07 janeiro 2016

42

A Desconhecida - Peter Swanson! [ Resenha #275 ]


George Foss já estava nos seus quarenta anos, com uma vida parada demais, trabalhando em uma revista que a cada dia ficava mais para trás no mercado editorial e namorava a mesma mulher há mais de 13 anos sem sequer pensar em sair do nível do relacionamento. Era uma vida tão sem graça que George não sentia mais nada além de acordar, ir para o trabalho, voltar e dormir, dia após dia.

Jane era uma profissional em negócios que geravam dinheiro, mas estes negócios, tratados por seu chefe MacLeon não eram nada lícitos. Ela foi escolhida como assistente dele após terem se conhecido em uma ilha paradisíaca e ela ter demonstrado o que ele realmente precisava para o negócio. Mas agora, Jane estava foragida e fugindo do mesmo, já que havia roubado uma soma absurda em dinheiro, que confessava ser digno de seus anos de trabalho ao seu chefe.

George ainda era apaixonado pela adolescente que conhecera na faculdade. O primeiro semestre fora como uma paixão anormal, com Audrey, a menina da Flórida que estava realizando seus sonhos de estudar em Boston. mas ao final daquele primeiro semestre ele teria uma notícia que mudaria todo o rumo da história. Audrey teria se suicidado durante as férias e nem sequer teve coragem de entrar em contato com ele antes ou durante as mesmas para pedir ajudar. Mas George precisava saber o que teria acontecido, precisava viajar e descobrir a verdade, que foi o que ele nunca esperou.

Como em um dia qualquer, quando George estava com Liana em um bar, ele viu de relance uma mulher parecida com Jane. Não poderia ser verdade que aquela mulher teria voltado para sua vida, poderia? Mas era ela. Uma mulher depois de mais de vinte anos que aparece pedindo sua ajuda para uma fuga e uma atitude incomum. Não parece nada estranho o que ela está pedindo, mas mal sabe George que o que ela pede está envolto em uma teia de armadilha.




Autor: Peter Swanson
Título Original: The girl with a clock for a heart
ISBN: 9788581638065
Páginas: 288
Ano: 2015
Gênero:  Ficção /  Mistério / Suspense
Editora: Novo Conceito







 


Como fazer uma resenha de um livro tão amedrontador? Na realidade o livro mexeu de uma forma completamente irrestrita comigo. Se você for ler a sinopse vai pensar que é um livro de suspense qualquer, que não vai ter muita coisa diferente, que vai começar a história com algo estranho, um crime, ou talvez um sequestro e ao longo dos acontecimentos vai se descobrindo tudo, certo? Bem...não com A desconhecida.

Ao ler que o autor gosta muito das obras de Hitchcock, já fiquei imaginando que teria algumas coisas meio macabras, pois assisti alguns filmes e o estilo é um pouco, digamos, apavorante em alguns momentos. Mas ao começar a leitura vi que seria diferente a história.  A narrativa que Peter Swanson utiliza para chamar a atenção é terminar cada capítulo de uma forma a te deixar aflita e com os cabelos em pé. Eu lembro de terminar alguns pensando: "não pode ser!" ou então: "como? de onde veio isso?".

A personagem de Jane na verdade é algo totalmente construtivo e inovador. Não vai imaginar uma personagem como os de filmes de suspense. Não, ela é muito diferente. Muitoooooo. Cada momento em que fui conhecendo ela, que tem capítulos em que George conta sua história antiga com ela, e capítulos atuais em que ela volta depois de vinte anos, você se pergunta quem realmente Jane é.

O emaranhado de suspense em torno da história é furtiva de atenção do início ao fim. Quem é Jane de verdade? Quem é George e o que ele fez no passado? Quem Liana, a namorada de George, fez para estar ali e porque todos estão no meio de uma caça? Ninguém é vítima ou acusado e depois de entender tudo, no final, você se pega pensando como tudo aquilo foi capaz de acontecer.

A única coisa negativa para mim foi como o final foi descrito. Esperava algo um pouco mais leal depois de páginas alucinantes e cheias de adrenalina, mas acredito que tenha terminado de uma forma a dar alguma continuação e ao pensar em um filme, até tenho medo. 

