13 outubro 2014

14

O Sexto Homem - David Baldacci! Dica de Livro #101!



Saber que um país possui muitas estratégias para poder tranquilizar os cidadãos e trazer a segurança é altamente benéfico para todos. O problema é quando muitas organizações dentro desta nação desejam ardentemente poder unir esforços com programas em prol de muito dinheiro. E é isto que Bunting criou: um sistema de inteligência capaz de criar relatórios rápidos e totalmente eficientes. Mas para isto é necessário pessoas com um potencial gigantesco até então somente encontrado até um nível, o cinco.

Edgar Roy é um homem com memória eidética. Consegue registrar tudo que está a sua volta. Números, imagens, cores. Não esquece nada nunca. Seu cérebro é como um computador girando e registrando todas as informações 24 horas. Sem esforço nenhum, Edgar consegue estabelecer um padrão perfeito entre diversos fatos colocados em sua frente. 

E foi assim que Bunting conseguiu colocar a sua empresa no topo da cadeia da segurança dos Estados Unidos. Edgar Roy não era um mero e-cinco, do programa E, agora era muito mais do isso, era um e-seis, o único encontrado. Roy analisava dados colocados em uma parede. Dados do mundo todo e fazia um relatório onde compartilhava informações úteis para proteger toda a nação. Até o dia em que foi encontrado ao lado de seis corpos dentro de seu próprio celeiro, com uma pá nas mãos. Assim foi diretamente para Cutter's Rock, a maior prisão federal de segurança máxima do Maine.

Sean King e Michelle Maxwell foram chamados pelo advogado de Edgar para participar da investigação. Edgar se dizia inocente e era preciso provar algo quase impossível. Mas no momento em que os três iriam se encontrar, o advogado foi encontrado morto. Aos poucos, as principais pessoas envolvidas no caso vão sendo assassinadas.

Agora resta aos dois investigadores proteger a advogada substituta do caso e encontrar quem está tramando o maior assassinato em massa do caso que não deseja de forma nenhuma que o programa E volte a funcionar. Se Edgar conseguir sair vivo, será o fim de muitas pessoas.




Autor: David Baldacci
Título Original: The Sixth Man
ISBN: 9788580413199
Páginas: 352
Ano: 2014 
Gênero: Ficção / Policial
Editora: Editora Arqueiro








Primeiro vamos falar sobre a capa. A capa nacional fica ligada ao contexto do livro, já que Edgar Roy está preso em uma cadeia federal. E até demorei um pouco para me "ligar" ao fato do título que dizia o Sexto Homem. Totalmente coerente. Porém se for analisar no contexto geral, a primeira capa acima fica muito mais real na ideia de que Edgar Roy é um analista em um programa para a inteligência dos Estados Unidos. É como se ele estivesse olhando diretamente para a parede e tem até os óculos que ele usa e que é citado algumas vezes no livro. Muito bom!

Em segundo, eu nunca havia lido um livro de David Baldacci. Sempre me joguei em suspenses de James Patterson, Harlan Coben e outros, mas nunca de David. E me arrependi de nunca ter tentado antes. Na verdade eu nem o conhecia. Ainda bem que a vida sempre traz boas surpresas porque este livro, caro leitor, é uma grande e maravilhosa surpresa.

Quando eu penso em livros policiais eu quero ter uma história que não me faça chegar na página 120 e já ter conseguido imaginar quem é o vilão da história. E é exatamente isto que o livro faz. Em diversos momento coloquei um suspeito ou outro na minha lista e logo ficava na dúvida se estava certa ou não.

Os personagens de Sean King e Michelle Maxwell são muito bons em explorar as pistas e colocar mais lenha na fogueira, de forma que o conhecimento da profissão deles e a busca pelo perfeccionismo do autor fazem com que a narrativa seja ótima. Há trechos em que descrições detalhadas sobre armas, locais, funções de investigadores me fizeram acreditar ainda mais na história.

Conforme personagens iam sumindo e dando espaço a outros, a teia criada vai se enrolando cada vez mais e a trama se torna inebriante. Os capítulos são diversificados entre personagens e a leitura não é chata ou maçante, pelo contrário, eu fiquei muito empolgada. As letras são menores e isso foi a única coisa que achei ruim, porque parece que a leitura demora um pouco mais.

