08 outubro 2015

6

Eu te Darei o Sol - Jandy Nelson! Resenha #259! Editora Novo Conceito



Jude e Noah são irmãos gêmeos e compartilham de uma grande amizade. Desde os treze anos de idade eles sonham alto e possuem a arte como um grande amor na vida. A mãe deles é professora de arte e também os influencia muito nesta área.

Jude é uma menina mais introvertida que deseja ser mais popular e que ama sua avó materna mais do que tudo. Sua avó sempre deu grandes conselhos a ela e após a sua morte começa a aparecer constantemente para a garota como uma forma de protetora e conselheira contínua. Para ela nada disso foi estranho, já que sua avó havia prometido isto.

Noah adora desenhar feições de pessoas. Sempre se achou mais estranho já que seu coração não batia pelas meninas de sua escola e ele tinha mais interesse pelos garotos, inclusive pelo seu vizinho. As descobertas aos poucos foram surgindo, mas ele temia que grandes consequências fossem fatais e que sua família jamais aceitasse a sua condição.

Mas ao passar do tempo os pais dos gêmeos se tornaram estranhos um ao outro. Talvez o amor que existia já não fosse mais o mesmo ou algo não estava totalmente correto. Noah era mais apegado a sua mãe e Jude a seu pai. Com o passar dos dias e meses eles foram descobrindo as coisas que a idade vai revelando e que uma cidade pequena pode oferecer.

Mas um pesadelo acontece na família. A mãe dos irmãos sofre um acidente e acaba falecendo. O pai já não morava mais com eles e não entendeu o que realmente aconteceu já que ela estava indo se encontrar com ele. Aquilo acabou destruindo totalmente o restante da família e o sonho que eles tinham de entrar na escola de artes acabou ficando confuso.

No momento de se inscreverem para a entrada na Universidade, Jude envia somente a sua inscrição e deixa a do seu irmão de lado, fazendo com que ele perca o grande sonho de sua vida. 

Guillermo é um rapaz que foi salvo por Oscar, um professor que antes ensinava diversos alunos a lapidar obras de arte, mas que hoje não consegue enfrentar seus medos e a escuridão. Guillermo serve de modelo na universidade, mas com o tempo vai acabar conhecendo Noah e Jude e um segredo será revelado e isso mudará tudo o que eles acreditavam e toda a vida deles.



Autora: Jandy Nelson
Título Original: I'll give you the sun
ISBN: 9788581636467
Páginas: 384
Ano: 2015
Gênero:  Ficção / Drama
Editora: Novo Conceito








A autora Jandy Nelson tem uma fama que a precede e posso dizer que não é por algo sem sentido, ela é sensacional. 

Vou iniciar falando em relação a sentimentos. Não tem como falar sobre esta história e relacionar personagens ou coisas afins sem comentar o quanto de emoção há envolto na narrativa. Quando você ler a sinopse deve imaginar que é uma história simples entre irmãos, mas a realidade é que é tudo tão complexo sobre a descoberta de paradigmas entre a fase infantil para a adolescente, os momentos de dificuldade, de descobertas sobre os desejos e necessidades e sobre fatos que transformam todo uma mente. 

Lembro que minha irmã começou a leitura do livro antes de mim, leu dois capítulos e disse que não estava gostando e desistiu da leitura. Achei estranho a reação, mas obviamente isto não me deixaria desistir ou colocar o livro na estante por mais tempo. Quando iniciei, vi de cara que falaria sobre personagens com características peculiares que tinham a amizade forte e que tinham uma vida em comum e que no fundo protegiam um ao outro mas ao mesmo tempo pareciam necessitar de um grande espaço para suas descobertas.

A visão de Jandy Nelson ao colocar a avó aparecendo para Jude não transforma nada em fantasia, já que transforma a avó em uma forma de pensamento mental que um ser humano tem normalmente. 

Um detalhe legal é que os capítulos são definidos entre as idades. Noah geralmente é colocado em suas histórias e descobertas aos treze anos de idade e Jude aos dezesseis, sendo que os dois aparecem em todos os momentos, com o sentimento narrado por cada um que aparece no capítulo.

Por vezes fiquei feliz, triste, angustiada, esperançosa, emotiva mesmo com toda a situação. O tempo todo lutava com os desejos de cada personagem que tem sonhos e momentos difíceis e é tão delicado que parece que você está ali ao lado, participando de tudo.

Não deixa de ser um livro dolorido. Um livro que narra perdas e sonhos despedaçados. Mas muito mais do que isso narra a força que se une para montar a união entre as pessoas, que é muito mais do que algumas pessoas conseguem.

Jandy Nelson surpreende, encanta e emociona. E você vai sentir saudades de cada momento lido.






6 comentários:

  1. Oieee.
    Sou bem apaixonada pelo livro O Céu está em todo lugar. Eu te Darei o sol, mais uma vez mostrou como ela é sensível em seus livros.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  2. Ainda não li nenhum livro da autora, apesar de amar livros desse gênero, só ouço ótimas críticas sobre ela.
    Bjim!

    Tammy
    Livreando | Facebook

    ResponderExcluir
  3. Oi Greice!
    Nunca li nada da autora, e me interessei sobre este livro. Gostei da sua resenha! Parece ser uma obra carregada de sentimentos. Vou colocar na lista. :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Amo esse livro! O considero um dos melhores do ano!
    Blog Entretanto

    ResponderExcluir
  5. Oi Greice, tudo bem contigo ???
    Tive a chance de ler esse livro e simplesmente amei. Não tenho o costume de ler livros como esse, geralmente fico um pouco distante do gênero, mas admito que fiquei extremamente feliz ao terminar a leitura e ver como o livro foi maravilhoso. Hoje não me arrependo de ter lido esse livro.
    A única coisa que me decepcionou um pouco, e me incomodou ao longo da leitura, foi o fato de que a autora criou capítulos muito longos. Sou daqueles tipos de leitores que buscam terminar o capítulo para dar uma pausa, por esse motivo, imagine a minha angústia ao ver o que o capítulo não acabava nunca ?! Rsrsrs.

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir
  6. Sempre tive curiosidade em ler esse livro, porém nunca criei coragem para realizar a leitura. Pela sua resenha parece ser uma história bem sensível e delicada com vários tópicos complexos discutidos e abordados no decorrer da narrativa. Definitivamente colocarei esse livro na minha lista de leituras reflexivas.

    p.s: Obg pela visita no meu blog e por seguir. Adorei seu blog e suas resenhas .)

    beahreads.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Olá!
Obrigada pela visita ao blog.
Tento sempre responder aos comentários aqui no blog e, se deixar o seu blog, retribuir as visitas o máximo possível.
Beijos