07 agosto 2014

28

Seis Anos Depois - Harlan Coben! Dica de Livro #91!




Jake Fisher já é um homem que está na faixa dos 30 anos de idade, que possui um corpo maciço, com uma altura que chama a atenção. É como se fosse um cara alto e atlético, forte porém, delimitando seu espaço com uma beleza incomum.

Jake é um professor universitário formado em Ciências Políticas e há quatro anos também é coordenador do setor de seu curso na faculdade de Lanford College em Massachussets. É visto com muito orgulho por seus alunos e sempre dá o melhor de si. Isso foi inspirado em seu antigo professor e conselheiro Malcolm Hume, que agora estava aposentado e vivia tranquilamente sob o sol forte da Flórida.

Mas a vida de Jake era um tanto quanto monótona. Era do trabalho para casa e de vez em quando para um bar ou outro com seus amigos, principalmente com Benedict Edwards, outro professor da pequena universidade. A vida já fora melhor, quando estivera no retiro Renovação Criativa para fazer sua dissertação de final de curso. Lá conhecera Natalie Avery.

Natalie Avery conquistou o coração de Jake de uma forma radical. Com seu sorriso tímido e encantador, a bela mulher que adorava pintar e se dedicava às artes, engatou um romance apaixonante e avassalador, mas que durar somente algumas semanas. Até o momento em que Natalie chegou para Jake dizendo que iria se casar com o ex-namorado, o qual ainda era apaixonada.

O que Natalie não imaginava era que ele fosse comparecer ao seu casamento, ou melhor, talvez ele próprio não imaginasse estar lá, porque fora convidado. Mas ao se despedir Natalie fez um último pedido: que nunca mais fosse procurada por Jake.

Jake confirmou a ação. Mas ao passar seis anos, todos eles pensando o que estaria acontecendo com a mulher que ele ainda amava, tentando entender o que acontecera nas semanas que passaram no recanto na cidade de Kraftboro, pegou-se lendo o obituário da universidade. E lá estava: a reportagem sobre a morte de Toddy Sanderson, o marido de Natalie.

Será que agora ele poderia recomeçar algo? Será que estava preparado para enfrentar novamente os olhos de Natalie? Tomara a decisão de ao menos ir falar com ela no funeral.

O que não esperava encontrar era uma teia de dúvidas, uma cadeia de mentiras e uma estrada para correr porque agora, a morte viria atrás dele.


Autora: Harlan Coben
Título Original: Six Years
ISBN: 9788580412536
Páginas: 272
Ano: 2014
Gênero: Ficção / Suspense / Policial
Editora: Arqueiro







Este foi o primeiro livro de Harlan Coben que eu li. Certo, talvez você pense que é algo meio inacreditável, mas até então eu me baseava mais em romances e dramas e em livros policiais de James Patterson e afins. E então surgiu a oportunidade de ler o Harlan. Não vou dizer que o James Patterson é um escritor ruim porque eu estaria mentindo, ele sabe sim escrever um bom livro de suspense e policial. Mas o que vem de Harlan é outra coisa.

Harlan coloca uma história em parâmetros. Ele sabe bem sobre o que escreve e não somente vai guardando mais o suspense como coloca mais personagens e mais envolvidos na trama. Quando estava lendo Seis Anos Depois, me pegava elencando os personagens e tramando uma estratégia para tentar adivinhar onde ele estava querendo chegar com a situação.

A história passa rápido demais, preciso confessar. Não porque não tenha enredo e sim porque tem e acaba sendo empolgante que é difícil não querer ler mais um capítulo e depois mais um. Os capítulos vão sendo entre o passado e o presente e narrado pelo Jake Fisher, o professor e personagem principal.

Gosto de ver a construção deste personagem que não é nenhum herói, que sente dor, que chora, que ama, que ri e que consegue se meter em muitas confusões. Mas além disto, há um suspense no ar que fica cutucando, que fica mexendo nosso corpo mais e mais, sem dar trégua.

O final não foi o que eu diria satisfatório. Foi um pouco clichê demais para o tanto que as páginas anteriores foram criativas. É como correr sem parar para depois saber que no fim haverá sempre um ótima cama para se jogar e descansar. Nesta parte, considero que faltou um pouco de desenvolvimento, até porque há muitas características a se considerar em todos os personagens.

Mas por ser minha primeira leitura do autor, não há como argumentar perante outras histórias, mas o livro em si é persistente no ato de consumir energias e adrenalina, mesmo com um final meio blasé.







