03 maio 2016

21

Na Telinha: Dicas de filmes sobre guerra!

Em meio a um turbilhão diário de lançamentos de filmes de todos os gêneros, sempre tem algum que se destaca mais em certos períodos para mim. Teve épocas em que a única coisa que gostava de assistir era filme de terror e agora eu basicamente sei de tudo o que acontece neste tipo de filme de tanto que vi. Faz muito tempo que não vejo um assim e já mudei para ação e cheguei nos de guerra, já que também é um gênero literário que gosto bastante.

Assim vou tentar aqui destacar alguns filmes que me emocionaram e que também me chocaram tanto pelo lado fictício quanto pelo baseado em histórias reais e recomendo para quem gosta:


A LISTA DE SCHINDLER

A Lista de Schindler é um filme belíssimo filmado em 1993 por Steve Spilberg. É todo em preto e branco e conta a história do alemão Oskar Schindler que era muito rico e aumentou a sua fortuna consideravelmente em meio a segunda guerra mundial. 

Com a busca implacável pelos judeus e a chacina nos campos de concentração, aos poucos Oskar foi criando indústrias que ajudavam a manter o exército alemão e nelas os judeus trabalhavam, fazendo assim com que mais de mil judeus escapassem da morte. 

Mas o amor de Oskar pelas pessoas não era a questão do trabalho e sim a ajuda dele por pessoas que nem sequer conseguiam trabalhar, idoso, crianças e pessoas amputadas. 


Durante todo o período da guerra Oskar se mantém amigo dos nazistas para que as pessoas em seu comando possam ter esperança de vida e até mesmo as que ele não consegue salvar ele traça planos de amenizar o sofrimento delas. 

Ao final do filme aparecem os sobreviventes fazendo uma homenagem a esta pessoa que tanto fez por eles. O filme é bastante chocante mediante a crueldade e a falta de total sentimento de soldados em meio a uma guerra de ódio.



SNIPER AMERICANO

Este foi um filme que criei uma expectativa gigantesca em volta dele, já que era momento de Oscar em 2015 e ele estava concorrendo. Imaginava algo em meio a guerra do Iraque, mas o que o filme mostra é absurdamente brilhante para o espectador. O filme conta a história da vida real de Chris Kyle, baseado no livro escrito pelo próprio, já que Chris foi um dos maiores atiradores de elite americano.

O enredo se baseia na vida antes dele ir para o Iraque, mostrando a vida normal dele, o casamento, os filhos e o tempo que passa no Iraque, as várias vezes que vai e volta, já que passou alguns anos indo e voltando da guerra e o quanto isto o afeta já que o que vê por lá não é nada agradável. 

Como atirador ele precisa ficar horas em uma posição desconfortável para cobrir operações de busca por pessoas perigosas e para quem não sabe, no Iraque todas as pessoas servem de alvo para matar soldados que lá vão para tentar selar a paz. É desta forma que Chris mais sofre, até mesmo quando precisa executar crianças e mulheres que servem como alvo-bomba.


O filme mostra também o lado da síndrome pós traumática da guerra de diversos soldados e o tratamento que é oferecido para os mesmos. Mas o mais impactante é tudo o que ocorre no final, já que fui pega de surpresa pois não sabia nada sobre a vida dele. O final bastante chocante nos faz refletir o quanto realmente uma guerra mexe com a mente do ser humano e o quanto quem vai realmente volta de verdade.



BEASTS OF NO NATION

Não poderia deixar esta opção de fora. Mais uma vez um destaque para um filme que foi comentado em premiações de 2015 e para o ator Idris Elba. Criação original feita pela Netflix, este filme faz uma recriação do que o mundo faz há séculos com os negros da África, roubam sua terra, roubam seus tesouros e querem sempre mais.

Beasts of no Nation mostra um garoto da África do Sul em uma vila pacífica onde assiste a mesma ser atacada por guerrilheiros dentro de uma guerra civil no país e toda a sua família acaba morrendo injustamente. Desta forma após conseguir fugir para a selva e nunca ter pego em armas, ele é encontrado por uma gangue de guerrilheiros que o adota e ensina a usar armas, matar, estuprar, torturar e tudo o que ele precisa para sobreviver e lutar contra o governo do país.


Aí aparece a transformação da inocência de uma forma altamente violenta. Não há escrúpulos ou regras em um jogo de vida ou morte. Não espaço para perdão ou para medo, dor ou pena. A realidade estampada para o espectador é a de que os muitos países em guerra civil no mundo hoje são um retrato social bastante comum quando o povo não se satisfaz mais com ordens ou a fome começa a imperar e falar mais alto. O único problema é que sempre vai haver quem manda e quem consente e sempre vai haver inocentes que aceitem matar por uma ideologia sem fim.



