21 dezembro 2014

12

O Primeiro Telefonema do Céu - Mitch Albom! Dica de Livro #114!


Coldwater é uma cidade de cerca de quatro mil habitantes do estado de Michigan. É tão pequena e fria que as pessoas estão acostumadas a conhecer sobre todos os habitantes e tudo o que a vida as reserva. Mas em uma semana normal, a vida de algumas delas estava para mudar para sempre.

Tess Rafferty é diretora de uma creche e é muito apegada nas crianças. Perdeu sua mãe depois que o Alzhreimer a fez voltar no tempo e não deixar que mãe e filha aproveitassem o pouco tempo que as restavam juntas. 

Katherine Yellin é uma corretora de imóveis que já fora casada, tivera filhos e agora morava sozinha novamente, após seu marido tê-la deixado sem nada. Somente podia contar com sua querida irmã, que falecera de um aneurisma, deixando um vazio imenso no coração de Katherine.

Jack Sellers não era diferente. Delegado na pequena cidadezinha, não conseguiu fazer seu casamento continuar vivo com Doreen após a perda de seu amado filho no Afeganistão. Os dias passavam como um torpor e a saudade era tanta que imaginava o dia em que poderia ver seu filho novamente.

E o telefone deles naquela semana tocou. Parecia uma piada. Mas não para eles. A voz falava sobre o céu, sobre um lugar de paz, com a voz dos entes queridos, relembrando momentos e fazendo o coração dos que ficarão se encher de alegria e de esperança. Afinal, acreditavam demais em Deus e sabiam que um dia seriam amparados. Mas os telefonemas não pararam. Depois que começaram, aconteciam todas as semanas; eram curtos, mas honestos. Pareciam realmente do além.

Aos poucos mais pessoas começaram a receber os telefonemas e a cidade de Coldwater balançou o mundo. Milagres estariam acontecendo? Não havia nenhum telefone para ligar de volta, nada como prova, mas aos poucos a pequena cidade se tornou um local tão famoso que ficaria lotado de pessoas que desejavam alcançar o mesmo milagre.

Menos Sully. O ex oficial da aeronáutica acreditava que as coisas não passavam de um belo trote de alguém. Estava traumatizado por ter sido enganado há anos atrás quando fazia um pouso e seu avião acabou destruído e ele sendo preso e culpado pelo acontecido quando era totalmente inocente. Neste mesmo tempo sua esposa falecera e agora seu filho de 7 anos também desejava falar com sua mãe.

O caos, a esperança, a solidão, o amor e a amizade se unem em uma cidade que acredita estar sendo tocada por Deus. As provas são as vozes que chegam a todos os momentos. Mas alguém precisa entender tudo isso para aceitar a dor das perdas. Talvez certos milagres tenham motivos para acontecerem ou talvez alguém una as pessoas por um motivo bem maior.



Autor: Mitch Albom
Título Original: The First Phone Call From Heaven
ISBN: 9788580413496
Páginas: 288
Ano: 2014
Gênero: Ficção /  Drama
Editora: Arqueiro









Parece complicado pensar numa história pela capa do livro e pelo seu título. Sua sinopse também dá a entender que o livro é algo mais voltado a uma função religiosa do que a uma história mais dramática e era este o meu receio. Não que a questão da religião possa afetar e perder seu encanto, mas acredito que quando uma obra é lançada, desejo que não tente colocar ideias forçadas na mente do leitor.

De início fui me apegando a história conhecendo um pouco sobre cada personagem, já que são feitos por capítulos curtinhos e com um pouco de cada pessoa da cidade. Não posso negar que a fé é algo bastante descrito no livro, mas não de uma forma chata ou forçada e sim expondo o lado dos personagens e em como cada um acredita que pode fazer a diferença para si.

Quando os telefonemas surgem o pensamento que fica é se tudo é uma realidade ou uma farsa imposta que vai sendo narrado ao longo da história mas o que é mais crucial é o que realmente acontece com a ação e reação dos acontecimentos. O autor consegue vislumbrar a euforia e a obsessão das pessoas em relação ao acontecimento do milagre dos telefonemas e o que isto traz de bom e de ruim. 

