28 março 2016

34

A Garota sem Passado - Michael Kardos! [Resenha #288]


O ano é 2006 e Melanie Denison, antes chamada de Meg Miller, está preparando o café da manhã na casa dos tios Wayne e Kendra, com quem mora desde o três anos de idade. Eles agora moram em uma cidade da Virgìnia Ocidental com uma população minúscula onde raramente alguém descobriria que aquela família estava se escondendo de algo ou de alguém. Melanie já estava com seus dezoito anos e ansiava por mais. Conseguiu convencer os tios a estudar na faculdade comunitária, mas não podia ir mais longe do que isto. Não conhecia quase nada da cidade, parques, outras cidades ou algo ao redor. Sua vida era praticamente uma prisão.

Há 15 anos em uma festa de família algo começava a dar errado. Ramsey Miller era um motorista de caminhão que conseguiu se encontrar na vida após conhecer Allison, que acabou salvando um homem que vivia entre crimes e o transformando em um homem melhor. Agora eles eram uma família que parecia ser feliz até que Ramsey conheceu uma teoria maluca que dizia que em certo dia de setembro os planetas iriam se alinhar e o mundo terminaria. Talvez fora neste momento que Ramsey decidiu armar todo o plano. E fora neste dia que Allison fora encontrada morta após a grande festa no jardim da casa deles, com Meg desaparecida e dada como morta e Ramsey também desaparecido.

A verdade é que Meg ou Melanie agora vivia escondida fugindo de alguém que queria a encontrar de qualquer jeito. Não tinha lembranças de viver em Silver Bay, New Jersey, mas sabia que era lá que muita coisa se encaixava. Tinha um relacionamento escondido com Phillip, o professor de vinte e três anos que morava próximo a sua casa. Aos poucos ele tentava de alguma forma mostrar um mundo novo para ela.

Porém Melanie descobriu algo que jamais faria ideia. Agora ela estava grávida. E ela já não gostava da vida que levava e não aguentava mais ter que fugir ou se esquivar por todas as ruas o tempo inteiro. Sabia que estavam atrás delas pelas cartas que a polícia mandava informando sobre o assassino que nunca foi capturado, mas pela criança que ela esperava já não podia mais ficar parada. Agora ela tinha que descobrir o que realmente aconteceu, mesmo que isso a levasse direto para a morte.



Autor: Michael Kardos
Título Original: Before he finds her
ISBN: 9788580414912
Páginas: 304
Ano: 2016
Gênero:  Ficção / Suspense
Editora: Arqueiro







 

Na capa publicada aqui no Brasil tem uma crítica feita pelo autor Jeffery Deaver que fala o seguinte: "Leia o primeiro capítulo e dê adeus às próximas 24 horas. Sensacional!"

Não vou dizer exatamente que isto acontece no primeiro capítulo, já que neste é uma pequena introdução para toda a história, mas com ele você começa a ficar com a pulga atrás da orelha. Mas o segundo e o terceiro o resultado é exatamente este. Você não tem mais vontade de largar o livro. 

Quando a Arqueiro lançou esta obra eu fiquei me perguntando quem seria Michael Kardos já que não conhecia de nenhuma obra o nome e nem tinha lido nada sobre ele. Mas sou daquelas que acaba se jogando em obras de cabeça sem me preocupar se existe a grande fama literária ou não através do sobrenome do autor. Muitos leitores até pesquisam no Goodreads as obras, eu prefiro me abster para não prejudicar a minha escolha em alguns momentos em questão de nota e não poderia ter feito melhor escolha ao escolher ler A Garota sem Passado. 

Começa a perfeita escolha pelo título. Sabemos que uma capa perfeita instiga os olhos, mas também um nome com uma capa apropriada já deixa a minha mão coçando ainda mais. Através da sinopse fiquei imaginando que seria uma trama de uma garota fugindo de algo do passado e depois seria como um livro de suspense em que tudo vem à tona e a gente meio que acaba descobrindo a real da história antes de terminar. Mero engano o que aconteceu. Eu até ouvi de algumas pessoas que me escreviam quando eu pedia a opinião: "Eu pensava que era uma coisa, mas é outra."  E parava por aí. E então quando comecei ler eu entendi porque as pessoas falavam isto.

