19 abril 2016

28

Outlander - Os Tambores do Outono - Parte I - Diana Gabaldon! [Resenha #293]



SE VOCÊ NÃO LEU OS LIVROS ANTERIORES, ESTA RESENHA PODE CONTER SPOILER

Após a chegada de Jamie e Claire na Geórgia através de um barco que se perdeu em uma tempestade, eles agora estão tentando sobreviver com o pouco que possuem pelas cidades da Carolina do Norte. Precisam chegar à casa de Jocasta, a tia de Jamie, a quem não vê há um longo tempo. Cross Creek é onde Jocasta mora e é lá onde pode haver a salvação e recuperação para o casal, Ian, Duncan e Fergus, que deixou a esposa grávida na Jamaica, enquanto ajudava Jamie nesta empreitada. 

A verdade é que aquela terra era cheia de desafios. Jamie escutara horrores sobre índios selvagens que matavam por muito pouco, feras horríveis e gigantes que atacavam quando menos se esperava e florestas sem fim e pouca população além das cidades. Não que o governador não tivesse interesse em Jamie. Sabia muito bem de sua fama e também sabia dos muitos escoceses que foram mandados para as colônias após a guerra de Culloden. E como precisava de um líder para fazer crescer os vilarejos, Jamie já começava a receber a oferta de ganhar uma terra para iniciar uma colônia onde poderia plantar e ter seus arrendatários. Mas qual seria o preço disto?

Sua tia Jocasta agora era viúva e precisava tocar o negócio de terenbintina sozinha e o pior de tudo era ainda lidar com a Marinha Real. Ao chegar Jamie fora recebido com muito carinho, mas a tia também desejava que Jamie tomasse as rédeas dos negócios, já que os homens mesmo a respeitando, davam mais credibilidade a alguém que demonstrasse ser um líder nato. Mas Claire e Jamie sabiam não ser ali o seu lugar e desejavam trilhar um caminho novo.

Nas andanças pela mata para finalizar um processo de paz, Jamie junto com Claire acompanhou um amigo da fazenda de Jocasta pelas montanhas da carolina do Norte e foi lá que encontrou o lugar perfeito e onde decidira que construiria sua vida. Sua casa, seus barracões de comida e para os animais e mandaria Duncan atrás dos escoceses para que eles viessem formar uma nova colônia, a chamada Cordilheira dos Fraser. 

Já no futuro Brianna tentava encarar a situação de sua mãe ter voltado para seu pai no tempo, mas sentia muito a falta dela. Ao mesmo tempo em que ainda mantinha contato com Roger e que se viam algumas vezes por ano, sentia que tinha que criar um mundo paralelo e descobrir o que poderia ter acontecido com sua mãe. Mas Roger foi quem descobriu algo que devastaria Brianna e caso ele desvendasse a verdade, talvez colocasse em risco a vida dos dois. O que pode ser fatal para Claire e Jamie, agora pode ser fatal para Brianna e Roger.

No fim uma visita inesperada toma conta dos sentimentos de Jamie. A visita de John Gray e seu enteado William fazem com que depois de seis anos Jamie reveja o filho e necessite guardar o segredo de um menino que vai arrancar o amor de seu coração.


Autora: Diana Gabaldon
Título Original: Drumsn of Autumn
ISBN: 9788580415087
Páginas: 576
Ano: 2016
Gênero:  Ficção / Romance
Editora: Arqueiro






 

Para você que já sabe tudo sobre Outlander, acompanha o seriado e já leu os livros então você está em casa! Mas caso você ainda não tenha conhecido este mundo novo das Terras Altas e quer saber um pouco mais, pode ver as resenhas dos livros anteriores exatamente nesta ordem: A Viajante do Tempo, A Libélula no Âmbar, O Resgate no Mar parte I, O resgate no Mar parte II.