O interior de cada personagem, em relação ao sentimento da dor da perda, da necessidade de exposição, da necessidade de mostrar a verdade é o que mais gostei, pois são nestes momentos que as pessoas mostram o verdadeiro eu. A linda esperança que toma conta da vida de várias pessoas me fez perceber que nos apegamos em tantas coisas para poder alcançar muitos objetivos e que isso pode ser algo vital e necessário na vida das pessoas.

A diagramação é perfeita, sem erros e com uma capa totalmente coerente com o texto. Uma história que até a metade do livro se segue normal, mas que depois vai surpreendendo cada vez mais pela beleza e pelo desejo de que tudo dê certo.

Ninguém consegue aceitar uma perda e sempre deseja que o tempo volte. Mas quando muitas coisas se tornam impossíveis, o amor e a amizade é o que sobra desde que continuamos a olhar para o lado e perceber que somos rodeados de felicidade.












12 comentários:

  1. Oi Gre,

    Ainda não li esse livro, mas está entre os que lerei ainda esse ano. Vim ler sua resenha porque sei que cuida pra não soltar spoiler. E fiquei encantada com o que irei encontrar. A fé realmente na literatura as vezes pode ser forçada, mas quando livros assim são escritos e nos fazem pensar sem querer nos obrigar a nada, a leitura pode se tornar um prazer. Espero apreciar as páginas tanto quanto você.....beijos Elis

    ResponderExcluir
  2. Oi Greice! Eu não peguei este livro para ler por conta deste lado religioso, eu como você não gosto de histórias que tentem colocar algo na cabeça da gente, religião é muito pessoal e não se debate, fico feliz em saber que a história é diferente do que pensei, e meu deu vontade de ler sim.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cida, eu pensei também que seria algo mais religioso, mas aos poucos você percebe que não é bem assim e vai se apaixonando com a mensagem nele.

      Excluir
  3. Oi, tudo bem?
    Menina, eu soube que este livro além de bom é triste e lindão ao mesmo tempo. Não sei se iria ler, não ando com vibe para coisas assim :'(


    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  4. Oi Greice.
    Adorei o livro, não conhecia ainda, achei tãaaaaaaao profundo rsrsrs.
    Quero ler.
    Beijos
    www.estilogisele.com.br

    ResponderExcluir
  5. Estava ansiosa para ler alguma resenha sobre esse livro... Ganhei ele de cortesia no Skoob, mas ainda não chegou e eu estou super curiosa para ler! Adorei a resenha e amei seu blog! Já estou seguindo...

    Beijos
    albumdeleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. A editora está de parabéns pelos títulos que traz desse gênero. Me interessei muito pelo livro. Primeiro por gostar tanto do gênero e segundo por curiosidade em saber como termina hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  7. Greice, mas que curioso isso. Fiquei mega intrigada pela história toda. Achei bem diferente a ideia com a temática de ligação do céu.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 6 livros para escolher, kit de marcadores e 3 ganhadores.

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Eu quero muito esse livro, vou solicitar da Arqueiro próximo mês. A premissa dele é tão incrível e tão inusitada! Parece ser uma obra linda, quero muito ler.
    Beijos.
    Memórias de leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Fiquei curiosa com esse livro. Com essa capa e título, passaria despercebido por mim.
    Ele tem um enredo interessante.
    Adorei a resenha.
    Beijos

    >> Concorra a um vale presente de R$ 50,00 e R$ 20,00 na promoção 2015 da Sorte. Não fique fora dessa!<<
    Construindo Estante || Facebook

    ResponderExcluir
  10. Oi Greice, sua linda, tudo bem ???
    Saudades de vir aqui!!!!!!!
    Acho que ninguém supera mesmo as perdas. E as vezes, para nos consolar, as pessoas falam que vai passar. Acho que não passa nunca. Você apenas se ocupa. Mas sempre estará faltando uma parte. Nada será mais o mesmo.
    acho que vou me emocionar com essa história.
    Feliz Natal para você e sua família!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Greice!
    Que interessante a história desse livro! Independentemente de religião ou de que se acredita, parece ser uma boa história.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir

Olá!
Obrigada pela visita ao blog.
Tento sempre responder aos comentários aqui no blog e, se deixar o seu blog, retribuir as visitas o máximo possível.
Beijos