Estes são os três filmes sobre guerra que indico no momento. 

Não há somente filmes sobre a segunda guerra mundial como também a do Iraque e uma guerra civil e isso nos faz perceber que a guerra é algo que sempre vai estar viva em todos os povos e em todos os dias, já que o ser humano acredita que o mais fácil é matar uns aos outros em busca de territórios ou para conquistar o poder.

Se você já viu algum deles deixe a sua opinião sobre o que achou ou indique algum que ache legal e eu coloco na próxima matéria sobre filmes de guerra!





21 comentários:

  1. Olá Greice eu gosto muito de assistir filmes com esse tema, os dois filmes realmente são emocionante, do Netflix ainda não tive a oportunidade de ver, mas anotei para pesquisar depois! Bjkas

    ResponderExcluir
  2. Oi Greice, se tem uma coisa que eu não gosto é assistir filmes de guerra. Sério, não consigo gostar mesmo, apesar de já ter visto alguns. Eu sempre acabo dormindo no meio do caminho e não entendendo nada. Ah, mas desses da sua lista eu já assisti Sniper Americano, pelo menos uma parte, porque eu dormi também kkk
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  3. Greice, eu gosto muito desse tema. Em filmes eu não consigo gostar tanto quanto em livros mas ainda assim eu assisto alguns que me chamem atenção. Nos livros eu leio os que são baseados em fatos reais pois sempre trazem coisas novas e os que são ficção também me agradam muito. Já em filmes, só os baseados em fatos reais que costumam me agradar. São raros os filmes de guerra que sejam somente ficção que eu goste. Não conhecia nenhum desses 3 mas fiquei bem curiosa para assisti-los e pelos seus comentário eu percebo que provavelmente eu gostaria muito dos 3. Fiquei interessada e até anotei o nome deles para procurar depois.

    ResponderExcluir
  4. Oi Greice, desconhecia o BEASTS OF NO NATION e já quero assistir o mais rápido possível. Amo a temática de guerra em livros, mas confesso que nos filmes acabo achando tudo bem repetitivo, mas ainda assim, paro pra assistir.
    Adorei o post!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Greice, tudo bem?
    Filmes com esse tema não me agradam muito, já que a violência mostrada neles é algo que me assusta e às vezes me apavora ainda mais do que assistir filmes de terror, já que é algo geralmente inspirado na vida real. No entanto, tenho muita vontade de conhecer A Lista de Schindler, pois toda a história que envolve a Segunda Guerra Mundial me agrada bastante.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  6. Oi, Greice! Tudo bem?
    Já ouvi falarem muito sobre os dois primeiros filmes, sempre ótimos elogios. Tenho muita vontade de assistir "A Lista de Schindler", pois este período da Segunda Guerra Mundial sempre me chama a atenção. O terceiro filme eu ainda não conhecia, mas adorei a proposta e imagino que deva ser um filme bem pesado ao retratar o sofrimento do garoto tendo que se adequar às atividades do grupo de guerrilheiros. Com certeza irá para minha lista de filmes a assistir também! Beijos! ^-^

    ResponderExcluir
  7. Oiee Greice ^^
    Mesmo que sejam trágicos e tristes, eu adoro filmes com a temática da guerra, principalmente os que se passam durante a 2ª. Ok, vou ser sincera: todos os filmes de guerra que eu assisti foram sobre a 2ª.
    Já tinha lido sobre "Sniper Americano", e é um filme (e livro também) que eu tenho curiosidade de ver. Os outros eu ainda não conhecia, mas fiquei curiosa para ver "BEASTS OF NO NATION".
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geralmente os filmes melhores aparentam ser da segunda guerra pela sensibilidade que trazem e o sentimento que ficam guardados. Por isso que todo mundo gosta tanto da segunda guerra.

      Excluir
  8. Oie! Eu nunca assisti nenhum deles, mas dois eu sei que tem livros, o A lista de chindler e o Sniper, e eu tenho uma forte curiosidade por eles, principalmente pelo sniper, parece ótimo e gosto que lida cóm o pós tralma também. Obrigada pelas dicas esse é um tema muito bacana, espero ver outras dicas nos próximos posts.

