03 março 2015

18

Perdas e Danos - Diane Chamberlain! Resenha #224!


Travis morava em Carolina Beach, na Carolina do Norte com sua mãe e sua filha de apenas quatro anos quando tudo começou a ruir. A mãe da menina, Robin, não participou da vida da filha em nenhum momento e Travis era um trabalhador da construção civil em meados dos anos 2011 em meio a crise econômica. Seus 23 anos não lhe davam muita experiência, mas trabalhava dobrado para poder garantir seus sustento e de sua família. Até o dia em que um incêndio levou sua mãe e sua casa embora.

Agora Travis precisa encontrar urgente um trabalho já que seu último salário queimou com a casa e o único lugar que restou para morar é em um trailer. Após conhecer uma vizinha, ela o indica a um amigo na cidade de Raleigh para um trabalho que pode ajudar Travis por um tempo, mas Travis não quer deixar a praia e a vida que tem até que percebe que por ali não vai conseguir reconquistar sua vida passada.

Erin tem uma grande dor no coração. Em uma noite que era para ter sido de muita emoção para seu marido e sua filha também de quatro anos, um passeio de férias acaba se tornando em uma tragédia. Erin agora não consegue perdoar o marido e nem a si mesma pela perda de Carolyn e a separação é inevitável. O afastamento do trabalho foi outra consequência e passar os dias na cafeteria próximo a sua nova casa é o que mais conforta seu coração enquanto conversa com outros pais em luto pela internet. Isto até conhecer Bella, uma pequena garotinha que vai com o pai durante as manhãs tomar seu café por ali.

Robin está noiva de um quase prefeito. após terminar seus estudos, passar por uma gravidez indesejada, fazer um transplante do coração e quase morrer, saiu de casa para viver a liberdade. Não lembra de quase nada do que ocorreu no passado, somente de que gerou uma vida e que ela foi adotada por alguém e que ainda lembrava de seu grande amor de infância, Travis. mas seu pai fora bem claro ao dizer que ele sumira e que não prestava nem um pouco ao enganar a todos enquanto ela quase morria. Seria verdade? Agora vivia uma vida totalmente diferente e sentia que faltava muita coisa em seu coração, só não sabia o que realmente era.

Quando Travis é escolhido para um trabalho que vai pagar um bom dinheiro, aceita na hora. O problema é que não sabe que vai estar envolvido com drogas e que vai colocar a vida de muitas pessoas em risco. Todas as pessoas que estarão neste jogo vão ter passado por um grande golpe de dor e lutarão para unir as forças por uma família.



Autora: Diane Chamberlain
Título Original: The Good Father
ISBN: 9788580413106
Páginas: 256
Ano: 2015
Gênero: Ficção / Drama
Editora: Arqueiro








Ai, meu coração vendo estas capas internacionais acima. Sim, primeiro vou comentar sobre as capas. A brasileira fez uma capa realmente bonita e que tem um nexo em relação à história, mas se você ler o livro vai acreditar que a segunda capa em que a menina aguarda na janela olhando para o lado de fora parece bem mais a realidade. Depende muito do contexto. Para mim, todas elas são lindas.

Comecei lendo Diane Chamberlain com Segredos e Mentiras também lançado pela Arqueiro. Lembra da capa com dois sapatinhos de bebê? Eu ainda me recordo. A história é impressionante e esta não foge da mesma estrutura emocional. Só pelo fato da autora ter trabalhado com atendimento psicoterapêutico antes de se dedicar à escrita, já ajuda e muito no seu trabalho atual. A autora sabe como mexer com o coração e posso falar isso sem estar baseado em um romance em que um casal se apaixona e tudo o mais.

A verdade é que me impressionou ver a história de um pai solteiro lutar tanto pela sobrevivência da filha e aí leitor, não me entenda mal, lutar de todas as maneiras. Não que você vá dizer que esta é a total responsabilidade de um pai, mas da forma como tudo acontece na vida dele e com a idade que Travis tem, teria tudo para ser bastante diferente do que foi e isso é o que move os leitores a criar forças e motivações e é por isso que recomendo livros assim. Por quê? Muitas vezes as pessoas pensam que ler livros sobre dramas vai mais nos trazer lágrimas do que qualquer outra coisa, mas muita lição de vida é retirada de histórias e com Perdas e Danos não é nada diferente.

Tanto a história de Travis quanto a de Erin e de Robin motiva o leitor a querer fazer mais por si e por aqueles que estão ao seu redor. Acredito que as pessoas leiam a história e percebam que já viram a mesma situação acontecendo com alguém e se colocando no lugar. Se não na dor, nas possibilidades de solução.

Os capítulos são intercalados entre os personagens, alguns entre o passado e o presente para dar mais realismo a toda trama. um ou dois erros de português foi encontrado, não mais que isso e geralmente no nome dos personagens. Nada que tire o contexto de uma frase. Li o livro muito rápido, pois a cada término de capítulo queria logo saber o que vinha em seguida. Até imaginei que o tema seria meio clichê mas nem chegou perto do que eu imaginava do que iria acontecer e acredite que sou meio temerosa com histórias que coloque crianças no meio.

