18 novembro 2014

9

As Estranhas e Belas Mágoas de Ava Lavender - Leslye Walton! Dica de Livro #108!


Ava Lavender nasceu com um par de asas. Isso pode parecer totalmente estranho para o mundo inteiro, mas não para a família de Ava que desde muitas gerações já tinha peculiaridades em cada ser que nascia. As lindas asas de Ava, porém não a deixaram desfrutar um mundo completo e cheio de aventuras como se poderia imaginar. Um mundo de cores e desafios, cheio de amigos, festas e amores. Como toda sua família, Ava vivia no alto de uma colina, ao final da Pinnacle Lane, um bairro de Seatlle.

Desde que a família Roux, com o bisavô Beauregard e a bisavó Maman saíram com seus filhos da França para uma vida melhor nos Estados Unidos, muita coisa aconteceu. A avó de Ava, Emilienne, com os irmãos dela, René, Margaux e Pierette tiveram contato com uma Manhattan nova, em plena fase de expansão. Lá eles descobrem todas as faces que a França não estava preparada para ofertar. Não que o coração deles estivesse pronto para tudo aquilo. Não estava. A felicidade de amar e a tristeza de puras ilusões chegavam e partiam como o vento e as estações.



Como a vida precisa seguir seu rumo, Emilienne vai para Seatlle, a cidade das chuvas o ano inteiro. A cidade onde conseguiria seguir sua vida. A cidade em que sua barriga, agora gigante, poderia abrigar uma bela menina. As dificuldades não poderiam ser poucas. Nem todos os vizinhos tiveram a melhor recepção com a bela mulher, porém com seu marido foi o contrário. A padaria que foi aberta no local logo se tornou um sucesso e também logo nasceu Viviane Lavender.

Viviane não tinha asas, mas sentia o cheiro de todas as coisas melhor do que qualquer ser humano. Havia uma lenda no local, naquela casa na colina onde vivia Viviane com sua mãe, mas o que seria uma lenda, afinal? Somente algo para todos festejarem durante uma época do ano. Mas o coração de Viviane também amava, também batia.

E quando as folhas das árvores mudavam de cor para o amarelo, para o vermelho e enfim caíam demonstrando a troca de estação, chegava novas pessoas na cidade vindas de outros lugares e Viviane chamava a atenção. Emilienne continuava firme com a padaria, mas agora a barriga que crescia era de Viviane.

Ao nascer, uma menina linda com asas, que comoveu uma multidão de fiéis e, logo após, um menino que não chamava atenção nenhuma, o irmão de Ava. 
Mas o que Ava pretendia contar voltando ao passado desde a época de seus bisavós era tudo o que a levara até o grande momento de sua vida, lá, naquela colina no alto da Pinnacle Lane. Uma vida cheia de amor, cheia de tristeza e com certa crueldade. Afinal, ter asas não seria assim tão belo.




Autora: Leslye Walton
Título Original: The Strange and Beautiful Sorroes of Ava Lavender
ISBN: 9788581635941
Páginas: 304
Ano: 2014 
Gênero: Ficção / Fantasia
Editora: Editora Novo Conceito








Meu coração ficou descompassado com esta leitura. Um misto de fortes emoções, melancolia, drama e um encontro com a própria alma é o mínimo que este livro promete.

Quando iniciei a leitura não imaginava algo do gênero da fantasia. Comecei lendo a sinopse sobre uma garota com asas e nas primeiras páginas achei tudo tão estranho que me fez querer largar o livro. E que tola seria se eu cometesse este ato. Livros de fantasia para mim tem uma conotação um pouco diferentes, mas o que este contém está além de algo que talvez eu pudesse imaginar em ler ou até mesmo escrever.

Lembro que me encantei ao ler o livro Anseio da autora Débora Mattana e até resenhei ele aqui no blog, justamente por ter uma mesma questão relatada neste livro, mas a Leslye Walton interage com uma forma um pouco diferente neste livro e com os seus personagens.