    ResponderExcluir
  9. Greice lindona suas dicas foram só de filmes Top hein e bem aclamados pelo público, confesso que filmes de guerra não são meu forte, eu evito filmes com muita morte sofrimento. Quem sabe em um fds eu assista algum e saia de minha zona de conforto. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Grece, eu antigamente assistia tantos filmes de terror mas parei de assistir também. Mas por motivos diferentes dos seus. Conforme fui envelhecendo ( kk 27 aninhos) eu comecei a ter medo de assistir filme de terror sozinha acredita? E dependendo das história nem acompanhada. Acho que fiquei louca..sei já.
    Já filmes de Guerra eu não gosto. Para falar a verdade eu nunca assisti nenhum. Já li muitos livros sobre a segunda guerra mundial e vi alguns filmes de ficção como o Menino de Pijama Listrado. Mas de guerra, guerra mesmo nunca vi nenhum. Talvez eu de uma chance para um dos filmes que você postou na sua lista!
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu pensei em colocar o Menino do Pijama Listrado, mas como imaginei que muitas pessoas já tivessem lido ou assistido quis deixar um pouco de lado, porque eu também leio muitos livros de guerra.

      Excluir
  11. Oi, Greice.

    Eu não sou muito achegada com filmes com temática de guerra não, mas meu namorado vai adorar essas dicas, visto que ele ama filmes do tipo. Aliás, ele já viu Sniper Americano e gostou muito. Vou até falar com ele os outros filmes, já que eu acho que ele não viu. Fico feliz que Sniper tenha superado suas expectativas e quem saber eu não dê oportunidade para o filme?

    Beijos!
    www.anebee.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sniper Americano me marcou bastante, principalmente o final, com o que acontece.

      Excluir
  12. Oi Greice!
    Adoro filmes de guerra.
    Recentemente vi Tanque de Guerra, com Brad Pitt e adorei! Recomendo muito.
    Sniper Americano me surpreendeu bastante e esse último que está na Netflix entrou para a minha lista com certeza.
    Adorei a indicação.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  13. Olá Greice,
    Adoro tudo o que fala de Guerras, tenho um certo fascínio por esse tema.
    Por conta disso, adorei as indicações.
    Ainda não assisti nenhum dos filmes, mas já li o livro A Lista de Schindler. Foi uma leitura, no mínimo, dolorida. Imaginar aquilo me deixou chocada, assistir, então, acho que vai me destruir.
    Fiquei muito interessada em Beasts of no Nation, vou anotar esse nome, pois acho que vou gostar.
    Um filme de guerra que gosto é A Menina que roubava livros.
    Adorei o post ♥
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  14. OIiii!

    Eu não tenho muita familiaridade com esse tipo de filme, meu namorado AMA essas obras então por isso, eu leio :D
    Gostei muito da sua seleção, e eu quero assistir ao primeiro, pois já vi disponivel no netflix <3

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  15. Oi, acho legal que voce goste de filmes de guerra, mas não é um genero que me chame atenção, prefiro uma ação policial, ou uma aventura, até mesmo um infantil.
    Dos citados acima assisti apenas sniper americano, e foi só por causa do meu pai que queria assisti.
    Os outros citados realmente não me chamaram a atenção, então não pretendo assistir mas quem gosta com certeza irá aproveitar

    ResponderExcluir
  16. BEASTS OF NO NATION

    Meninaaaaa esse filme deve ser maravilhoso, só de ler já fiquei apaixonada amo o tema guerras e africa juntos kkkkkkk vou procurar assistir o problema é que não tenho netflix kkkkkkk mas vou dar um jeito...
    Os filmes que falam sobre guerras geralmente são ótimos por serem intensos pode apostar que todas as suas dicas estão super anotadas.
    bjs.
    seforasilva.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Olá Greice,
    Eu vou passar as dicas dessa vez, ando fugindo da segunda guerra mundial, guerras do Iraque e quaisquer outras guerras... Ando tão triste, com tudo o que anda acontecendo no mundo atualmente, na Siria e em tantos outros países. Não que eu queira fechar os olhos para a realidade, afinal isso não mudaria em nada o que essas pessoas estão vivendo. A questão é que quando assisto esse tipo de trama não consigo não pensar que neste exato momento tem milhares de pessoas com medo e até mesmo morrendo de verdade. Diante disso, para evitar a melancolia que essas obras me causam, vou ficar esperando até você dicas de outro gêneros.

    Abçs
    Sou bibliófila

    ResponderExcluir
  18. Oi *--*

    Pra ser bem sincera sempre passo longe desse genero viu. Não curto filmes muito violentos como esses de guerra, geralmente são bem tristes. Prefiro coisas mais leves. Desses acho que o unico que eu leria é o sniper americano e pelo ator ainda ahhahahha

    Bjos
    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá!
Obrigada pela visita ao blog.
Tento sempre responder aos comentários aqui no blog e, se deixar o seu blog, retribuir as visitas o máximo possível.
Beijos