Prepare-se para ser enganado. Prepare-se para entrar em uma história com uma intenção de te ludibriar o tempo inteiro e quando chegar em certos capítulos você vai ficar pensando em como aquilo foi acontecer e você não percebeu. E depois novamente e novamente. Pois é assim que Michael Kardos faz, ele joga iscas e vai pegando peixes e novamente armando a linha para pegar mais e mais. É algo sem fôlego.

Fiquei embriagada por esta obra, onde parece que tudo é certo e tudo é errado ao mesmo tempo e mesmo assim parece que estamos em um jogo de tabuleiro e somos uma peça dele. É um livro que ou você ama ou você odeia. Não é possível ter meio termo ou ficar em cima do muro. E o final? E o final???? Bem, você ainda vai ficar com dúvidas sobre uma coisa ou outra e isto é feito propositalmente, mas a sua reação é de imaginar que algo bobo pode ser a verdade ou pode ser a mentira e quando descobrir o que é, vai se sentir feliz pela leitura gratificante.

Os capítulos são curtos e intercalados entre o passado e o presente e conta a história da vida da personagem de Meg e da família dela. A diagramação é ótima e não lembro de ter visto erros.

Com esta capa, este título e esta trama, não deixe esta garota ficar sem passado.



34 comentários:

  1. Greice do céu... deixa eu te parabenizar pelo lindo blog, primeira vez aqui! Depois, deixa eu te falar que estou em cólicas para ler esse livro, pois a premissa é muito interessante, e se tem assassinato envolvido, eu adoro mais ainda; Achei a capa linda, e também não fico me importando muito com a fama dos autores não....
    beijokas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo elogio do blog! Ah, se você gostou da resenha então vai amar o livro!

      Excluir
  2. Oi Greice, tudo bem?
    Eu adorei sua resenha, mas não adianta: não fiquei interessada em ler esse livro. A capa, no entanto, é linda e como já conheço a editora, sei que o livro deve ter uma ótima edição. Fico feliz que você tenha curtido essa leitura, e quem sabe eu dê uma chance em algum momento rs
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  3. Acho a premissa deste livro angustiante e muito original. Fico imaginando como seria a vida desta garota, vivendo escondida e o impacto que ela tem quando decide que não quer continuar com isso. Essa coisa de capítulos entre passado e presente também me deixam empolgada e eu tenho quase certeza que vou apreciar o livro. Adorei o jeito que você concluiu a resenha!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É tão estranho né pensar em viver escondida por um motivo que quando lemos livros assim dá um nervoso!

      Excluir
  4. Oiee ^^
    Adoro quando os autores conseguem dar um olé no leitor..hehe' De início eu não estava muito curiosa para ler esse livro, pois livros de suspense não são bem meu tipo favorito, mas ver que você gostou e que o autor te surpreendeu me deixou um pouco mais curiosa para ler, fiquei doida para saber o final.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Greice, quero ser enganada por essa estória! Haha
    Nossa, fiquei sem fôlego só em ler a resenha e a sinopse... imagine quando ler o livro?
    Sou muito fã de mistérios e, sem dúvida, esse entra para a minha interminável lista de leitura!

    Beijos!
    Fabi Carvalhais
    Pausa Para Pitacos | Participe do TOP COMENTARISTA | Promoção PQ SIM!

    ResponderExcluir
  6. Oi Greice, tudo bem?
    Li esse livro recentemente e adorei a leitura!
    Adoro livros de suspense e esse tem uma trama bem interessante e instigante.
    Adorei os personagens e a forma que o autor construiu a história. Sempre que eu pensava uma coisa na verdade era outra, o autor conseguiu me enganar direitinho!

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi uma ótima aquisição da Arqueiro com um novo autor. Também fiquei feliz.