Não aguentava mais de saudade de voltar ao mundo de aventuras e confusões do casal mais lindo e bem criado por uma autora. No último livro aconteceram tantas coisas alucinantes que fiquei em um misto de êxtase e ansiedade para saber o que poderia vir a seguir já que eles teriam parado no estado da Geórgia e isto para mim era fantástico já que eu amo conhecer um mundo antigo com o jeito da Diana Gabaldon de escrever e que estaria desvendando um pouco mais da América. 

A verdade é que o quanto houve de revelações e segredos jogados na cara do leitor para que ele aguentasse a pressão no livro passado, o Resgate no Mar, parte II, não acontece neste livro se você já vai imaginar uma continuação eletrizante. Estou escrevendo isto inicialmente para não ir com muita sede ao pote imaginando que vai ser descoberto um mundo tão repleto de choques que você pode correr o risco de jogar o livro na parede. Este não será o momento.

Na real Diana criou um mundo fantástico em Tambores do Outono. É impossível negar que até a forma como ela descreve um fruto em uma árvore tem a sua magia. Ela consegue descrever maravilhosamente as pequenas colônias dos anos de 1700, depois a natureza que vai sendo desbravada com tanto afinco que é como se você fechasse os olhos e estivesse fazendo uma viagem em meio a um sonho. E que sonho! Não deixa de haver perigos e nem conflitos. Não deixa de haver confusões ou doenças e mesmo assim parece que aquela época é muito melhor aproveitada do que a que nos encontramos. 

Neste livro será apresentada a acomodação de Jamie e Claire nos EUA e todos os percalços e desafios pelos quais eles passam. Também será bastante explorada a questão do comércio e do mercado e também a vida nas colônias e vilarejos, com suas regras e a escravidão.

Fora estes fatos não há segredos a revelar. nesta primeira parte de Os Tambores do Outono a história é mais voltada para uma beleza idealista e o envolvimento humano com a natureza desconhecida. Não deixa, porém, de ser interessante e nada monótona, já que para quem gosta de histórias com contexto realista vai se achar em um mundo perfeito.  

Há alguns capítulos que voltam para o mundo de Brianna, para mostrar como ela está sobrevivendo após Claire ter passado pelas pedras novamente e a vontade dela de ir atrás de mais informações sobre aquela época. Mas são capítulos curtos e pouco detalhados.

Fica então a vontade para o segundo volume que vai ser publicado em maio, segundo a informação da Editora Arqueiro. E até lá o gostinho de quero mais pela vida tão colorida da América do Norte!







28 comentários:

  1. Oi Greice eu estou louca para ler esse livro e gosto muito dessa série, seja dos livros até o da TV. Li sua resenha por cima porque não quero ter surpresas quando for fazer essa leitura, mas pelo que pude perceber é mais uma continuação maravilhosa. Essa ambientação é mesmo fantástica né?! Eu estou bem curiosa sobre esses acontecimentos, especialmente porque sei o quanto a autora sabe surpreender bem seus leitores.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, a ambientação é uma maravilha. A escrita da Diana é perfeita!

      Excluir
  2. Oie, eu sempre me interesso por esses livros da diana gabaldon mas acho tão imensos que fico com certa preguicinha de ler, eee. que bom ver que você gostou e adorei saber que ele aborda como era o comércio, as colônias, os escravos, adoro esse tipo de ambientação por isso acredito que gostarei também, mas tenho muito chão para chegar nesse livro, eee, preciso começar pelo primeiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Tamanho pode assustar mas tenha certeza de que a história faz o livro passar voando.

      Excluir
  3. Oi Greice, eu sou louca para ler essa série. Sempre vejo os livros e os acho maravilhosos, mas é uma série tão grande e os livros são tão volumosos que eu acabo deixando para depois. Um dia eu vou ler, eu preciso ler essa série, todo mundo fala super bem e acho mesmo que eu vá gostar, pois tem muitos elementos que me deixam fascinada em uma leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas é como eu disse, os livros passam rápido e o seriado é super fiel aos livros.

