e pelo que você disse, tenho que conferir mesmo essa genialidade.
    Nossa, será que terei receio de viajar depois de ler? Espero que não, haha.
    Ótima resenha!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  9. Uau! Você fez uma ótima resenha, deu para sentir a tensão do livro. Mas acredita que eu não tenho coragem de ler nenhum livro de terror? Não que eu acredite nessas coisas, mas sou muito impressionada e aquele clima de terror de que algo vai acontecer a qualquer momento acaba com meus nervos kkkk. Obrigada pela dica.

    umavidaliterária

    ResponderExcluir
  10. Oii, tudo bem?
    Eu adorei a sua resenha! Acabei de ver uma resenha desse livro, e ela foi positiva como a sua. Eu confesso que morro de medo de livros de terror, mas a premissa desse está tão tentadora, que vou tentar me arriscar rsrs, só espero não me arrepender ou perde algumas noites de sono.

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Eu achei a premissa desse livro bem interessante, queria ter solicitado, mas não li O TrÊs. Adoro livros de terror com o sobrenatural e pelos elogios a genialidade da autora, minhas expectativas estão altas. Adorei a resenha, vou mais animada ler! :)

    beijo!

    ResponderExcluir
  12. Já li resenhas sobre esse livro, estou cada vez mais curiosa, embora não faça muito meu gênero a estoria e intrigante o bastante para me chamar a atenção para ler ele, sua resenha me deixou mais intrigada para descobrir os segredos do por que todos sumiram... obrigado pela dica literária...
    Beijocas...
    http://westfalllivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oieee! Já tava mega curiosa para ler esse livro, mas fiquei muito mais depois de ler a sua resenha! Me conhecendo, eu acho que iria querer ler Os três antes de ler esse, mesmo vc dizendo que não são leituras dependentes. Esse tipo de história faz MUITO meu estilo de leitura. Posso estar enganada, mas no decorrer da resenha acabei associando a história aquele filme "Navio fantasma". Será? Com certeza vou conferir! Bjossss

    http://porredelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Dificilmente eu leria esse livro, pois não gosto de livros de terror e talz, me da medo sabe,ai acabo nao aproveitando a leitura tanto quanto gostaria. Mesmo você definindo o livro tão bem, eu prefiro nao coloca-lo na minha lista.

    ResponderExcluir
  15. Oi, eu li esse livro e te entendo, ele é um suspense muito bom. Quando li esse livro, pensei que seria um livro de terror leve, mas acabou me surpreendendo. Você arrasou na resenha, falou nos acontecimentos importantes e sobre a personalidade dos personagens.

    Beijoss, Alice
    www.blogmixbooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Greice
    Adorei conhecer suas impressões sinceras sobre esse livro, pois li Os Três e fiquei indignada com aquele final. Sinceramente não esperava nada parecido com aquilo.
    Confesso que estou com medinho de ler esse e acabar me decepcionando também.
    Mas sua resenha esclareceu muita coisa.
    Adorei a resenha.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  17. Oi, flor.

    Confesso que fiquei super curiosa pra saber o que acontece na trama, visto que parece ter muuuuito suspense, mas daí saber que o livro é de terror já fiquei com medo e não quero mais ler kkkk Eu sei, sou muuuuito medrosa e esses livros não são pra mim. Tenho certeza que os amantes do gênero irão amar a leitura. Fico feliz que vc tenha gostado e que a autora tenha superado suas expectativas.

    Beijos,
    www.anebee.com.br

    ResponderExcluir
  18. Estou bem curiosa com os livros dessa autora, principalmente esse livro que me faz lembrar de Fringe, o que desanima é se tratar do gênero terror que não me dá leituras positivas, mas nunca diga nunca é fuja de médiuns né? Pelo resumo da história tem muita subtrama legal!

    Blog dei um jeito

    ResponderExcluir
  19. Oi Greice, tudo bem contigo ???
    Desde que eu descobri que O Quarto Dia havia sido lançado, eu estou me enchendo de vontade de adquirir um exemplar para chamar de meu !!!
    Tive a oportunidade de conhecer Os Três no ano passado, e apesar de ter gostado de vários aspectos da história e da forma como a autora pretendeu trazer sua trama, confesso que esperava muito mais, e também achei que a fórmula utilizada pela autora tirou um pouco do terror da história ...
    Mesmo assim terminei o livro com uma vontade enorme de conhecer um pouco mais da escrita da autora, até porque o final dela fez todo o livro valer a pena !!!
    Fiquei muito curiosa com a história de O Quarto Dia, e sua resenha me deixou super animada. Mal posso esperar para descobrir o que me aguarda nas páginas desse livro !!! *-*

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir
  20. É a segunda resenha que eu leio essa semana, e cada vez mais tenho certeza que devia ter solicitado essa obra... :(
    É que não curti muito a anterior da autora, então fiquei com o pé atrás, mas gostei bem mais dessa premissa. E eu gosto da forma de narrar da autora.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  21. Oie! Tenho muita curiosidade em conhecer a escrita da Sarah e há muito tempo tenho Os Três na minha lista de desejados. Toda essa ansiedade fez com que eu corresse para ler tudo acerca de O Quarto Dia. No entanto, esse não me surpreendeu tanto quanto o primeiro a ponto de eu querer ler. Achei interessante a mulher que, na verdade, era uma mentirosa e todo esse negócio de vírus no navio, porém li os primeiros capítulos disponibilizados pela editora e acabei perdendo qualquer entusiasmo que pudesse ter. Se fosse só por isso, talvez eu desse uma chance futuramente, mas li outras duas resenhas, se não me engano, que diziam que o início foi meio corrido e as páginas seguintes consequentemente se tornaram mais cansativas. Claro que essa não é a opinião de todos, mas eu vou precisar pensar muito antes de me aventurar nessa obra. De qualquer forma, adorei a resenha e a indicação e fico feliz em saber que realizar a leitura foi uma experiência sensacional para você. :3

    Beijos,
    Fernanda Goulart.

    ResponderExcluir
  22. Oi Greice, sabe que eu fiquei louca por esse livro desde o lançamento? pena que não consegui ler ele ainda. Mas fico super feliz em ver que você gostou da obra e que recomenda, eu já estou no começo da fila para ler pois adoro um bom terror, e nesse livro vejo que não irei me decepcionar!

    Beijos

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/05/resenha-branca-de-neve-os-contos.html

    ResponderExcluir
  23. Oiee ^^
    Esse livro está me perseguindo *-* Tenho curiosidade de conhecer a escrita da autora, mas não a partir de "O quarto dia" *-* Acho que "Os três" combina mais comigo...hehe' mesmo eu não sendo bem fã de terror, suspense e coisas do tipo. Eu também não sou muito de ler histórias sobrenaturais, mas saber que o final foi genial me deixou curiosa aqui..haha' maldade *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Que postagem liiiinda ♥ COmpleta, nossa.... ♥♥

    Gostei mais da nossa capa mesmo, sabe...
    Então, eu não me interessei por esse livro porque soube que a leitura é surpreendente e arrebatadora, mas, só até uma parte, depois ela da uma parade. E eu não consigo lidar ocm isso. Então eu passo. Mas, certamente voltarei ao seu blog pra conferir outras postagens .

    Bjs

    ResponderExcluir

Olá!
Obrigada pela visita ao blog.
Tento sempre responder aos comentários aqui no blog e, se deixar o seu blog, retribuir as visitas o máximo possível.
Beijos