E o que foi o final? Aliás, quando eu achei que havia finalizado, o autor joga mais álcool e incendeia de vez a leitura. Pode ter certeza de que você não vai saber de nada até a última página e vai perceber que foi levado por uma leitura empolgante e criativa de David Baldacci. Se você não é fã, provavelmente vai se tornar após esta leitura.











14 comentários:

  1. Oiii..
    Eu nunca li nada de David, mas me interessei por este livro quando lançou.
    Provavelmente ainda vou ler, só não sei quando..rs
    Que bom que gostou da obra, me deixou mais curiosa.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?
    Esse livro vai imediatamente para minha wishlist. Eu sou super fã de romances policiais e meu autor favorito é o Harlan Coben.
    E é exatamente isso que você citou que eu gosto: não imaginar quem é o culpado/vilão até a última página do livro. E o melhor: ser aquela pessoa que você nunca imaginou que seria. *-*
    Obrigada pela dica, eu também não conhecia o autor.
    Super beijos <3
    http://livros-cores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Greice eu adoro policias, não conhecia o livro, mas anotei aqui a dica <3

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  4. Oieee...

    Que resenha eletrizante!!! Me senti dentro do livro e achei parecida a sensação de quando leio algum livro do James Patterson! Nunca li nada do autor mais com certeza quero começar com esse.

    Beijos!


    Cintia
    http://www.theniceage.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Greice, ainda não li nenhum livro desse autor, mas parece bem interessante. Na verdade faz um tempo que não leio uma história policial, vamos ver se volto com esse.

    Bjim!
    Tammy - Livreando

    ResponderExcluir
  6. Apenas louca pra ler
    Ai meu Deus minha lista não vai parar de crescer kkkkk
    Adoro suspense policial
    Vou ver se encontro e-book porque já tô entupida de livros :D

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Não conhecia esse autor.
    Fiqui interessadano livro, ele tem um enredo muito intrigante.
    Adorei a resenha.
    Beijos
    Construindo Estante || Facebook Tem promoção de Halloween lá no blog. Não fique fora dessa!

    ResponderExcluir
  8. Oi Gre,
    Bah nem sei se lembro tudo o que escrevi, não salvou meu comentário aqui...=/...ontem estava uma #*$&*$, mas pensei que tinha salvo.

    Bem eu fiquei super curiosa com a sua resenha e lembro até de ter comentado sobre a capa, realmente gostei daquela com o homem verificando as telas. O caso é que meu comentário de ontem estava muito bom e não me conforme de não ter salvo....kkkkk....feliz que vou gostar desse livro tanto quanto você. Porque me dá ótimas indicações.

    Beijos Elis
    http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oiee ^^
    Nunca li nada do autor, mas já cheguei a ver a capa desse livro algumas vezes. Gênero policial não é um dos meus favoritos, então acho que não o leria tão cedo *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Nossa, eu amo esse estilo de livro policial. E como boa cientista da computação, adoro todas esses dados que Edgar tem que analisar. Deu pra notar que é série, focada nos detetives.... mas será que cada livro é um caso diferente? Quer dizer, o caso é solucionado nesse livro ou fica algo para uma possível continuação? Tenho fugido de séries, mas esse livro parece ser realmente muito bom!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
  11. Olá.
    Esse livro parece ser bacana para quem curte o gênero, mas eu confesso não ter me interessado pela história =/.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem?
    Esse livro me chamou muito a atenção, eu sou uma super fã de livros de suspense, e esse com certeza já está na minha lista de desejados.

    http://fonte-da-leitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Ola
    Gosto desse tipo de livro, desse gênero gosto. Quem será o culpado do assassinato, esse deve ser um livro surpreendente já que você falou que ninguém sabe de nada até o final do livro, livros assim mexem com a imaginação das pessoas para descobrir o culpado.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Confesso q o livro n me chamou muita atenção.
    Não é muito meu estilo de leitura..
    Vou deixar passar..
    Forever a Bookaholic
    Curta a página do blog

    ResponderExcluir

Olá!
Obrigada pela visita ao blog.
Tento sempre responder aos comentários aqui no blog e, se deixar o seu blog, retribuir as visitas o máximo possível.
Beijos