26 junho 2015

14

Apenas um Ano - Gayle Forman! Resenha # 242! Editora Novo Conceito


Willem está tentando recuperar a memória depois do que aconteceu. Depois de ter deixado um bilhete para Lulu dizendo que voltaria ele sabe que algo de grave aconteceu. Agora que dias se passaram ele não lembra de nada além de seu apelido e dos momentos que passaram juntos. Ele sabia que tinha falhado. Agora precisava seguir em frente.

Ser ator tinha consumido dois anos de sua vida longe de casa. Perder seu pai e seu avô era tão desmoronador que até então nem sequer tinha pensado em voltar e apesar de sua mãe tentar entrar em contato, sabia que as mensagens eram curtas e triviais. Agora quem entrava em contato era a advogada da família e mesmo assim Willem tentava fugir de tudo isso, fosse o que fosse. 

Holanda. Casa. O barco. Índia. Sua mãe. Tinha que encarar os fatos que jamais seriam os mesmos. Lulu estava perdida e ele nem sequer sabia onde. Seus amigos continuavam seus melhores amigos e sabiam que algo estava errado desde que ele voltara mas ele não podia contar a verdade. Ou será que podia? Ninguém jamais entenderia algo de apenas um dia. Willem precisava fugir de tudo isto novamente.

O México era um bom lugar. Era para lá que Lulu disse que ia no verão, não? Era para lá que ele iria também. Era melhor rodar o mundo do que ficar parado tentando fazer Ana Lucia entender que não era amor o que ele sentia por ela. Que ele sequer um dia sentiu isso. O calor do México e se perder em cidades era o que ele precisava. 

Uma confusão de cidades, países, pessoas, nomes vão surgir e fazer tudo ser esquecido. Mas Willem vai ter na lembrança aquela garota de cabelos pretos curtos que tanto lembra uma atriz de cinema. É dela que ele precisa e é atrás dela que ele irá. Até o fim.



Autora: Gayle Forman
Título Original: Just one Year
ISBN: 9788581636719
Páginas: 352
Ano: 2015
Gênero: Ficção / Romance / Drama
Editora: Novo Conceito










Mais uma obra da Gayle Forman. Esta autora depois que começou a publicar livros no Brasil está fazendo tanto sucesso que assim que ouço em algum lugar o nome dela já levanto as orelhas - literalmente!
Antes de ler qualquer obra da autora me rendi a assistir ao filme Se eu Ficar e posso dizer para quem leu o livro e não viu o filme que é belo. Na verdade é tão lindo e romântico e maravilhoso que não assisto duas vezes de tanto que chorei. De certa forma é isso que os livros da Gayle causam em você se for uma pessoa de coração mole e de lágrimas fáceis.

Apenas um Ano é uma continuação não continuada. Parece estranha a minha frase e um pouco sem sentido mas o que senti ao ler a continuação de Apenas um Dia foi que eu estava relendo o primeiro volume com a visão de Willem, sendo que para mim parecia que era a única coisa que mudava. Isto é uma coisa que realmente não entendo nos livros da Gayle. 

O livro parte do ponto em que eles se separaram no primeiro livro e não vou contar o motivo para não dar spoilers, mas que é a partir daí que tudo na vida de Willem durante o mesmo tempo que Allyson passou procurando por ele, passa procurando de alguma forma por ela. Não que seja um vício porque ele volta a viver sua vida, mas é como uma bela lembrança pelo qual ele tenta entender como tudo aconteceu.

Claro que o livro tem um motivo bem oportuno e que no final você percebe que Gayle Forman deu uma bela jogada. Afinal, muitas leitoras devem imaginar que seria loucura um romance de um dia ficar sendo relembrado por tanto tempo, mas é neste segundo livro que um pouco mais é retomado. Willem é mais maduro, mais versátil e tem muito mais a perder na vida do que Allyson tinha. E a autora soube utilizar isto. Para mim serviu muito mais a dramaticidade das dores do personagem do que sua luta em si. 

Se você lê o primeiro volume sabe exatamente omo vai terminar o segundo. Isso é um alegoria desnecessária, tendo em vista que tira um pouco do suspense e da tesão da história. O que a narrativa ganha é somente a experiência das dores de Willem mesmo, como uma visão masculina de amor. No mais parecia que eu estava revendo a história anterior.



