30 setembro 2014

17

Primavera Eterna - Paula Abreu! Dica de Livro #100!


Maia tinha doze anos quando costumava ir para o interior do Rio de Janeiro nos finais de semana com seus pais. Como sua família acabou herdando uma grande casa por lá, Maia acreditava que poder imaginar-se em uma casa gigante lhe garantiria o mesmo glamour que suas colegas de colégio, que vivam se exibindo em roupas chiques, carros de luxo e festinhas infantis moderninhas. A verdade é que a casa era somente um refúgio e aos poucos Maia foi vendo que tudo não passava de um lugar para brincadeiras e muita diversão, onde fazia amigos e se divertia muito.

Mas um dia algo mudou. Um dia, alguém novo apareceu. Um menino lindo, com alhos azuis marcantes e um cabelo loiro fez com que Maia percebesse que a paixão existia. Seria isso o amor à primeira vista? A partir daquele momento, uma amizade longa e verdadeira se criou e cada vez que precisava voltar para casa e contar os dias para o próximo final de semana para encontrar Diogo era um sufoco. Até o dia em que ele fora embora. Embora para longe. Embora para os Estados Unidos.

Então o mundo perdeu a cor para Maia. Milhares de cartas enviadas pelo correio nunca tiveram resposta e uma ligação sequer soou em sua casa. 

Assim, depois de muitos anos, Maia seguira sua vida como uma publicitária de muito sucesso e conquistava tudo que queria. Menos o amor. Tinha namorado, claro, mas não era quem ela desejava ao seu lado. Ela precisava colocar tudo isso em pratos limpos antes que fosse tarde demais.

Um avião, uma mala, um coração apertado. Assim Maia partiu, treze anos após ter sido deixada por Diogo no Rio de Janeiro, para Nova Iorque em busca da sua grande verdade: seria este seu grande amor? Ela já sabia a resposta, só precisava saber agora como conquistá-lo.




Autora: Paula Abreu
Título Original: Primavera Eterna
ISBN: 9788580413236
Páginas: 128
Ano: 2014 
Gênero: Ficção / Romance
Editora: Editora Arqueiro







Que livro doce! Não, acho que esta não será a única palavra utilizada como elogio. Impossível utilizar somente esta característica para tanto talento em palavras. Um livro alegre, divertido, emocionante e apaixonante. Ah, agora sim! Quando li a sinopse e vi o estilo da capa levei ao pensamento que seria algo bobo ou muito curto para uma história com algum desprendimento ou até para apego de personagem. Não havia sequer lido algo sobre a autora. Como sou ignorante em muitos casos. Este é um deles. 

Paula Abreu é graciosa. Eu já dei risadas no início do livro quando ela demonstra uma personagem ansiosa e não muito confiante com sua aparência, mesmo que seja uma profissional que derrube qualquer barreira. O estilo da narrativa é tão natura que parecia estar falando com uma amiga minha e ela, contando uma aventura romântica. Os detalhes são hilários e até mesmo um pequeno sorriso é capaz de ser captado pela autora através de outro personagem, fazendo a história ficar mais forte.

A forma da descrição da infância de Maia, as brincadeiras, os amigos e tudo mais me fez lembrar como era quando eu era novinha e tinha o mesmo jeito de interpretar as coisas. Como tudo parecia tão simples e divertido. Tem momentos em que eu pensava: "Nossa, era assim mesmo!". E então quando ela relata a adolescência e os relacionamentos eu acredito que ela conheça muito do mundo feminino, pois é tudo tão parecido comigo e com minhas amigas.

Mas o melhor é a ideia principal. É como o início, o meio e o fim se encontram de forma perfeita, com um estilo nada piegas e tão sólido que me fez apaixonar querendo mais. Poxa, porque um livro tão curto? Porque a história talvez não pudesse ter outro final senão não poderia ser tão magnífico.

Diogo adulto é tão garoto e adulto ao mesmo tempo. Sonhar não custa nada e desejar os entremeios dos personagens foi o que mais fiz lendo o livro. Já li livros curtos e que realmente matavam uma história sendo chatos, com diálogos infantis e curtos e acredite, este não tem nada disso.

É uma bela lição de que podem passam anos, mas nem sempre podemos resolver certas questões e quando o coração chama é melhor ir atrás da verdade.











17 comentários:

  1. Greice,

    Que resenha perfeita, só posso descrever dessa maneira, porque após lê-la minha vontade é sair atrás do livro para curtir essa leitura tanto quanto você.