      Excluir
  7. Vc atiçou a minha curiosidade. Quero ler!!!
    Sua resenha está ótima, como deve ser, apresentando a obra e nos deixando com um gostinho de quero mais.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Ótima resenha! Fiquei curiosa pra ler esse livro, e descobrir quais são esses segredos que acercam Meg ou Melanie e quero ser enganada pelo autor também, haha. Não quero deixar essa garota ficar sem passado!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  9. Que resenha espetacular!
    Sou suspeita, pois amei A garota sem passado. Fui enganada na cara dura mesmo e até hoje fico imaginando como tudo mudou.
    Gostei bastante das personagens e o realmente li muito rápido.
    Tivemos opiniões bem parecidas. Amei <3

    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, então fomos duas. Amei e fui sendo enganada o tempo todo. hahahahahha

      Excluir
  10. Olaaaa :D

    Nossa como a arqueiro soube escolher que resenha maravilhosa e super bem explicativa,algo meio suspense e misterioso,deixa nós leitores bem intrigados,algo como "Meu Deus,já imaginou se virasse um filme",seria algo maravilhoso,quero acompanhar melhor essa estória.
    Realmente meus parabéns pelo post Greice,uma indicação sensacional de fato <3

    http://rillismo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi!

    Eu amo livros que ou eu amo ou eu odeio. Já li algumas resenhas desse livro e achei muito interessante. Eu adoro mistérios, porque eu sempre me entrego muito na leitura. A sua resenha está tão impecável, que não tem como não querer ler. Fui seduzida, confesso. HAHAH

    beijo!

    ResponderExcluir
  12. Olá Greice,
    Esse livro tem gerado opiniões bastante distintas pela blogosfera. Ainda não li, mas faço parte do time que quer ler.
    Gostei muuito da sua resenha, sério, me senti na história. O fato de o primeiro capítulo ser uma introdução OK é normal, mas no segundo e terceiro você ficar viciado? Poucos autores conseguem fazer isso. Deve ter mesmo vários momentos que engana o leitor e, minha nossa, preciso ler para ontem!
    Beijos ♥
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Greice, sabe que eu tenho vontade de ler esse livro desde que eu fiquei sabendo sobre o lançamento? eu sou super suspeita de falar pois amo um bom suspense e esse parece ser recheado dele e ainda por cima, dos bons. Não vejo a hora de conferir a obra!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  14. Oi Greice,

    Fiquei sem fôlego com essa resenha... imagina lendo o livro? Hahahaha quero ser enganada tb. Eu não estava colocando muita fé nesse livro, mas você me convenceu. Darei uma chance!

    Beijos
    Cíntia

    Www.devaneiosdeumacindy.blogspot.com. br

    ResponderExcluir
  15. Wow, me diz... como ignorar uma resenha assim? Hahaha. Adorei quando comentou que o livro te enganou de novo e de novo, sempre trazendo uma surpresa inesperada. Uau. Acho que o gênero do livro foi altamente aproveitado e isso muito me atraiu. Gostei do enredo e dos mistérios que ele promete, mas gostei muito mais de saber que o livro é "embriagante" dessa forma. Anotei a dica.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Olá Greice,

    Esse livro parece muito bom mesmo, a sinopse nos deixa curioso mas sua resenha nos faz querer ler o quanto antes, parabéns.

    Beijos.

    http://deslumbreacessorios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oie. Adorei ver sua empolgação com a obra e já a li, mas não amei tanto assim. TInha altas expectativas e sei lá, queria mais ação. Mas concordo com você totalmente quando cita que o autor nos pega de surpresa, dando uma reviravolta a cada nova página e nos chocando de novo e de novo. Eu jamais imaginei esse final e acho que foi o que eu mais gostei. Mas confesso também que eu li super rápido, pois é bem difícil realmente de largar, a curiosidade prende até o fim. Adorei a sua resenha.

    ResponderExcluir
  18. Olá.

    Eu já li bastante resenhas positivas sobre esse livro e estou muuuuuito ansiosa para lê-lo, visto que a trama parece ser bem misteriosa. Vejo que a trama é imprevisível e a leitura parece ser bastante fluida. Não vejo a hora de adquirir a obra e mergulhar nessa história arrebatadora.
    Amei sua resenha.
    Beijos!
    www.anebee.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oii Greice, tudo bem??? Eu estou lendo esse livro :3 E confesso que também pensei isso sobre as primeiras páginas. Só uma curiosidade, mas nada demais. Depois sim, a leitura foi fluindo. Mas confesso que já estagnei de novo. Não sei se não estou no momento, sei lá. Mas a sua resenha me animou. Vou tentar dar uma gás na leitura e terminar amanhã. Fiquei curiosa e com vontade de ser enganada e pescada hahahha
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi Greice, tudo bem contigo ???
    Menina, eu estou namorando esse livro desde que vi o anúncio do lançamento pela Arqueiro !!! Essa capa me encantou, me convenceu, me vendi só por causa dessa capa, hahaha.
    Assim como você, não conhecia o autor e também não fui realizar nenhum tipo de pesquisa com relação ao livro, inclusive, essa é a primeira resenha que leio. Mas fiquei muito feliz por ter lido, fiquei ainda mais curiosa !!!
    Fiquei muito, muito, muito feliz por saber que o livro nos engana, nos faz pensar em mil coisas e mesmo assim não sabemos o que é verdade e o que é mentira, sou apaixonada por livros assim. Agora só me resta ler o livro, pois vontade é o que não falta !!!

