18 janeiro 2015

16

O Grande Ivan - Katherine Applegate! Resenha #117!


Na saída 8 é onde fica o Gorila da Rodovia ou como é conhecido por todos os visitantes, o grande Ivan. Ivan não lembra muito do seu passado, somente que está ali, naquela jaula há 27 anos fazendo apresentações diariamente para as pessoas que pagam para ver as exibições de animais enjaulados.

Na verdade Ivan não considera o lugar onde vive como uma jaula e sim um domínio em que pode descansar, comer e ver televisão. Sim, ele consegue ver televisão e Mack, o dono do shopping em que os animais ficam localizados sempre deixa que ele assista a programas divertidos. 

Em outros domínios existem outros animais. Mas Ivan é muito ranzinza agora. Talvez seja a vida de solidão que agora já o cansa ou o tempo que passa naquele lugar com três apresentações por dia. Quando era mais novo as pessoas o amavam e idolatravam, mas hoje elas não dão bola para ele, apesar de seus desenhos conseguirem atenção na lojinha do local.

Stella é a elefanta que vive ao lado do domínio de Ivan. É sua grande amiga. Também há Bob, um cachorrinho de rua que dorme ao lado de Ivan e que consegue se esconder sempre que necessário.

Todos eles possuem uma amiga humana, de verdade. Júlia é uma garota que ama desenhar e que mostra ao Ivan a felicidade das cores. Ela é quem entende a dor destes animais que já estão cansados de não terem uma vida de verdade, em uma floresta. Stella lembra da dor de perder sua família para a maldade dos humanos e agora suas patas estão machucadas demais para aguentar tanto esforço.

Mas Ivan nunca desistiu de seu grande sonho: sair daquele domínio e ir para um lugar gigante, um mundo novo em que possa desbravar tudo o que pode ver pela televisão e com isso levar junto sua amiga Stella. Agora o desafio é fazer as pessoas compreenderem através de seus desenhos o que seu coração grita a todo instante e a esperança não vai morrer tão cedo.


Autora: Katherine Apllegate
Título Original: The Onde and Only Ivan
ISBN: 9788581635774
Páginas: 288
Ano: 2014 
Gênero: Ficção / Aventura
Editora: Irado








Estava agora pesquisando um pouco mais sobre a história de Ivan que, para quem ainda não sabe, é verdadeira. Na realidade, este livro foi baseado na história do Ivan que é um gorila que viveu durante 27 anos em uma jaula dentro de um shopping e conforme fui vendo as fotos dele o meu coração foi se apertando.



A Irado lança livros para crianças e confesso até que alguns livros são bem mais do que somente para crianças, mas este toca o coração. Lembro a diferença de quando eu ia a um zoológico na infância e ficava maravilhada vendo os animais presos em lugares apertados e imaginava que eles eram felizes. E talvez fossem. Mas fui agora quando adulta e o que vejo é outro cenário porque talvez a nossa vida seja tão presa ou solitária quanto a vida destes animais.

A beleza da leitura é que você vê a magnitude que a amizade tem. O egoísmo que muitos tomam em seus caminhos acontece de forma bastante diferente na narrativa da autora. É como saber que quando você estiver sozinho ou se sentindo sozinho poderá olhar para o lado e terá uma mão ou abraço amigo te esperando. Esta é a grande mensagem de O Grande Ivan: a esperança de um dia melhor é tão forte como o desejo de viver todos os momentos felizes.

Ao mesmo passo que os personagens vão mostrando suas emoções, percebe-se que a humanidade tem tanto a capacidade de amar e de odiar e tudo depende dos interesses da vida. O dono do shopping que mantem os animais preso não pensa em como o amor pode fazer a diferença com todos os animais mas também existe Júlia e seu pai e isto forma a lição de que sempre existe o bem e o mau e que o importante é seguirmos nosso coração.

O livro é cheio de desenhos e de belas mensagens e mais do que isso é cheio de uma compreensão sobre dúvidas que as crianças tem de como os animais são tratados. Para mim é como se eu estivesse conversando com uma fauna fantástica e descobrindo as emoções de cada momento.

O Grande Ivan é uma dose literária de amor, perseverança, carinho e motivação. Mas mais do que isto é um belo exemplo do que tudo o que desejamos pode se concretizar e só depende de um pensamento e vontade.







