28 janeiro 2014

6

Quando eu era Joe - Keren David! Dica de Livro #57! [Resenha]


Tyler é um adolescente que mora em Londres e estuda em uma escola em que as coisas pareciam ser tudo belamente normais. Isto é, parecia. Joe não se envolvia com nada forna dos padrões escolares e seguia as regras da escola para tentar conseguir se encaixar nos grupinhos formados lá dentro. Claro que muita coisa acontecia quando ninguém estava olhando e Tyler tinha amigos que não pensavam como ele. 

Seu melhor amigo Arrow não tinha a melhor visão de vida e começou a usar Tyler sem que ele percebesse a fazer trabalhos sujos. Até que um dia Tyler foi testemunha de um crime. Um crime que não deveria ter acontecido de uma forma tão brutal e agora Tyler precisa correr porque é o único que pode contar a história.

Tyler mora com sua mãe Nicki em um apartamento minúsculo em cima de uma loja de jornais e sua vida está prestes a mudar completamente. Tyler entrará para as testemunhas que são protegidas pela polícia pois está sendo perseguido por aqueles que querem vê-lo morto por saber demais e terá que largar tudo: sua vida, amigos, identidade e família.

Agora Tyler é Joe, com um cabelo escuro, olhos escuros, usa roupas diferentes e tenta inventar uma nova história de vida. Tem uma idade diferente, está repetindo uma nova série e o mundo em que tenta se enquadrar tem tudo o que antes não tinha.

As pessoas em sua escola são mais normais, agora ele pode praticar esportes, participar de projetos, mas o que acaba acontecendo é o que menos poderia: Joe arruma encrenca atrás da outra, o que vai chamando a atenção de quem quer achar o garoto que sabe toda a verdadeira história.

Mas Joe talvez saiba mais do que tenha contado e isto, vai por em risco não somente quem ele ama, mas todos que estão em volta dele.


Autora: Keren David
Título Original: When I as Joe
ISBN: 9788581633398
Páginas: 448
Ano: 2013
Gênero: Ficção / Thriller
Editora: Novo Conceito








Bom, as capas são iguais entre a original e a nacional e demonstra exatamente o personagem que é o Tyler.

Este é o primeiro livro da saga então não foi contado muita coisa especial que pudesse ser falado sobre o crime ou o suspense que há nas entrelinhas. O que acontece de verdade e é bastante trabalhado é a vida de Tyler sendo transformada e ele sendo inserido em outra sociedade e como isto é ruim porque ele precisa se transformar em outro personagem e acabar mentindo o tempo inteiro como se apagasse todo o restante de sua vida.

O impacto que acontece com Tyler, ou Joe, é que ele se apega em algumas pessoas e acaba tendo que fingir e não contar tudo o que ele realmente precisa e se sente muito mal por isso. 
As confusões gerada na escola são uma forma de chamar a atenção para quem ele tenta não ser mas que geram um conflito maior ainda.

Achei que o livro se focou mais na preocupação de contar a história de Tyler do que se basear na verdadeira história de tudo o que aconteceu. Quando parece que algo vai ser exposto e nos deixar com o queixo caído, aquilo desmorona e termina rapidamente.

Mas há momentos em que Tyler faz uma bonita amizade e que se torna uma pessoa de um bom coração. Neste ponto achei bem válido. O que também mexeu muito foi a mãe de Tyler, que precisou largar toda sua vida e agora precisa aprender a não cair em depressão e arrumar um modo de voltar a viver normalmente.

Espero que agora, no próximo livro as coisas se tornem mais reais e que se faça suspirar de medo. Ao menos o primeiro capítulo do próximo livro já tinha todo este terror!



6 comentários:

  1. Parece uma boa história
    Bjs

    http://garotasbacanas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oie,
    estou na dúvida se vou gostar da leitura.
    Estou o livro em casa e pretendo ler em breve.

    abraços

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi parceira, como vai?
    Já tinha visto esse livro, mas sua resenha foi a primeira que eu li.
    Parece ser uma história com bastante mistério né?
    Ficou parecendo que o Joe/Tyler não contou tudo o que sabe, e fiquei curiosa pra descobrir o que ele esconde, se é que esconde algo...
    Espero que a continuação tire mais o seu fôlego!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Ameeeei essa história, noossa parece ser superlegal e bem intrigante. Porém, bem sôfrega ao que parece para o Ty.

    E a capa lembra uma pessoa atormentada de certa forma, gostei bastante, espero poder ler ele logo!!!!

    bjuss

    ResponderExcluir
  5. Não gostava do livro mas após esta resenha eu achei super interessante começar a lê-lo, como várias opiniões são legais numa hora destas!

    ResponderExcluir
  6. A história parece ser mesmo bem interessante fiquei curiosa para saber como vai desemboca essa trama, eu vi esse livro se não me engano nos lançamentos de novembro da Editora Novo Conceito, mas na hora não fiquei muito interessada por ele.
    Aguardo a resenha do próximo. ^^

    http://amolivrosdeverdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá!
Obrigada pela visita ao blog.
Tento sempre responder aos comentários aqui no blog e, se deixar o seu blog, retribuir as visitas o máximo possível.
Beijos