O legal é que para quem quiser se aventurar em uma mini continuação, também há Just one Nighty, que é apenas um conto de 55 páginas, não está disponível em português, mas que você pode saber um pouco mais o que aconteceu com o casal. Você pode comprar como e-book.

Vale a pena ler esta continuação pelo apego com o personagem que para mim é muito mais querido e seguro que Allyson. É um refúgio ao romance, às perdas e percalços da vida.









14 comentários:

  1. Oi Gre,
    Olha sabe que eu pensei que seria uma releitura, mas não sei se sou meio lesada, mas gostei de saber que em vez de ele não dar importância, como achei que ele não daria, vi que ele também procurava por ela, afinal homem normalmente não faz assim, eu acho que sou muito sonhadora, por isso levei a leitura de outra forma, mesmo sabendo o final. Gostei de ver a história de outro ponto de vista e confesso que não seria tão prazerosa sem ter lido Apenas Um Dia....tá não precisa brigar comigo....kkkkkkkk....to escutando tu gritar que me entendi e que eu só disse o que disse, porque sou fã. KKKKKKKKKKKKKK....beijos Elis - http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. oi Gre!
    tinha várias expectativas com a história e algumas não foram supridas, no geral eu esperava por mais emoção neste livro
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você Thaila. Eu esperava mais, mas ainda achei melhor do que o primeiro.

      Excluir
  3. oi Gre!
    tinha várias expectativas com a história e algumas não foram supridas, no geral eu esperava por mais emoção neste livro
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá Greice,

    Li o livro Se Eu ficar da autora, gostei mas confesso que espera bem mais, fui obrigado a ver o filme para comparar e achei melhor do que o livro, mas li resenha do segundo que me animaram e acho que vou gostar, mas esse ainda não sei o que esperar dele, realmente a autora está fazendo muito sucesso aqui e isso é bem legal. Abraço.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o filme foi bem melhor que o livro, também concordo plenamente com você nesta questão!

      Excluir
  5. Oi Greice!
    Ainda não li Apenas um Dia e confesso que fiquei com vontade de ler Apenas Um Ano antes rs. Acho que o mesmo aconteceu com Para Onde Ela Foi. Achei a narrativa feita pelo Adam melhor que a da Mia em Se Eu Ficar. Mas, na verdade, estou muito curiosa para ler Eu Estive Aqui que está sendo publicado pela Aqueiro!!
    Beijos,

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, Eu Estive Aqui eu gostei sabe, e não curti Para Onde ela Foi pelo fato de que as continuações parecem que não satisfazem.

      Excluir
  6. Olá,
    Eu li Apenas um Dia e confesso que amei demais, favoritei e considerei a melhor leitura do ano, mas queria uma continuação continuação, não a mesma história por outra perspectiva, sabe?! Acho meio repetitivo e sem graça, mas essa autora faz muito isso.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu te entendo perfeitamente! Eu me sinto da mesma forma em relação a uma continuação.

      Excluir
  7. Olá,
    Eu li o primeiro volume, amei, favoritei e estava louca por esse, mas queria que fosse uma continuação de fato e não a mesma história por outra perspectiva. Acho isso chato e desnecessário, mas a Gayle faz muito isso.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi
    quero ler esse livro, gostei da escrita da autora e esse também parece ser bom, nessa resenha vi uns detalhes que não tinha lido em outras como ele ir para o México.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu queria poder viajar tanto quanto ele. Sortudo! hahahaha

      Excluir
  9. Oi Greice, tudo bem ???
    Menina ... Eu nem sei o que dizer quando o assunto é Gayle Forman. Até hoje só li um livro da autora, o Se Eu Ficar, e para ser bem sincera, não sei se algum dia lerei outro livro dela.
    Se Eu Ficar foi uma decepção pra mim, esperava muito mais do livro, não consegui me identificar com a Mia, não consegui gostar do Adam e não fiquei curiosa com a continuação, rsrsrs. Mas não nego que a escrita da autora tem seus encantos !!!
    O que você comentou, sobre a história desse livro ser uma continuação, sem ser continuação me decepcionou mais um pouquinho, rsrsrs. Não entendo essa onda de continuações que contém a visão de outro personagem ... Mas acho que deve ser coisa minha mesmo. Não é o meu tipo de livro e história.

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir

Olá!
Obrigada pela visita ao blog.
Tento sempre responder aos comentários aqui no blog e, se deixar o seu blog, retribuir as visitas o máximo possível.
Beijos