20 julho 2015

5

Mentiras que Confortam - Randy Susan Meyers! Resenha #246! Editora Novo Conceito



Tia é jovem quando se envolve com Natahn em um relacionamento secreto, já que ela sabe que ele é casado com Juliette e que tem dois filhos. Mas a consultora que ajuda idosos em um centro de reabilitação e apoio estava tão apaixonada e cega que não via as consequências que aquele relacionamento poderia causar. Morava com sua mãe até que engravidou e viu Nathan não pensar duas vezes em dizer que Tia deveria abortar aquela criança e que não desistiria de sua família. Desta forma ele foi embora para sempre e ela ao mesmo tempo que viu sua mãe morrer, viu sua barriga aumentar e decidiu doar a criança para pais que dariam uma vida melhor para a "sua" Honnor.

Nathan aproveitou seus momentos ao  lado de Tia. Sua mulher era espetacular e cuidava da sua empresa especializada em cosmética. Ser professor universitário era um bom passatempo e ser pai também já levava quase toda parte do seu tempo. Mas chegou o momento em que tinha que contar que tinha um caso fora do casamento. Precisava contar que fracassara e que jamais faria aquilo novamente.

Caroline amava Peter que por sua vez sempre sonhou em casar-se e ter filhos. Mas como não era possível pelas vias naturais e já estavam casados há alguns anos, decidiu-se que chegou o momento de uma adoção. Conseguiram convencer uma mãe grávida a doar sua bela filha a eles e em troca disto a criança sempre daria notícias e caso quisesse poderia visitá-la. Savannah então chegou aos braços amorosos que faziam de tudo pela criança. 

Mas com o passar do tempo algo iria mudar. Nathan imaginou que a criança não existia. ia imaginou que o certo a fazer era enviar notícias sobre a criança com as fotos para que o pai conhecesse a mesma. Juliette imaginou que o correto seria abrir aquele envelope. Caroline imaginou que não conseguia mais ser mãe daquela menina e assim a vida mostra como um relacionamento passado vai juntar todas as pessoas em uma batalha em busca de erros e acertos do passado. Em busca de perdão e de reparos.




Autora: Randy Susan Meyers
Título Original: The Comfort of Lies
ISBN: 9788581637068
Páginas: 368
Ano: 2015
Gênero:  Drama / Ficção
Editora: Novo Conceito







 


A frase que está na capa deste livro: "Uma ação, uma reação e uma decisão podem mudar tudo", diz exatamente o que eu gostaria de traduzir nesta história que achei fascinante. Quando estava escolhendo a minha nova leitura e peguei o livro nas mãos estava indecisa sobre o que talvez encontraria nas páginas. Não posso mentir que muitas vezes fico com o pé atrás quando leio esta coisa de cinco anos atrás e hoje ou no tempo passado e hoje. E a sinopse me deixou pensando que poderia ser algo meio monótono ou meio radical. Na verdade quando as sinopses não esclarecem muita coisa eu fico pensativa sobre o que deve vir, mas me joguei mesmo assim.

Os capítulos fazem aquela jogada de cada um ir falando sobre um personagem, contando a vida e explicando o que está transcorrendo ao longo da narrativa. Foi muito fácil se apegar na leitura. E não é porque não tem conteúdo e sim porque a autora tem uma forma muito gostosa de escrever.

Aos poucos fui conhecendo o passado de Tia, a personagem principal que gera a ação que é comentada na frase que citei acima. Todos nós sabemos o quanto uma atitude incorreta ou até mesmo correta vai acarretar em diversas consequências e em caminhos diferentes. O legal é que a personalidade de Tia não é nem de uma mulher boba ou fracassada e nem uma mulher que sente toda poderosa. Me senti como sendo uma amiga que desejava consolar ou aconselhar quando ela precisava.

Acredito que este livro seja muito feminino já que trata de assuntos do coração e de dúvidas que nós mulheres temos a todos os momentos. O melhor ainda é que a autora não critica as opções, pelo contrário, mostra a visão de quem coloca uma criança para a adoção e quem adota por diversos ângulos. Todos os arrependimentos e a felicidade, as tristezas e os bons momentos. Acho que por isto que achei válido. Não é tanto como uma ficção e sim como um diário de vida.

Aos poucos quando as vidas das diferentes mulheres vão se encontrando devido a uma mesma ação, percebi que não há vilão ou vilã da história mas sim consequências que devem ser tratadas de formas diferentes. Mas é como sempre pensamos, a dor é diferente para quem vive aquele momento. 

Mentiras que Confortam não é um livro típico sobre adoção caso tenha parecido em minha resenha. É um livro sobre decisões e consequências que envolvem muitas pessoas. E o que cada uma delas causa como em uma cadeia de emoções. Adorei cada capítulo.

Simples, rico e confortante!









5 comentários:

  1. eu to lendo, e ja to percebendo que é aquela história que te marca que você não consegue expressar bem em palavras?

    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Greice, tudo bom?

    Eu tenho visto esse livro várias vezes nas publicações do facebook da editora e confesso que não tinha me interessado muito por ele! Não gostei da capa (tenho sérios problemas com capas e perco ótimas leituras por isso, eu sei), mas que bom que você publicou a resenha, pois me fez ver que essa e uma história que eu tenho certeza que eu iria adorar!
    Adoro toda história que tem com enredo as consequências das decisões tomadas por personagens! É tão perto da realidade, pode acontecer com qualquer um! Que bom que eu li a resenha, de outro modo não leria o livro!

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  3. Oi Greice!
    Adorei conhecer esse livro. Confesso que ele não chamava minha atenção, principalmente pela capa, mas gostei da premissa.
    Li semana passada o livro Laços Inseparáveis, você conhece? Sua resenha me fez lembrar dele, pois nele também temos essa questão da adoção sem o pai da criança saber.
    Acredito que, como você disse, nessas situações não há o certo e errado, mas sim fatos que geram consequências na vida de muitas pessoas.
    Fiquei curiosa e vou anotar a dica!
    Beijos querida,

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Greice,
    Solicitei esse livro pelo teor mais adulto dele e pela sua resenha tive certeza que fiz certo.
    Adorei os pontos que ressaltou, e óbvio já fiquei meio com raiva do Nathan e curiosa para saber do final dele.
    Essa questão de abordar adoção, também me chamou a atenção..

    P.S.:Eu acho que eram anáguas sim naquela época hahaha
    Aquele não foi um dos melhores históricos que li da editora, um que amo é Escândalo da Candace Camp haha

    bjs e tenha um ótimo final de semana
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  5. Oi Gre,
    Fiquei tocada com as suas palavras, mesmo sendo um livro sobre ações e reações, acho que eu devo ler logo, achei o enredo muito interessante.

    Beijos Elis!!!
    http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá!
Obrigada pela visita ao blog.
Tento sempre responder aos comentários aqui no blog e, se deixar o seu blog, retribuir as visitas o máximo possível.
Beijos