      Excluir
  4. Oi Greice, esta é uma série que não funcionou para mim, em nenhum formato. Abandonei o livro 1 por volta da página 50 e não passei do terceiro episódio na serie de TV. Este livro aqui, me deixou curiosa em relação a esta beleza idealista que você citou e que na verdade, não entendi muito bem.
    Enfim, são livros enormes e em função dos muitos admiradores, não questiono o quanto devem ser bons, só que pra mi, não fluiu.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Ivi, realmente quando não vai nem adianta tentar muito. Já tentei com outros livros e não foi e aí a gente acaba se decepcionando mesmo.

      Excluir
  5. Greici, cada dia que passa eu fico mais doida por essa série! Minha nossa! Mas eu tenho tanta coisa pra ler que só de pensar em começar uma nova série me dá medo! sHAIshiuHAsas
    Adorei a resenha!

    Beijos!
    Fabi Carvalhais
    Pausa Para Pitacos | Participe do TOP COMENTARISTA | Promoção PQ SIM!

    ResponderExcluir
  6. Olá Greice tudo bem?

    Fiz a resenha do livro A Libélula no Âmbar ontem, gostei demais a autora continua surpreendendo, agora é ler o terceiro livro....kkk...muito bom saber que a qualidade dos livros não cai.....bjs.

    http://www.devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Greice tive que dá uma pulada em sua resenha direto para suas impressões. Vou começar a ler o segundo livro, mesmo me arriscando a já assistir a série antes. rsrsrs
    Quando li o primeiro livro fiquei encantada e mesmo por ser bem extenso a narrativa flui maravilhosamente. Diana criou uma mina de ouro com essa série. Acho que ela amarra bem os fatos e principalmente essa questão de presente, passado e até mesmo futuro (necessariamente nessa ordem)

    Bjs,
    Garotas de Papel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O segundo livro é muito bom, na verdade tudo melhora a cada livro. É um fascínio meu!

      Excluir
  8. Pulei a parte da resenha e fui para o que vc achou do livro. Não quero ler nada adiantado kkkkk.
    Mas este casal sempre consegue se meter em confusões, né?
    Acabei de passar a parte do urso e dos índios...quase morri!!
    Mas Diana é fantástica, um primor a escrita dela.
    E maio já está ai!!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não entendo como conseguem se machucar tanto e ainda estarem vivos, né? Mas é uma loucura esta do urso!!

      Excluir
  9. Olá.

    Vejo muitas pessoas falando bem sobre essa série e estou doida para ler. E também quero muito assistir a série, pois muitas pessoas dizem que é boa. Fico feliz que o livro tenha te proporcionado o misto de emoções. Vejo que a autora escreve de forma excelente passando muito bem os sentimentos para os leitores. Amei sua resenha!

    Beijos
    www.anebee.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá linda,

    Eu tenho os três primeiros livros da série e pretendo começar a leitura em setembro depois do lançamento do segundo volume do livro 4.
    Já acompanho a série na tv e sou apaixonada pela força e destreza de Claire, mas até hoje nunca simpatizei com Jaime.

    Beijos,
    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/04/resenha-simplesmente-irresistivel.html

    ResponderExcluir
  11. Olá Greice,

    Essa é uma série muito bem falada, pelas resenhas que lemos não tem como não ficar curioso e querer comprar e ler essa série.

    Beijos.


    http://deslumbreacessorios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oie!
    Eu ainda não li esse livro, comprei recentemente e aguardo receber. Quanto a trama, eu gosto da história da Claire e do Jamie, sempre tem algo acontecendo para atrapalhar a felicidade deles. Outro ponto que achei nesse volume é adição, mesmo que em poucos capítulos, da Brianna. É uma personagem que quero saber mais dela nos próximos volumes. E que bom que em maio já temos a segunda parte.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  13. Já vi comentários extremamente maravilhosos com relação aos livros dessa série. Pelo que vejo, neste volume, a autora continua escrevendo com extrema maestria. O que me chamou mais atenção foi o fato dela descrever as coisas e situações de uma maneira que aparentemente não é nada massante. Enfim, super curiosa para comprar esse livro.