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir
  21. Olá!

    Não importa quantas resenhas eu leia, eu sempre vou ficar impressionada com a estoria deste livro. Esses tios da Melanie me parecem tãoooooo suspeitos, não consigo não suspeitar deles. Quero mesmo saber se o pai dela de fato tem culpa no que aconteceu. Você parece ter gostado muito da leitura e se envolvido bastante, espero que eu também passe pelo mesmo a ler, pois nem tudo que eu li sobre o livro foi tão positivo assim.


    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
  22. Olá, ótima resenha. Eu tenho vontade de ler esse livro, os personagens (especialmente a protagonista) me parecem interessantes, e eu tenho uma curiosidade enorme de saber como essa trama se desenrola. Ainda assim, tenho um certo receio de não gostar do desfecho, por gostar mais de finais bem fechados.

    ResponderExcluir
  23. Eu não tenho o costume de ler livros do gênero, mas ando com muita vontade de ler essa obra, a premissa é bem instigante. Pelo visto é uma obra que te faz passar muito papel de trouxa e estou precisando de ler algo do tipo, se surpreender é sempre bom!

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oiie Greice, tudo bem?

    Esse é um livro que a tempos está na minha meta de leitura, pois eu estou mega curiosa para saber o porque que a Melaine é sem passado, ou considerada. Já vi várias resenhas e só vejo elogios e isso faz eu ficar com muita vontade mesmo de ler, espero que em breve.

    Bjs

    ResponderExcluir
  25. Oiii!
    Meeeudeus que resenha é essa?? Estou com ess livro aqui mas ainda não pude ler! Estou bem curiosa para fazê-lo.
    O enredo já havia me conquistado, saber que é uma leitura fácil e rápida me ganhou mais ainda!
    Não li nada negativo para a obra, sua resenha só impulsionou mais ainda a vontade de ler. Obrigada!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  26. Ah, eu adoro livros em que sou enganada, sou fã da Agatha Christie por isso, ela sempre me passa a perna! rs... Então até que me interessei pela leitura, a única coisa que me impede de ler é que o final deixa a gente em dúvida sobre algumas coisas. Não curto quando isso acontece, sou uma leitora que gosta de tudo muito bem explicado, hehe, mas vou tentar superar isso e ler, porque a premissa me pareceu ótima!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  27. Olá!! :)

    Adorei a capa! Bem, ainda bem que gostaste! :) Gosto muito desses livros que chamam ao passado e ao presente, intercaladamente..! :)

    Adoro essa confusão do final, do que e verdade e do que e mentira! :) Amo essa sensação..!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  28. Olha, desde a primeira resenha que li desse livro, já o coloquei em minha lista. Mas agora, lendo a sua resenha, e percebendo o seu entusiasmo pela obra, decidi que vou passá-lo à frente de outros livros da lista, pois fiquei com a minha curiosidade e o meu interesse aguçadíssimos, já que é um livro que traz uma surpresa atrás da outra. A premissa é excelente. Adorei a sua resenha!

    Tatiana

    ResponderExcluir
  29. Oi Gre,
    Olha estou preocupada....Hsashusah...porque ainda não me apeguei na história. Mas se você diz que vale a pena e como não quero deixar ninguém sem passado vou ler. Espero gostar tanto quanto você.

    Bjos
    http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá!
Obrigada pela visita ao blog.
Tento sempre responder aos comentários aqui no blog e, se deixar o seu blog, retribuir as visitas o máximo possível.
Beijos