No final das contas, ninguém é desconhecido de ninguém, mas algo os liga com um peso de um grande segredo que só lendo para descobrir o medo que gera. Uma história para mexer com o psicológico mesmo. Letras ótimas, de ótimo tamanho e que fui rápido. Me surpreendeu.




42 comentários:

  1. Olá
    Eu não conhecia esse livro, e foi justamente como você disse, imaginei um suspense normal quando li a sinopse, que legal que é algo mais, adoro livros que surpreende a cada página, e se der medo então é comigo mesmo. Fiquei muito curiosa para conhecer esse livro.
    Beijos

    http://poyozodance.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olha assim que terminei a sua resenha fiquei tipo UAU sabe?
    Mas eu sinceramente não vou ler esse livro não, porque sou bem medrosa e não sei o que esperar desse livro. Eu tenhovisto muitas resenhas, mas nenhuma tem me convencido a fazer a leitura dele.
    Quem vai resenhar em meu blog é uma das minhas colaboradoras
    e espero que goste da leitura, mas eu estou passando o livro pra frente, porque não curto muito trama assim que acabe nos deixando com medo ou impressionados. Enfim...

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/01/ebook-worlds-2.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Silva,a espero que sua colaboradora curta o livro!

      Excluir
  3. Olá!

    Uau! Lendo a sua descrição sobre a estória me deu um certo medonho de ler kkkk Realmente lendo a sinopse não parecia ser algo tão macabro quanto você fala. Acho que eu morreria a cada final de capitulo. Imagina você tendo que largar o livro e ir dormir com um capitulo terminado numa cena bafonica??? Eu não dormiria kkkkk
    Adorei a resenha e vou pensar no meu coração antes de ler esse livro kkkk

    Beijos!

    www.cantinhocult.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, tinha capítulos que eu tinha que continuar lendo mesmo que não aguentasse de sono. kkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  4. Oi
    Esse foi o último livro que li e confesso que me surpreendeu.
    Confesso que no início, achei meio enrolado, mas depois peguei o ritmo e não consegui largar.
    Também esperava um final diferente, mas no geral, foi uma boa leitura.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  5. Grece, fiquei bem instigada! Adoro livros com personagens complexas que você não consegue definir como vai agir nas próximas páginas, fica ainda melhor quando tem muito mistério por trás e parece que esses são os elemenos principais do Peter Swanson! Já vou colocar aqui na minha lista de "quero ler" do Skoob (só não sei quando isso realmente vai acontecer, né.).

    Às vezes eu queria poder me trancar num quarto e ficar lendo TODOS os livros que tenho interesse, sem parar pra comer, dormir, fazer xixi ou coisa assim hahaha

    Beijos!
    Um Metro e Meio de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria bom né ficar lendo tudo de uma vez, mas cada vez mais saem mais e mais livros.

      Excluir
  6. Oi!
    Estava intrigada com esse livro, e ainda estou, depois de ver uma das edições que você colocou a capa lembrei que ele já está na minha wishlist do goodreads e nossa como a capa brasileira não tem nada de similar às outras né.
    Beijos,
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada, mas tem internacionais assim também. Mas estas que coloquei na resenha tem mais a ver com a história.

      Excluir
  7. Uaal, me deu medo hein pela resenha já deu todo aquele suspense, ai quando li a foto do livro que você tirou meu Deus, heheh
    Já me deixou super curiosa, quero muito sair da minha zona de conforto e começar a ler livros assim, cheios de suspense.

    beijos
    http://apaixonadaporleiturass.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Greice tudo bem? A Bel quem resenhou este livro lá no blog, mas confesso que antes de passar por ela fiquei meio assim, me bateu a curiosidade mas não adiantava eu não daria conta. Quero sim ler ele mais pra frente ainda mais depois de ler sua resenha e ver o quanto ele me agradaria. Gosto de enredos que envolvem muito mistérios, principalmente aqueles que levantam suspense até em cima da personalidade dos personagens. Adorei!

