01 julho 2015

12

Outlander - O Resgate no Mar - Parte I - Diana Gabaldon! Resenha #243! Editora Arqueiro


ESTA RESENHA PODE CONTER SPOILER DO PRIMEIRO E SEGUNDO LIVROS

Após a loucura total que se passara com Claire e Jamie na volta da França e com a iniciada batalha de Culloden, foi necessária a volta de Claire pelas pedras de onde ela tinha surgido pela primeira vez. Agora ela tinha voltado para sua época, como se tivesse passado alguns anos após a sua partida e todo uma explicação fora dada a seu marido Frank Randall. Com uma gravidez, Claire trouxe ao mundo a linda Brianna, e passados os vinte anos após sua volta, ela precisava saber o que teria acontecido com as pessoas do século XVIII.

Ao viajar de férias com sua filha para Inverness, Claire encontra Roger, o filho do reverendo Wakefield, agora também já um homem com muita inteligência e conhecimentos sobre a história antiga. É através dele que Claire vai começar a investigar o que de fato aconteceu nas Terras Altas depois de sua partida. 

Voltando ao século XVIII, Jamie está em maus lençóis. Após conseguir sair vivo da batalha em Culloden, mas ter visto quase todos morrerem, está em uma das piores prisões. Apesar de ter que encarar o frio rigoroso, a fome e a vasta escassez de limpeza, sabe que os companheiros que restaram da guerra estão ali com ele para o que der e vier. Jamie sofre dia e noite pela perda de Claire e não consegue imaginar outra forma de viver sem ser com sua companheira ao seu lado mesmo sabendo que tê-la feito atravessar o portal foi a sua salvação.

Agora Jamie tem alguns anos de prisão pela frente e ainda por cima quem cuida da prisão onde ele está é alguém de quem Jamie acabou brincando quando não devia no passado. Alguém que ainda não o perdoou e que tem muita raiva do que ele fez. Alguém que não o deixará usufruir dos benefícios que conseguiu com o capitão anterior e que ainda por cima o levará para um lugar mais longe de sua própria terra para viver isolado de sua família.

Claire aos poucos vai descobrindo que Jamie conseguiu escapar da batalha e está tentando encontrar uma brecha no tempo para entender se ele continuou vivo ao longo dos anos, já que o tempo que se passou foi muito longo. Precisa decidir se voltar será uma opção correta já que agora Brianna também existe.

A verdade é que muitas coisas ficarão entre a vida e a morte e talvez aventurar-se novamente pelas Terras Altas possa colocar em risco mais pessoas que antes nem sequer existiam. Será que Claire vai conseguir encontrar Jamie vivo e sozinho? Ou precisará estar emocionalmente inteira para o que vai se confrontar?




Autora: Diana Gabaldon
Título Original: Voyager
ISBN: 9788567296388
Páginas: 592
Ano: 2015
Gênero: Ficção Histórica / Romance 
Editora: Editora Saída de Emergência Brasil







 

Estava morrendo de saudades de ler a história do casal Jamie e Claire. Quem leu minhas resenhas dos livros anteriores sabe que achei um pouco monótono o segundo livro em que se passa na França mas posso garantir que este não tem nada de monótono e na verdade tem um diferencial que para mim foi muito bom: a separação dos personagens.

Não é um spoiler se você já vai pensar assim. Se está acompanhando os livros sabe que no segundo Claire voltou no tempo e chegou novamente aos braços de seu marido Frank. Com esta situação já fica a questão de que os personagens se separaram no tempo e então se iniciou algo que foi diferente na trama que é a história da vida de cada um contada de uma maneira solitária, o que faz com que o leitor entenda um pouco mais como é que cada um seguia sua vida, apesar das saudades e do amor que sentem um pelo outro.

O que amei demais neste livro é que como se passam vinte anos diretos desde que Claire voltou, ela conta como uma forma de diário tudo o que se passou desde que a encontraram grávida, o encontro que teve com Frank e tudo o que se passou desde então, nos mínimos detalhes. A riqueza de detalhes e todo o sentimento envolvido é fantástico e traz a tona uma versão um pouco mais rica de Claire.