28 comentários:

  1. Eu nunca li nada do Harlan, mas a minha amiga que escreve comigo lá no blog é Fã dele!! Pretendo dar uma chance qualquer hora ;)

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. "Seis Anos Depois" não é o tipo de livro que eu gosto de ler, talvez por eu nunca ter lido um livro deste gênero.
    Talvez eu mude minha opinião, quando ler um livro com este enredo.

    Abraço!!
    http://tudoonlinevirtual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Greice,
    Tudo? Te achei pelas redes sociais..você faz parte da comunidade do skoob aqui de caxias ne??Se não me engano...rsrs. Então já estou seguindo seu blog e te linkei lá no meu. Sobre seu post acredita que ainda não li nada desse autor??Mas tenho muita curiosidade pois dizem que os livros dele são ótimos. Se quiser visitar meu blog tem post sobre meu livro por lá.
    Bjs
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/2014/08/vinganca-mortal-de-raquel-machado.html

    ResponderExcluir
  4. Oi Greice, tudo bem?

    Me sinto uma banana, nunca li livros nesse estilo. Acho a premissa ótima, e acho que mesmo com o final clichê a história me surpreenderia. Só preciso coragem e ler algo do gênero.

    Beijos,

    Pah - Livros & Fuxicos

    ResponderExcluir
  5. Já li alguns livros desse autor e gostei, ainda não tive a chance de ler esse livro, mais pelo que li em sua resenha parece ser um bom livro.
    Minha primeira leitura dele foi Quando ela se foi, outro livro dele que achei bom foi Alta Tensão.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi, Flor! Tudo bom?
    Para nomes de autores, sou péssima de verdade, mas tenho quase certeza que já ouvi falar no autor, mas só não consigo associar á obras.
    Nossa, quando li, não esperava algo tão intenso, muito menos um segredo, ou algo perigoso a ponto dela não querer ser encontrada. Esperava ver aqui uma história de superação, ainda mais o o título, mas estou bem surpresa com tudo o que o livro guarda. Já de cara, gostei da capa e do título, mas após ler tudo isso.. Já estou indo colocar ele na lista e entre os top prioridade! Obrigada por ter trazido o livro até aqui, acho que não iria encontrar sobre ele tão cedo <3

    Beijinhos,
    Percepções Blog | Grupo: Mais um livro, Por favor!

    ResponderExcluir
  7. Gosto muito da forma que Coben escreve, é um dos meus preferidos do gênero. Ainda não consegui ler esse livro mas ele já está na linha lista de futuras leituras.

    Bjim!

    Tammy - Livreando

    ResponderExcluir
  8. Oi,
    Tudo bem?
    Já vi bastante gente falando desse livro.
    Parece mesmo que o autor sabe manter o suspense e fazer uma boa narrativa.

    BIOLIVROS

    ResponderExcluir
  9. Oi Amigaaa!!!

    To lendo esse livro e a cada final de capítulo fico assim 0.0

    É tanta gente que não é o que parece...
    To na parte que o Jake ta fuçando no computador do Benedict e estou 0.0

    Sério que o final vai ser meia boca?! kkkkkk
    Quando chegar lá te conto o que achei! ^^


    Beijokinhaaa!
    Gi - Estranha Estante
    http://aestranhaestantedagi.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Greice!!!
    Então, ainda não li nada do Harlan, apesar de ter um livro dele na minha estante a muito tempo. Queria ler algo dele para a Bienal, mas certamente na irei...
    Abraços

    estantejovem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi, Greice, tudo bem???

    Nunca li nada do Harlan, mas a Gio é super fã e eu tenho muita curiosidade em ler. Adorei seu post, fiquei com mais vontade ainda e pretendo logo logo pegar um livro dele pra ver o que eu acho!

    Beijos, Be
    www.clubedas6.com.br

    ResponderExcluir

  12. Nunca li nenhum livro do autor
    Mas encontrei muitas resenhas positivas nele
    Gostei da dica
    Já estou seguindo ;)

    Beijos
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi, Greice!
    Eu comecei a gostar de policial há pouco tempo, mas ainda não li nem Patterson (dele só li 2 romances) nem Harlan. Já ouvi falar muito bem de ambos, inclusive conheço uma menina que está louca porque o Harlan vem ao Brasil e é superfã dele. rs Vou começar a ficar de olho nesses autores quando saírem as promoções do Submarino. rs
    Beijinhos!
    Giulia - Prazer, me chamo Livro

    ResponderExcluir
  14. Ei, adorei a postagem de hoje. Ainda não tomei vergonha na cara para ler nenhum livro do autor, rs. Talvez eu comece por esse também, já que foi o seu primeiro. Tentarei me preparar psicologicamente para um final blasé, rs.