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  9. Oiee ^^
    Eu atéé tenho um pinguinho de curiosidade de ler esse livro, então talvez eu o leia um dia. Não sou muito fã de histórias macabras, sabe? haha' suspense também não é o meu forte *-* comigo o que melhor funciona são os dramas românticos *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Confesso que livros de suspense me agradam bastante, sou apaixonada e gosto de ser surpreendida, tentar descobrir o mistério antes do autor revelar... Mas A desconhecida não me fez ter o desejo enorme de ler, infelizmente. Primeiro que apesar da capa combinar, acho que a francesa que colocou aqui é mais legal, e segundo que achei um pouco viagem demais a história e não funcionou para mim :/ Mas que bom que foi uma boa leitura para você e quem sabe mais para frente eu não leia, no momento essa obra não será minha prioridade... Infelizmente.
    Beijos
    - Bruna
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente as outras capas aqui tem mais o sentido da história, mas não posso soltar muitos spoilers. kkkkkkkkk

      Excluir
  11. Olá, tudo bem?

    Amo suspense, mistério. E amei a premissa deste livro. Que bom ele ser envolvente e amedrontador. Pois gosto disto em um thriller e tem que ter né. Haha. A sua resenha ajudou a me decidir por ele. pois estava vendo ele por aí, mas ainda não tinha me interessado totalmente.

    beijos
    http://www.livrosfilmeseencantos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oie! Eu amei a capa desse livro, e estou ficando cada vez mais curiosa para ler, espero que eu consiga em breve!
    Bjs, se puder comentar nesse link ajudaria muito: http://resenhasteen.blogspot.com.br/2016/01/resenha-tripla.html

    ResponderExcluir
  13. Hummm, então quer dizer que o livro é adrenalina pura mas no final dá uma desacelerada....Ainda não li meu exemplar, tava meio que empurrando, mas sei lá, mesmo com o final deixando a desejar, acho que quero ler sim, gosto de livros que mexem com o psicologico da gente...

    Beijo, Van - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, mas se você tem ele por aí, vai que um dia bate a vontade né, Van?

      Excluir
  14. Nossa, um livro de tirar o fôlego. Apesar de ser muito medrosa, fiquei com vo tade de saber o que acontece com George e Jane. Me pareceu ser um a história que ficaria ótima em uma adaptação cinematográfica.
    Beijos!
    http://caindonacultura.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Greice, eu morro de vontade de ler esse livro, estou com ele aqui e só não peguei por falta de tempo mesmo. Mas logo logo quero conferir a leitura, adoro um bom suspense. Ótima resenha!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  16. Oi Greice! ^^
    Iniciei a leitura de A Desconhecida e acabei pausando por achar o George muito inocente, fiquei sem paciência com ele. Admito que tive vontade de entrar na história e bater nele por querer tanto uma mulher que só quer tirar proveito dele. Não conseguia aceitar como alguém pode ser tão iludido. Então parei a leitura e decidi que só voltaria a ler quando estive mais paciente com tudo aquilo.

    Beijos e até logo! ;)
    https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Amanda, apesar de tudo dá para entender porque ele era muito apaixonado né? Mas tem gente que é assim mesmo, conheço algumas!

      Excluir
  17. Como vc mesma disse na resenha, a sinopse não mostra nada demais, eu tava bocejando já pensando 'O que a Greice quer com esse livro'? Mas daí li o trecho q tu pôs e fiquei 'é o livro daquela sinopse ali?!!!! =OOOOOO'
    Sua resenha despertou muito mais meu interesse do q a sinopse ou a capa rsrsrrs Vou até adicionar no Skoob como possível leitura ^^

    Blog Mundo de Tinta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles pecaram na sinopse do livro, porque muitas vezes se vende por isso e a pessoa perde uma leitura e eles a venda. :)

      Excluir
  18. Oi Greice!
    Não conhecia o livro e me interessei muito, adoro suspense e este parece ser mesmo impactante e abalador. Gostei de conferir sua opinião, e irei adicionar aos meus desejados. :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com | Participe do sorteio

    ResponderExcluir
  19. Olá tudo bem, a cada resenha que leio de A Desconhecida me dá mais vontade de ler, socorro!!!
    Eu amo essas leituras ao estilo Hitchcockniano, com muita tensão e suspense em cada página.
    A Capa está show me lembra muito a capa de O Chamado, hahahahahah.
    Está na minha meta desse ano, preciso de leituras tensas assim urgente, to com doses altas de glicose por leituras românticas :D
    Beijos e parabéns pela sua resenha.

    Giuliana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Giuliana, realmente o cabelo ali parece de O Chamado mesmo, né? Samaraaaaaaaaaaaaaaaaaaa... nossa, que medão!