Preciso dizer que tenho uma visão meio enfadonha da personagem. Para mim a todo momento em que Claire e Jamie estão juntos parece que o coitado está apanhando, sendo torturado, sofrendo, sendo castigado ou algo do gênero por causa dela. Isso é um pouco irritante nos livros. É como se ela fosse uma donzela que não sabe se virar e o príncipe corre o tempo todo. Isto foi o diferencial do livro. 

A parte de Jamie também é generosa. É um homem diferente quando está sozinho, não tenha dúvidas. E gostei de ver que tem um sentido de sobrevivência apurado para diversas ocasiões também. É como se aquele romance lento que surgiu em parte dos livros fosse resguardado para dar luz ao lado real dos personagens e mostrar do que eles são capazes.

Mas o livro termina rápido demais. Me corroí de lástima quando vi que as páginas já estavam no fim e que muita história estava para ser contada. Não vá contando que muita coisa vai acontecer neste volume. É mais uma sequência de fatos em si. Mas é tão inebriante que comeria a parte dois se já a tivesse nas mãos. 

Enquanto não é publicado, vou assistindo ao seriado que é tão fiel aos livros que parece que estou relendo novamente A Viajante no Tempo. Preciso admitir que Diana Gabaldon é um gênio!




12 comentários:

  1. Olá Greice,

    Só leio resenhas positivas dessa série, os livros são enormes mas pelas resenha vejo que isso nem faz diferença pela estilo de escrita da autora, dizem também que a série é ótima, espero poder ler os livros também.

    Beijos.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Greice, tudo bem?

    Eu sou louca para ler Outlander! Adoro livros que abordam viagens no tempo e só leio coisas boas a respeito dos livros!
    Eu quase comprei o primeiro mês passado, mas eles são grossos demais...não rola de ler agora! Primeiro tenho que terminar As Cronicas de Gelo e Fogo! hhahahah

    Bom saber que a série é bem fiel ao livro! Assim que é bom.

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Tem a parte boa que é quando a gente tem pouca coisa para ler e aí um livro deste tamanho é muito bom, mas quando a gente tem vários livros é dificil escolher né! kkkkkk

      Excluir
  3. Oi Greice,
    Ainda não li nenhum dos livros, mas como já assisti a 1º temporada do seriado, já estou familiarizada com a trama. Pela sua resenha essa primeira parte do terceiro livro, serviu para mostrar o amadurecimento do casal protagonista, além dos fatos acontecidos durante os vinte anos que eles passaram separados.

    *bye*
    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Greice!
    Sempre tive curiosidade em relação a essa série.
    Só vejo comentários positivos sobre ela e parece que melhora a cada livro.
    Espero lê-la em breve.
    Beijos

    www.construindoestante.com || Curta a fanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, melhora porque acredito que tenha mais coisas e mais intimidade entre os personagens. Mas espero que não se torne repetitivo.

      Excluir
  5. Oi Greice, tudo bem ???
    Vejo sempre muitos comentários positivos sobre essa série, tanto a série da televisão quanto a série de livros. Morro de vontade de começar a ler o primeiro livro, mas confesso que tenho uma pilha tão grande de futuras leituras que ando adiando o primeiro volume de Outlander por tempo indeterminado.
    Gostei de saber que neste livro as coisas mudam um pouco, e fiquei super curiosa para saber o que vem a seguir. Admito que não resisto à um spoiler, rsrsrs.

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ryoko, eu estava vendo o seriado e parei e agora vou ler o quarto livro. Eu quero ler toda a saga!

      Excluir
  6. Gostei muito do teu blog!
    Se puderes vista o meu blog e se gostares segue...se seguires deixa comentário :)
    Beijinhos

    http://beautifullsecrets.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  7. Oi Gre,
    Nossa amo em forma de diário....sou viciada em livros assim. Estou ansiosa para continuar a leitura da série porque gostei muito do primeiro volume, mesmo demorando pra ler, mas sabe né a fila é enorme....kkkkk....e bem pobre do Jaime, sempre ferido...kkkk....beijos Elis!!!

    http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe que quando quiser os livros estão disponíveis! :)

      Excluir

Olá!
Obrigada pela visita ao blog.
Tento sempre responder aos comentários aqui no blog e, se deixar o seu blog, retribuir as visitas o máximo possível.
Beijos