    Vento Literário / No Facebook / No Twitter

    ResponderExcluir
  14. Oi Gre,
    Sei da tua paixão pela série, mas a quantidade de páginas ainda me assusta, porém amo ler suas resenhas realizadas com tanto amor e paixão por esses personagens, sempre penso em voltar a ler, após passar aqui, mas tenho outras prioridades no momento. Quem sabe mais pra frente.

    Beijos
    http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oiee ^^
    Eu aiinda não li o primeiro livro, mas estou com ele aqui desde a black Friday, só aguardando na fila...hehe' mas eu acompanho a série de TV, e já sou completamente apaixonada pela Claire e pelo Jaime (como não ser, né?), e os livros parecem ser ainda mais incríveis! Estou doida para lê-los.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oiii!!

    Eu conheci essa série no ano passado e fiquei super louca querendo os livros. Mas infelizmente não consegui ler nenhum até hoje. Okay, um spoiler de vez em quando não mata ninguém, não é mesmo.

    Sua resenha só ressaltou o que eu já sabia, a história é fascinante. E esse ano ainda eu compro esses livros. Juro juradinho. hahaha

    Parabéns pelo trabalho.
    Grande abraço.
    Ingrid Cristina
    plataformatresquartos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Da resenha só li suas considerações pois estou lendo atualmente A Libélula do Ambar a passos de tartaruga e sei de spoilers principais da trama nesses volumes seguintes da série. Me pergunto quantas vezes Brianna já viu a mãe viajando no tempo! Bom eu tô bem curiosa com o plot desse casal tão lindo nos EUA, pois do que já li a Diana dá altas aulas de história em seus livros e o bom que são de épocas e lugares não muito estudados por aqui pelo menos.

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Eu tenho muito interesse em ler esta série. Não li nem o primeiro ainda, mas já li algumas resenhas muito positivas que me deixaram encantada pela proposta d o livro. Esta série já está na minha lista há algum tempo, pena ainda não ter tido oportunidade de começar a leitura.

    Tatiana

    ResponderExcluir
  19. Oi Flor.
    Não consigo ter vontade de ler essa série.
    Apesar de adorar essa questão de volta ao passado, acho que vários livros não funcionariam para mim.
    Mas achei interessante saber da quantidade de confusões que esse casal se mete!
    Adorei a resenha. Bastante explicadinha e estimulante.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  20. Oi *--*

    Só vejo maravilhas a esses livros, todos que leem viram fã. Comecei essa semana a assistir a serie e já estou apaixonada por cada episodio a estória é muito boa. Não li os livros ainda mas quero muito ainda mais depois de saber que a escrita da autora é tão boa.

    Bjos
    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi Greice,

    Morro de vontade de ler essa série, mas ela é tão longa e os livros tão extensos que acaba sendo impossível não dar uma desanimada. Mas a cada resenha como a sua que eu leio eu me animo mais e fico curiosa pra conhecer melhor essa história, essa premissa de viagem no tempo é tão interessante.
    Não sei o que faço.
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Oi!
    Eu morro de vontade de começar essa série, pois amo fantasia e sempre vejo gente falando que esse casal é lindo de mais, um dos melhores da literatura, e isso faz eu ficar morrendo de vontade de começar logo, porém a série é bem grandinha né, e isso desanima um pouco pois estou completamente sem espaço na estante.
    Mas falando do livro, acho bem bacana a capacidade da autora de descrever cenários tão antigos, como se fossem reais, e conseguir ambientar não só um livro, mas uma série inteira assim sem perder o rumo ou perder fãs no meio do caminho. Pelo visto esse volume não deixou a desejar para os fãs da série, e o bom é que a editora está publicando bem rápido os próximos, então não tem nem como ficar desesperado pelo próximo durante muito tempo ;)

    ResponderExcluir

Olá!
Obrigada pela visita ao blog.
Tento sempre responder aos comentários aqui no blog e, se deixar o seu blog, retribuir as visitas o máximo possível.
Beijos