      Excluir
  20. Ooi,
    Não sou muito fã de suspenses mas ao ler sua resenha já lembrei de meia dúzia de amigos que iam amar conhecer essa história! Quando me pedirem indicação para um livro do gênero vou citar esse.
    Vitória Zavattieri
    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir
  21. Olá!!!
    Este é um dos livros da minha lista que estou mais ansiosa para ler; pois tenho visto alguns bons comentários e ótimas críticas. Sua resenha mostra ser uma história fascinante, que envolve e nos faz pensar e participar. Sua postagem como sempre está linda e de muito bom gosto, parabéns.

    Carla Fernanda

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Acho genial quando um livro nos apavora, isso porque ele é composto de palavras e é bastante difícil você imaginar algumas coisas.
    Desde que soube o lançamento desse livro, tive vontade de lê-lo e acho que não vou me arrepender!
    Adorei sua resenha e me sinto impelida a ir comprar o livro agora rs.
    Beijos
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oi Greice, tudo bem ???
    Flor, confesso que tive uma opinião totalmente diferente da sua ao finalizar a leitura desse livro. A história não conseguiu me prender sabe ?! O mistério, o suspense criado pelo autor não foi capaz de me deixar animada com a leitura. Para mim, a fórmula foi batida, e apesar de ser uma história interessante, eu confesso que esperava muito, muito mais desse livro, pois adoro livros como esse !!!
    Mas fiquei feliz por saber que curtiu a leitura. Adoro ver como o mesmo livro pode gerar opiniões diferentes, dependendo da pessoa que o lê !!!

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa Ryoko, que pena que não funcionou para você. Depende muito de pessoas para pessoa e claro que também depende do gênero que cada um está acostumado a ler.

      Excluir
  24. Olá,
    Eu já estava bem curiosa por causa da sinopse desse livro. Achei que seria um suspense bem forte com um mistério maravilhoso e um pouco de terror. Mas como VC descreveu ele parece ser bem mais assustador e agora to com receio de ler kkk. Sou muito medrosa com essas coisas, apesar de ainda estar bem curiosa.
    Um beijo,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
  25. Oi, tudo bem?
    Confesso que lendo a primeira parte da sua resenha não estava muito animada com a história, ela não é do gênero que eu costumo ler e a premissa não estava me conquistando, mas então você chegou com seus comentários e fiquei: "Gente, que preciso ler isso" kkkk Sério, parece ser um suspense ótimo mesmo, apesar de não ser o gênero que costumo ler, eu espero ler esse livro em breve o/

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Oi!!

    Adoro livros que nos final dos capítulos nos deixam sem fôlego.
    Confesso que quando vi o lançamento desse livro, não dei muita atenção.
    Mas depois da sua resenha, quero muito lê-lo. Ainda mais que ele tem uma pegada ao estilo Hitchcock. Amo tudo isso!!!
    Ele já entrou para minha lista de leitura.
    Bjs

    www.cladassombras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. Embora não curta muito livros de medo, percebi que esse se trata de uma "investigação" do leitor e isso me instiga muito, quem sabe eu leia. Parabéns pela resenha e pelo blog.

    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  28. Oi, Greice! Eu amo livros de suspense/investigação. Melhor ainda se der aquele medinho. Eu já tinha visto ele na livraria aqui da minha cidade, mas não tinha lido nada sobre a história. Parece muito boa mesmo! Estou super interessada em ler, já até estou com o ebook. Depois volto pra contar o que achei!

    Beijos, Maria.
    http://nerdsideblog.tumblr.com ♡

    ResponderExcluir
  29. Olá Greice,

    Essa é a primeira resenha que leio desse livro, não espera muito dele, mas sua resenha me deixou bem curioso e já vou colocar na minha lista.....bjs.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  30. Oieeee,
    Bem se alguém chegar aqui, ler essa resenha e não tiver vontade de ler o livro, manda falar comigo que vou indicar um especialista. Amigaaaa tenho de ler o livro da Bella Andre antes, mas esse vai ser o próximo depois dele. To muito doida para conferir a leitura e ficar assim que nem você.

    Beijos
    http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá!
Obrigada pela visita ao blog.
Tento sempre responder aos comentários aqui no blog e, se deixar o seu blog, retribuir as visitas o máximo possível.
Beijos