    Poxa, pena que você não gostou de Estilhaça-me. Reconheço que o livro é bem lento no começo, mas eu amo o rumo que ele toma <3


    Beijo grande.

    Thati;
    http://nemteconto.org

    ResponderExcluir
  15. Oi Greice! Eu li este livro estes dias e gostei bastante, o final foi bonitinho, mas foi leve em comparação a história toda. Achei uma trama criativa e nem desconfiei a verdade sobre Natalie, pensei que ela fosse uma vilã.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  16. Geeente, tadinho do Jake! Ainda não tinha lido a sinopse desse livro! rs
    Ainda não li nada do Harlan Coben(preciso, tenho Desaparecido para sempre aqui em casa já, rs. Nem do James Patterson! (tem outro livro dele aqui tbm kkkk). Mas acho que vou gostar dos dois, adoro um suspense/drama/policial, hahaha.
    Beijos
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Pois é, gente! Eu gosto do Harlan por este livro porque na história tem muita gente boa! Mas tenho certeza de que quem ler vai gostar!

    ResponderExcluir
  18. Oi Greice tudo bem? dei este livro para o meu pai ele ama policiais e suspense! Por sua resenha acredito que tenha sido um bom presente ^^

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  19. Eu só li um livro do Harlan, e adorei a narrativa do autor, tenho muita vontade de ler outras coisas dele, principalmente agora que ele vem pra bienal.
    Beijos,
    Yasmin
    deitadosnagrama.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Olá Greice!
    Adorei sua resenha! Acredita que eu nunca li nada de Harlan? Sempre ouço muitos elogios sobre seus livros, mas nunca tive a oportunidade de comprar um livro dele.
    Gostei bastante desse livro e vou incluí-lo na minha lista de compras.

    Beijos
    http://estantedafer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Eu achava que este livro era um romance, nem sei porque pensava isto, mas daí comecei a ler algumas resenhas e percebi o meu erro...adoro tudo o que o autor escreve e gostaria muito de ler este livro.

    Um super beijo, Van - Blog do Balaio
    balaiodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Olá td bem??
    Nunca li nada do autor e ja faz um tempo que vejo comentários positiivos dele..
    To pensando em comecar por esse :)
    http://foreverabookaholic.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Oi Greice,
    Eu gostei muito da leitura, porque eu aprecio o autor, concordo com você que o final pode não ter sido primoroso, mas depois dos outros livros que li. Não poderia deixar de dizer que mesmo com um final clichê ele é incrível. Eu sou fã e não nego. É como com a Nora Roberts, até quando ela não é magnífica eu amo.

    Bjus Elis - http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oi! ^^
    Você não estava sozinha, eu também nunca li nenhum livro do Harlan Coben. Bom, quem está sozinha agora sou eu...rsrs...

    A história parece boa e eu até fiquei curiosa pra saber o final, mas livros que contam histórias românticas, ou dramas, não fazem meu gosto. Dificilmente esse livro entrará para a minha lista de desejados.

    Beijusss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/BlogMenteHipercriativa

    ResponderExcluir
  25. "Seis Anos Depois" é minha leitura atual, por enquanto estou gostando bastante.

    Beijos, Paradoxo Perfeito

    ResponderExcluir
  26. Harlan é um gênio! Já li inumeros livros dele e amei todos. Com toda certeza irei ler esse. Não tinha ainda lido nada sobre essa obra e, agora que li, é certo que tem o padrão Harlan Coben de qualidade. Indico que você leia mais livros dele. Você vai gostar :)
    Dica: "Cilada".


    http://cantinadolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Oie! Não sei por que mas os livros dele nunca me chamaram a atenção!
    Bjs, tem promoção no blog http://resenhasteen.blogspot.com.br/2014/07/promocao-de-aniversario-do-paradise_31.html
    se puder comentar nesse post ajudará muito:
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2014/08/lancamento-leandro-schulai.html
    Nay =D

    ResponderExcluir
  28. Tenho uma relação de amor e ódio com os livros dele! Eles me prendem na leitura, mas quando termino de ler percebo que normalmente a história é forçada de mais!
    Quem sabe eu tente mais algum e acabe me acostumando com o jeito dele de escrever :) hehe
    bj
    http://www.vicioemlivros.com/

    ResponderExcluir

Olá!
Obrigada pela visita ao blog.
Tento sempre responder aos comentários aqui no blog e, se deixar o seu blog, retribuir as visitas o máximo possível.
Beijos