    Há escritores que com sua forma de escrever em poucas palavras nos conquistam e creio que é isso que a autora faça.

    Obrigada pela dica...beijos Elis!!!
    http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Greice.
    Eu li o primeiro capítulo desse livro, e senti que ele seria tudo isso que você citou: apaixonante, divertido e doce.
    Gostor de livros que trazem alguma lição, vou fazer essa leitura assim que possível.
    Além do mais, que capa linda né, alegre, divertida como a história.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  3. Oi Greice, tudo bem??
    Assim como você, quando vi a capa e li a sinopse achei que talvez não houvesse história suficiente para me prender, no entanto, depois de ler a sua resenha, admito que me enganei. Estou curiosa para poder conferir esse livro doce (e não só isso, rs) em breve! Ele já está na minha wishlist que não para de cresceeeeer... HAHAH!
    Grande beijo ♥

    Thati;
    http://nemteconto.org

    Venha participar do sorteio de um exemplar autografado de "Pó de lua".

    ResponderExcluir
  4. Ei Graice,

    o livro parece ser lindo mesmo. Apaixonei aqui. Só essa capa já é de uma leveza total. Gosto quando o livro é todo amarradinho. Já vi que vou gostar bastante da leitura

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  5. Hello, Greice! Tenho que dizer que não é um livro que faz o meu tipo de livro, mas só o fato da autora ter sido feliz no que fez e conseguir te envolver com verdades suas próprias e te fazer assemelhar os acontecimentos do livro com um passado seu, como quando era criança, é algo que me seduziu e seduz muitos outros leitores!
    Curti.

    Gabryel Fellipe e algo - Confins Literários

    ResponderExcluir
  6. Eu não havia lido nada a respeito desse livro, apenas a sinopse. Que tinha me passado a mesma impressão que você teve inicialmente. E que bom, que foi uma surpresa agradável né? fiquei curiosa pela leitura. É tão bom a gente se conectar com a história né? lembrar de momentos que a gente passou, sendo retratado ali é muito gostoso de ler.
    Assim que tiver oportunidade, com certeza lerei.

    Beijos
    As minhas leituras - Lendo e Apreciando

    ResponderExcluir
  7. Ouvi falar sobre o livro, mas essa premissa da mocinha "deixar" o namorado em casa pra ir atrás de outro não me atraiu não. Mas agora que li sua resenha, talvez valha a pena dar uma chance a ele.

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
  8. Oi Greice!
    Eu realmente preciso ler este livro agora! Não imaginei que fosse tão bom assim. Adoro leituras doces, caricatas e apaixonantes.
    PRECISO DESSE LIVRO!
    O que me fez não ficar tão interessado foi por achá-lo curto. Pensei que não seria um livro tão bom.
    Preconceito meu mesmo, infelizmente. Mas darei uma chance, sem dúvidas.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  9. Oinn, eu já estava apaixonada pela capa sem nem ter visto nenhuma resenha do livro, agora então com esta resenha tão caprichosa nem se fala, com certeza vou querer ler o livro e já imagino que eu vá adorar.

    Beijo, Van - Blog do Balaio
    balaiodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Ai sim, gente! O livro me deixou completamente apaixonada! Acho que é porque me identifiquei muito com o personagem e isso ajuda muito na leitura!

    ResponderExcluir
  11. legal beijos
    ja estou seguindo :)
    livro-azul.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oiee ^^
    Ainda não li esse livro, estava esperando aparecer alguma resenha dele para eu ver se valia a pena...haha' Fiquei muuito curiosa!!! Adoro livros engraçados que trazem uma lição de vida ♥
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Ola
    esse livro parece ser bom e engraçado, a capa não me chama muito a atenção e nem a sinopse, mais pela resenha o enredo parece ser legal.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi!
    O livro parece ser apaixonante mesmo.
    Fiquei bastante interessada.
    Adorei a dica e sua resenha.
    Beijos
    Construindo Estante || Facebook

    ResponderExcluir
  15. Quero solicitar ele no futuro com a Nat, parece uma história bem legal!


    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bem?
    Eu adorei a dica, ela já está anotada.
    Realmente parece ser um livro otimo para tirarmos alguma lição.

    http://fonte-da-leitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá!
Obrigada pela visita ao blog.
Tento sempre responder aos comentários aqui no blog e, se deixar o seu blog, retribuir as visitas o máximo possível.
Beijos