16 comentários:

  1. OI Greice

    Esse livro tem uma história muito tocante e cheia de lições. O mais legal é que o gorila Ivan realmente existiu e sua história é verdadeira.
    Nós jamais saberemos o que se passa na cabeça dos animais, mas a história de Ivan mostra que eles podem ter muitas vezes um coração mais cheio de sentimentos do que nós.

    Beijos
    http://mundo-de-papel1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Caline, realmente alguns tem muito mais sentimentos do que nós!!!!

      Excluir
  2. Oi, Greice, tudo bem?
    Eu acabei de ler a resenha desse livro em outro blog, mas havia entendido que era um livro exclusivamente para crianças, não sabia que tinha toda essa moral por trás de uma grande história. Primeiramente, eu adorei a capa e com um enredo assim, motivacional e com uma lição a passar, eu adorei!
    Super beijos <3
    http://livros-cores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Roberta. É para crianças sim, mas acredito que adultos possam tirar grandes lições desta obra!

      Excluir
  3. Oiee ^^
    Estou muuito curiosa para ler esse livro, é a terceira resenha dele que eu leio nos últimos dias. Mas ainda não sei se o compraria caso o encontrasse em promoção, provavelmente veria outro livro desejado e acabaria deixando este de lado *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oie,
    estou vendo resenhas deste livro em todos os lugares.
    Parece ser bem fofo

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Greice.
    Essa história é surpreendente né, não imaginava encontrar tanta reflexão e mensagem num enredo infantil, que provou não ser leitura apenas para o público alvo.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem isso Paty. Acho que é para refletir em conjunto: crianças e adultos.

      Excluir
  6. Já tinha visto esse livro, mas não sabia que era baseado em fatos reais. Mesmo sendo um livro infantil, digamos assim, eu gostei bastante da premissa. Nada de errado com um bom livro infantil, pra variar um pouquinho, né?!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
  7. Este foi o único dos três que chegaram que ainda não li porém, conforme vou vendo as pessoas elogiando, mais vou percebendo que eu deveria ter pego este primeiro, mas acho que é bem fácil de ler e que dá para pegar numa sentada. Se bem que fiquei com um bolo na garganta quando vc disse que é baseado em um gorila de verdade...sou meio sensível para estas coisas.

    Beijo, Vanessa Meiser

    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Van,
      Eu li este lendo outro junto. Ele é rápido e gostoso de ler. E o bom é que você se pega bem rápido nos personagens!

      Excluir
  8. Quando vi fotos do livro não dei muita bola, mas confesso que agora, lendo essa resenha me deu muita pena e vontade de lê-lo!
    Quando eu era pequena, também amava os animais e principalmente: vê-los presos nos circos, zoológicos, parques etc.
    De uns tempos para cá, venho pensando, "poxa, eu odeio ficar trancada em casa, imagine os animais?? Na verdade é um grande egoísmo de nosso parte achar que eles estão confortáveis presos."
    Talvez por medo deles ou para ganhar dinheiro. Não sei bem, mas só sei que é supererrado da nossa parte, humanos, concordar em mante-los presos. Deve ser terrível. Aterrorizante ao ponte de o deixá-los loucos a ponto de nos atacar. Que é o mesmo o que faríamos se fossemos presos também!

    Beijokas Greice, amei o post!
    Saudades de entrar aqui :)

    anairados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Só vi pessoa elogiando esse livro, estou bastante curioso enquanto a ele.

    David - (http://daavidjsc.blogspot.com.br/)

    ResponderExcluir
  10. É bom esses livros que nos trás bons ensinamentos, eu não sabia que era baseado em uma história. Parece ser um livro bom de se ler mesmo sendo infantil e eu não li nenhuma resenha negativa dele. Gostei da sua resenha.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Denise. Fiquei um pouco indecisa no início sobre o que escrever, mas fui bem sincera! :)

      Excluir
  11. Todo mundo falando tão bem dele.
    Li uns quotes perfeitos do livro em outro blog. Acredito que preciso ler logo..

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir

Olá!
Obrigada pela visita ao blog.
Tento sempre responder aos comentários aqui no blog e, se deixar o seu blog, retribuir as visitas o máximo possível.
Beijos