20 março 2014

4

As Gêmeas - Saskia Sarginson! Dica de Livro #65!


Viola está agora concentrada em um momento do seu passado. Seus lhos estão fechados enquanto seu corpo pousa sobre uma cama de um hospital. É ali que ela tenta mais uma vez se recuperar de um sério distúrbio que a acomete desde que toda a tragédia após o verão aconteceu e ela e sua irmã precisaram mudar drasticamente suas vidas.

Isolte está ali ao seu lado, pedindo insistentemente para que a irmã lute, que ela resista pois quase não há mais vida em sua irmã e ela sabe que logo a irmã não aguentará mais sequer respirar. Isolte tem a vida que deseja: a profissão que preenche todo seu tempo e um namorado dedicado. Mas a saudade da infância e de tudo o que aconteceu traz a culpa e a saudade ao mesmo tempo.

Porque as irmãs que sempre viveram uma vida somente, fazendo tudo juntas, sobrevivendo a todas as loucas aventuras, não conseguiram crescer e seguir em frente? Desde que momento Isolte deixou a irmã se afundar tanto? 

Ao voltar em muitos anos, as irmãs conseguem ver sua mãe, Rose, criando as meninas num belo lugar de Suffolk, em meio a uma grande floresta. Não tinham muita coisa e assim também não precisavam ser tão civilizadas e polidas. Podiam correr e aproveitar cada pedacinho de chão, cada animal, cada árvore e cada gota de mar. Eram meninas rebeldes com cabelos ao vento, que sabiam que mesmo não sabendo quem era seu pai, tinham a mãe mais livre que desejavam.

Então mais dois meninos entraram em suas vidas. Gêmeos. Jonh e Michael entraram na vida delas como a água refresca em dias de calor e tudo ficou completo. A amizade se tornou um laço eterno e com eles elas puderam conhecer mais a vida selvagem e inventar um mundo mais divertido. 

Mas o mundo conseguiu ser cruel. O amor chegou para a mãe de Viola e Isolte. As meninas começaram a conhecer uma outra vida ao longo do tempo, até que sem querer, um ato de crueldade acomete aquela cidade.

O passado e o presente agora se fundem em um só. A morte as destruiu quando crianças e as assombra no presente. Precisarão descobrir como serem uma só novamente para evitar que uma deles feche os olhos e adormeça para sempre antes de poder descobrir a grande verdade.


Autora: Saskia Sarginson 
Título Original: The Twins
ISBN: 9788581633879
Páginas: 336
Ano: 2014
Gênero: Ficção / Drama
Editora: Novo Conceito







As Gêmeas é o lançamento agora de março da Novo Conceito e me joguei nele logo que recebi. 
A capa original dele é bem parecida com a brasileira. Também tem a versão da brasileira no exterior, então acredito que a editora utilizou a mesma foto. O lugar é bem retratado como o lugar onde elas viveram quando eram crianças e bem detalhado. Ao fundo pode-se ver a torre que elas passam muitas das aventuras, o mar e a charneca que após atravessar a floresta que é o segundo lugar preferido delas.

No início da leitura a história parecia algo comum. Duas meninas dos anos 70, porque a história não é narrada nos dias atuais mesmo em tempo presente da vida delas pois a autora não queria que houvesse nenhum tipo de tecnologia que pudesse atrapalhar a história depois. Então o início da vida delas é nos anos 70 e após se passa nos anos 80.

Elas vivem numa pequenina comunidade, sem muita sofisticação, em uma casa com sua mãe e nunca souberam quem era o seu pai. Não possuem mordomias mas podem aproveitar a vida de todas as maneiras. 

Os capítulos são retratados entre o passado e o presente, sendo que muitas vezes é fácil confundir o tempo pois como uma das irmãs está em um hospital, ela se pega relembrando o tempo passado, enquanto a outra irmã está no presente. 

Até um pedaço do livro parecia somente algo simples, uma história bonita de amor, de dificuldade. Até que tudo começa a se tornar mais duro e coisas que as meninas nunca conseguiram ou aprenderam a lidar aparecem na história. Em certos momentos a dor de alguns acontecimentos vêm a tona de uma forma bruta e fico imaginando o quanto elas se sentem culpada pelas coisas que acontecem para elas, mesmo que nada daquilo elas possam prever.

Cada personagem tem uma forma, um estilo, um trejeito que dá um valor na história em forma a deixá-la poderosa. Fiquei com vontade de colocar uma das irmãs nos braços e gritar para ela lutar pela vida., mas acredito que essa é a grande razão e a lição do livro As Gêmeas.

A união de dois casais de gêmeos mostra como a amizade, o amor, a esperança pode transformar uma história em sucesso quando bem formulado.

A única coisa que achei ruim foi a quantidade de erros de português. Sei que é editorial, mas acredito que um cuidado faz a diferença.

Mas a história, totalmente linda!






4 comentários:

  1. Estou mega curiosa para ler este livro. Uma pena os erros de português, mas depois que muita gente ler e comentar eu espero que seja corrigido.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oiie, to com vontade de ler esse livro, mas to desde fevereiro sem receber os livros da NC...Curti o que vc disse da história :) E quanto aos erros é muito chato mesmo, avise a editora.
    Brubs
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Greice, achei que seria um livro de suspense ou coisa assim. O nome dele me recorda algo do gênero. De qualquer forma essa será minha próxima leitura da Nc que está trazendo lançamentos maravilhosos.

    Beijos
    Caline - Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  4. Esse é o livro que tenho menos vontade de ler dos que chegaram, nem sei se vou realmente ler, embora essa já seja a segunda resenha positiva que leio sobre o livro. Não sei, não me chamou a atenção. :/

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir

Olá!
Obrigada pela visita ao blog.
Tento sempre responder aos comentários aqui no blog e, se deixar o seu blog, retribuir as visitas o máximo possível.
Beijos