Não há dúvidas que Diane conquista. Gostei mais de Segredos e Mentiras pelo tom de suspense que ela colocou, mas Perdas e Danos não tem nada de errado, pelo contrário, acerta muito bem na trama de nos fazer perceber que o amor é capaz de fazer milagres.







18 comentários:

  1. Oi Greice!!!
    Nunca li nada da Diana, mas a maneira como você falou de seus livros me deixou um tanto curiosa para conhecer a escrita da autora.
    Quem sabe não dou uma chance em breve.

    Beijos,
    Patricia Campos
    Mix Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Patrícia, não perca a chance então. Vale bastante a pena!

      Excluir
  2. Linda a história, Greice. Fiquei com muita vontade de saber mais do desenvolvimento e da decisão do pai. Curti muito.

    beijos

    http://mundo-restrito.blogspot.com.br
    Twitter: @rs_juliete

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia esse livro ainda. Essa é a primeira resenha que leio dele. Ainda não li nada da autora então não sei o que esperar. Me interessei pela história, mas não é um livro que quero ler pra já. Vou deixar anotado aqui e assim que der eu leio.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Sil, é o segunda da autora pela Arqueiro, por isso sempre pego dela porque sei que vou gostar!

      Excluir
  4. Oi, Greice!
    Quero ler este livro. Na verdade, iria solicitá-lo, mas deixei para depois.
    Entendi bem sua opinião e concordo. Por amor, as pessoas são capazes de atos e feitos inimagináveis. Sei como é.
    Acredito que irei curtir muito este e o outro livro da autora que você também mencionou na resenha. Ela parece ter uma escrita bem palpável. Adoro!
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por ter apreciado Leandro. Espero que curta a leitura da autora!

      Excluir
  5. Oi Greice, ainda não li nada da autora, mas depois de ler sua resenha, eu fiquei super curiosa sobre esta história. Vou colocar na lista de desejados, e quando possível irei ler.
    E já deu para imaginar um pouco do entrelaçamento que deve ter entre os três personagens e fiquei imaginando que Robin pode ser a mãe da filha de Travis... Será?
    Ótima resenha flor.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lia, você está no caminho certo, mas a questão é que há muitos desencontros entre tudo isso. Boa sorte na leitura!

      Excluir
  6. A história não é muito meu estilo não, confesso.... Mas fiquei curiosa pra ver como esse pai vai se virar nos trinta... Às vezes é bom variar um pouquinho, né?! Quem sabe um dia....

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É su, conheço seu estilo é acho que é um pouco diferente. Você gosta mais de romances né? Não sei se seria este o caso. Mas quem sabe numa tentativa. :)

      Excluir
  7. Oi Greice, sua linda, tudo bem?
    Saudades de vir aqui, estou em falta com você.
    Agora, para tudo!!!!!
    Sua resenha ficou linda e eu estou toda arrepiada com essa história. Foram todos enganados por esse pai, ele destruiu a vida da filha e da neta. Que homem horroroso. E a força e o amor de Travis para sustentar sua filha e a criar, anda mais sendo tão novo, é admirável. Já vi que vou chorar horrores!!!!! Topo da lista de desejados já!!!!! Adorei!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cila, pois é estava com saudades de você também mulher! Mas que bom que voltou por aqui. A história é bem interessante mesmo e oque mais prende é o enredo mesmo!

      Excluir
  8. Oi Greice,
    As capas são realmente lindas, mas a brasileira me conquistou! Concordo com você em relação ao gênero dramático, pois o objetivo não é apenas fazer o leitor chorar rios de lágrimas, mas sim oferecer alguma lição a partir das experiências dos personagens. Sempre fico com a esperança renova ao ler livros assim, você me entende? Tantas pessoas com diversos problemas na vida e eu reclamando porque estou cansada....
    Vou agora procura o outro livro da autora que você mencionou!
    Beijos,

    http://versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre as capas Bárbara, eugostei da brasileira, mas eu amo capas então eu adoraria qualquer uma que viesse daquelas do post. E adoro um bom drama então sou amante deste gênero também!

      Excluir
  9. Oi Greice!
    Obrigada pela visita. Já estou seguindo você e vou participar do sorteio!

    Ah, me parece um bom livro esse Perdas e Danos. São lindas as capas, mas só lendo o livro para ter uma melhor percepção delas.

    :**

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Bárbara, as capas são lindas, mas a história também é! :) Obrigada por visitar o blog!

      Excluir
  10. Oi Gre,
    Bem meu exemplar chegou, mas estou numa maré estranha, não tenho me apegado a nenhuma leitura...o que é ruim....eu tenho de me livrar logo disso, acho que vou ler um livro de poemas pra me curar....depois de queda de gigantes fiquei de ressaca literária......mas voltando o tema do post....gostei muito de segredos e mentiras, espero gostar muito da leitura. E as capas diferentes ali são muitos fofas...já disse que gosto de imagem e personagens de crianças né...kkkkk....só na ficção mesmo...kkkkk...beijos Elis!!!!

    ResponderExcluir

Olá!
Obrigada pela visita ao blog.
Tento sempre responder aos comentários aqui no blog e, se deixar o seu blog, retribuir as visitas o máximo possível.
Beijos