28 novembro 2014

10

Doutor Sono - Stephen King! Dica de Livro #110!


Daniel Torrance lembra do passado como se o vivesse diariamente. O hotel Overloock não sai de sua mente e os fantasmas que lá existiam ainda o perseguem. Afinal, não foi fácil passar um ano em um local cheio de mortos e loucos e ter perdido seu pai fora ainda pior. Ao que tudo indica, a iluminação de Dan não deu uma trégua e ele sequer conseguiu se livrar do pesadelo, afundou-se no álcool para poder esquecer e apaziguar as vozes. Mas sabia que não poderia ser para sempre.

Após viajar dias por diversas cidades, ele para em uma cidade chamada Frazier, onde conhece Billy, o motorista do mini trem da cidade, que também o consegue um emprego no asilo e quem o apresenta a Casey, o prefeito e futuro padrinho nos AA. Sua vida não poderia estar melhor.

Em um ponto qualquer dos Estados Unidos, Rose, a Cartola estava com o grupo denominado O Verdadeiro Nó, que constituía em várias pessoas com dons, alguns com diversos séculos de vida, outros mais jovens, que viviam do vapor de pessoas iluminadas. Rose era a mais forte de todas e podia sentir os iluminados de longe e também entrar na mente delas. Porém estava ficando escasso o vapor e a fome deles aumentava a cada dia que passava. Quem olhasse para o grupo só conseguia ver idosos em trailers, tirando fotos de pontos turísticos. Mas eles eram muito mais que isso. Eram ricos e cruéis. E buscavam o prazer na morte de pessoas inocentes.

Quando Dan Torrence chegou a Frazier, nascia Abra, um ser totalmente iluminado. Logo seus pais começariam a enfrentar os primeiros sustos: colheres no teto, músicas no piano sem ninguém tocando, Abra sabendo de acontecimentos muito antes. Eles lidavam bem com aquilo até certo ponto, mas ela precisava de uma ajuda que ninguém que não obtivesse o mesmo dom pudesse ajudar. E num encontro de mentes, ela encontra Dan.

Os anos se passam rapidamente, mas Abra só aumenta sua iluminação. E tudo o que deveria estar afastado começa a se reaproximar como se fosse o destino traçado. O Verdadeiro Nó está apavorado em busca de comida, Dan está há muitos anos sóbrio e uma garota inocente será caçada. Até que ponto os fantasmas do passado ficarão realmente no passado?




Autor: Stephen King 
Título Original: Doctor Sleep
ISBN: 9788581052434
Páginas: 475
Ano: 2014 
Gênero: Ficção / Suspense
Editora: Editora Suma de Letras







 


Quando foi anunciado a continuação de O Iluminado eu já fiquei curiosa. Não li o livro, mas vi a adaptação para o cinema. O filme em si é bastante longo, tem quase cinco horas de duração e é muito cheio de personagens mas acredite que vale muito a pena.

O livro Doutor Sono foi o primeiro de Stephen King que li e como é a continuação vou ser sincera em dizer que se você não leu ou assistiu ao filme, vai se perder na história. Já faz alguns anos que assisti ao filme e mesmo assim precisei voltar e procurar algumas cenas do filme para relembrar certos personagens. Até porque a vida de Dan é contada após vários anos, mas de certa forma muita coisa aconteceu durante este tempo e ele ainda relembra a época do hotel Overlook. Se você não sabe nada sobre O Iluminado, vai ser difícil encaixar algumas peças que são necessárias.

O livro vai intercalando a vida de Dan Torrance e Abra, que vai se tornar um personagem tão importante quando Dan, pois é por ela que existe a importante continuação deste livro, ou melhor, é por isso que Dan começa a voltar ao seu passado e a enfrentar os novos fantasmas. Também há capítulos em que é mostrado a vida do grupo do verdadeiro Nó. Stephen King não é nada bobo em escrever livros, já que consegue prender a atenção do leitor em todos os momentos. Mesmo que o livro seja do gênero de suspense, há momento de terror bastante claros.

A interação de Dan com os personagens é o que mais chama a atenção. Gostei muito da descrição do autor ao mostrar como Dan levou sua vida desde que saiu do hotel, já que, como ele mesmo fala no final do livro, muitos fãs perguntaram o que teria acontecido com o menino ao longo dos anos. A inteligência da estrutura narrativa é bastante notável, já que não vai deixando rastros sem noção e até o fim é tudo perfeitamente lógico e mesmo assim há segredos que nem percebemos que são relatados no fim.

Não faltou detalhes sobre o passado de Dan e houve muito mais sobre o presente. Apesar de ser um livro de Stephen, você ainda fica pensando que muita coisa ali é visto na vida real e até imagina se algum dia não passou por pessoas daquele estilo.

Um livro que vale a pena ser lido desde que unido ao seu primeiro, para assim ter uma bela emoção literária.








10 comentários:

  1. Oiee, tudo bem?

    Confesso que os livros do King não me chamam a atenção. Sei que ele é um super autor e tudo o mais, mas não curso terror/suspense

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, Greice!
    Confesso que esse livro em especial não me chamou atenção, mas como tenho muuuita curiosidade em ler algo do King, creio que o leria. Boa dica!

    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Oie
    eu nunca li nada do Stephen, mas quando lançou esse livro fiquei louca por ele. Pena que é continuação,e ainda não li o iluminado.
    :(
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Greice.
    Acredita que tenho medo de me jogar nesses livros sinistros do Stephen King?! rsrs.
    Ele oferece uma proposta muito original, mas apesar da enorme vontade de conhecer a história de O Iluminado, me falta coragem, e dessa forma não posso ler Doutor Sono.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  5. Oi Gre,
    Me falaram que O Iluminado é um dos melhores livros do autor. Comecei lendo Stephen King pelo livro errado e ainda não corrigi isso. Mas em breve vou tentar ler O Iluminado para ver se viro fã dele. Gostei muito da sua resenha e a capa desse livro é tão linda, fiquei curiosa com ele. Se eu ler O Iluminado e gostar vou ler essa continuação. Mas admito estou curiosa.

    Beijos Elis!!!

    ResponderExcluir
  6. Quero muito ler esse livro desde que vi que ia ser lançado. Eu gostei muito do primeiro livro e do filme eu morro de medo hehehe. Espero que corresponda as minhas expectativas.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  7. Oi, Greice!
    King <333
    Quero muito ler os dois livros. Amo o escritor e sempre tive uma enorme curiosidade de conferir o livro e a adaptação de "O Iluminado". É sempre muito bem elogiado e é bem provável que amarei.
    Gostei de saber sua opinião e das ressalvas citadas.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Greice

    Nuncs li nada do Stephen. Tenho vontade mas sou medrosa demais, nem os filmes eu me arrisco a assistir.

    Beijos
    mundo-de-papel1.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. O Stephen é muito bom e o filho dele também! :)

    ResponderExcluir
  10. Oi guria.
    O Doutor sono está na lista dos mais desejados, também fiquei curiosa para saber o que aconteceu com aquele pequeno menino e com certeza seria traumatizado depois da doideira do pai. Além de querer saber se poderiam explicar ainda mais o que é o dom do iluminado, ver outras pessoas e saber como elas interagem com essa experiência. Acredito que vai ser um ótimo livro que com certeza vai ficar na sua cabeça por um bom tempo já que o Stephen tem esse dom, né?

    Obrigada pela resenha, fofa.
    http://romances-para-te-fazer-feliz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá!
Obrigada pela visita ao blog.
Tento sempre responder aos comentários aqui no blog e, se deixar o seu blog, retribuir as visitas o máximo possível.
Beijos