No primeiro momento já é apresentada a personagem de Ava Lavender, uma garota que nasceu com suas asas, mas que precisa esclarecer a todos como toda sua família é cheia de uma formosura e de características tão surpreendentes que você vai se apegando a cada parte da história. Seria um retroceder do tempo encaixando cada acontecimento com os desafios enfrentados. E cada momento é descrito de uma forma ora melancólica, ora cativante que você imagina a dor e amor de outra forma além daquelas quais estamos acostumados.

É um misto de união e separação contínuos que intercalam os personagem perfeitamente. É como se a cada capítulo um personagem ficasse sob as sombras para reaparecer em seguida e complementar ainda mais a vida de cada um. Nenhum personagem é de uma normalidade. Todos carregam consigo algo que transforma o mundo da fantasia maior e talvez seja isto que dê tão certo nesta leitura. A dura luta de homens e mulheres por aquilo que acreditam.

A diagramação é simples, mas ao longo dos capítulos você vai notando uma simples pena de pássaro seguindo uma trilha, como se mostrasse o andamento da vida de uma família.

Pensei que apaixonar-se não era tão fácil em um livro de fantasia, mas acredito que o gênero não seja somente este, seja quase tão real quanto olhar o céu e imaginar poder tocar cada estrela.







9 comentários:

  1. Oi Greice, tudo bem?
    Nunca tinha lido nada sobre esse livro, achei ele bem diferente!
    Gosto dos livros de fantasia pq sempre tem uma lição pra dar no final! Estou aprendendo a gostar desse gênero, rs.
    Fiquei com vontade de conhecer a Ava! *-*
    Beijos!
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com
    // tem Conto e Foto do Leitor rolando no blog! //

    ResponderExcluir
  2. Oi Gre,
    Que resenha cheia de sentimento, amei, espero logo poder tocar cada estrela mesmo que na imaginação. Amei suas frases expressivas e sabe que te admiro por isso....beijos Elis!!!

    http://amaigareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Não gostei muito do livro, mas adorei a iniciativa de dar dicas de livros. Aodrei o post apesar do livro não me agradar.
    Greice depois da uma passadinha lá no meu blog ? Te tagueei pra responder uma TAG, veja se goste e responda-a se gostar.

    Um beijos
    ummundochamadolivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Greice

    Muito linda e tocante su resenha, é a primeira que eu leio sobre o livro e me deixou com muita vontade de lê-lo.
    Não imaginava que se tratasse de um livro de fantasia, mas pelo jeito o que ele traz em suas páginas vai muito além disso.

    Beijos
    mundo-de-papel1.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. É a primeira vez que vejo falar desse livro. EU gosto de livros de fantasia e acho que leria esse. Mas não no momento que estou com uma fila enorme hehehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Pois é, este livro é uma novidade, um lançamento da Novo Conceito. Mas quem lê vai com certeza adorar!

    ResponderExcluir
  7. Menina, você já leu esse livro, e o meu ainda nem chegou =(
    Gostei da parte de fortes emoções, mas a melancolia não funciona comigo, leituras assim costumam não fluir aqui.
    Mas esse enredo parece trazer muito mais que uma simples história de fantasia, sinto algo mais denso no ar rsrs.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  8. Oi Greice,
    fiquei tão apaixonada por este livro.
    A história das mulheres Roux é tão cheia de nuances, é tão peculiar.
    É uma história triste, mas não daquelas que te deixa sofrer, te deixa pensar ♥
    ótima resenha

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  9. Pois é Helena, é um livro lindo sobre uma família que passou por muitas lutas e sobreviveu.

    ResponderExcluir

Olá!
Obrigada pela visita ao blog.
Tento sempre responder aos comentários aqui no blog e, se deixar o seu blog, retribuir as visitas o máximo possível.
Beijos