29 janeiro 2012

10

#Na Real: Você é ecologicamente correta?

Gente, eu acho que tenho enlouquecido algumas pessoas ultimamente! Brincadeira. Na verdade, com o passar  dos anos eu percebi que vou adquirindo mais valores sobre alguns assuntos e mais opinião sobre o que anteriormente eu não discutiria.
Política, por exemplo, é algo que não paro para discutir, porque acabamos por nos estressar por algo que no fim das contas acaba dando no mesmo. Religião cada um escolhe a sua e eu respeito todas e acredito que todos devem respeitar a de todos porque Deus é um só.

Mas uma coisa que não posso deixar de colocar a minha opinião e vejo que tem tomado mais espaço nas mídias é sobre o meio ambiente. Tem coisas simples que tenho percebido que posso fazer para não desperdiçar ou poluir mais e mais e aos poucos percebo que algumas pessoas devem olhar para mim e pensar que sou uma louca, mas de uma coisa eu tenho certeza: eu estou começando a fazer a minha parte!

Chega a ser engraçado em alguns momentos como na padaria, por exemplo. Toda vez que peço uma coisa pequena, querem me dar uma embalagem enorme de plástico. A moça que me atende já olha a minha cara e responde: "Já sei, vou pegar uma embalagem simples porque tu não gosta!"



Pequenos gestos que eu faço que me fazem sentir melhor:

- Se for ao mercado, padaria ou qualquer lugar e o objeto for pequeno, coloco na bolsa sem necessidade de uma sacola plástica ou então utilizo uma reutilizável. Tem lugares que tem dão uma sacola até para um pedaço de chocolate.

- Escovo os dentes com a torneira fechada o que antes fazia com a água correndo sem me importar nem um pouco!

- Agora no horário de verão aproveito ao máximo a luz do sol para não gastar tanta energia.

- Na empresa (trabalho), tento imprimir somente o material necessário, o que for desnecessário não imprimo para evitar o gasto com papel que utiliza madeira para isso. Também reutilizo folhar para impressão e rascunhos.

- Em casa faço a separação do lixo sempre e todas as embalagens sempre são lavadas antes de irem para o lixo.

- Jogar lixo na rua, meso que seja uma embalagem de bala para mim é inadmissível, guardo na bolsa ou seguro até o lixo mais próximo, pois além de sujar a cidade, causa o entupimento dos esgotos e por favor, não é difícil achar uma lixeira.
Na frente do meu prédio estacionou a dona da loja próxima da minha casa que estava esperando a filha dela. Vi que estava arrumando alguma coisa dentro do carro. Simplesmente ela abriu a janela e jogou todos os papeis que tinha sobrando no carro e na bolsa ali, na rua como se fosse a coisa mais normal do mundo! Achei aquela atitude tão feia, tão imatura para uma pessoa daquela idade que ela me olhou e me viu balançando a cabeça com uma cara de quem não acreditava naquilo.

Dicas bem legais e fáceis que se formos fazendo aos poucos conseguimos mudar:
* Preste atenção nas embalagens: Quando for ao supermercado, preste atenção nas embalagens. Alguns selos estampados nos produtos indicam que o fabricante é correto no que faz.

* Plante uma árvore: Sabe aquela coisa de que devemos plantar uma árvore na vida: Pois é, faz bem porque ela ajuda a absorver a poluição do ar e a renová-lo.

* Troque as lâmpadas da sua casa: Substitua aquelas lâmpadas incandescentes (geralmente amarelas) pelas fluorescentes (as brancas). Elas duram mais e gastam menos.

As pessoas podem achar o que quiserem sobre mim ao lerem esta matéria, mas acredito que num momento de enchente, quando a água adentrar a casa delas, vão chorar e dizerem que não merecem, que é castigo de Deus, mas em momento algum vão parar e pensar que não contribuiram para que de alguma forma isto não acontecesse pois, se julgar a vítima é fácil a todo momento, mas perceber que cometemos erro e corrigir é bem mais digno e humano!

Beijos,

Greice Negrini

10 comentários:

  1. Oieee! Adorei sua visitinha lá no blog, seja sempre bem vinda!

    Super beeijos =*
    http://nathdefreitas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. nossa, esse post falou tudo!
    parabens
    aproveita e vem participar do sorteio DE UM KIT BELLIZ que está rolando no meu blog
    http://migre.me/7GNrU

    beijos da MAY

    ResponderExcluir
  3. Gostei do blog, to seguindo, siga-me

    participe do nosso sistema todos divulgam todos! veja em meu blog

    www.psddesigner.blogspot.com.br

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  4. Greice, adorei o post! Concordo e também procuro fazer minha parte para um mundo mais sustentável. Engraçado que só consumimos, consumimos e o que devolvemos em troca ao meio ambiente? Acho que qualquer dia desses o mundo vai explodir, rsrs

    Bjos e boa semana!

    ResponderExcluir
  5. Oi Greice! Achei ótimo você fazer um post sobre este assunto, está na hora de começarmos a mudar nossos hábitos. Parabéns!!!

    www.broguedadoida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oii Greice, que bacana saber que vc é assim. Concordo com vc e assino em baixo. POxa vida, não custa nada fazermos pequenas coisas pra ajudar a melhorar nosso meio ambiente. Aqui em casa também é tudo separado e as lâmpadas já foram todas trocadas pelas brancas além de ajudar a natureza a conta fica mais barata rs. Sacolas no supermercado não uso, usamos sempre caixinhas de papelão sabe? rsrs...Resumindo, penso como vc e as vezes sou a chata aqui de casa, só porque peço pra colocar o lixo no lugar certo... pode? Fazer o quê né, pelo menos nossa parte estamos fazendo.

    Greiceee beijão pra vc e ótima semana.

    ResponderExcluir
  7. Greice, muito importante o post. Se cada pessoa fizesse a sua parte com estes pequenos gestos no seu dia-a-dia teríamos menos problemas (como a enchente comentada por você) Sem falar nos maiores impactos ambientais para o nosso futuro. Também fico indignada quando vejo a falta de educação de algumas criaturas que jogam lixo na rua e ainda tem a capacidade de justificar que estão dando emprego para os lixeiros. Ser vítima ou justificar os erros é fácil mesmo. Parabéns pelo post. Beijos Greice

    ResponderExcluir
  8. Amei a dica querida, e acho que se todos tomar essa atitude, esse mundo pode mudar ! Amei aqui.

    Beijo :*

    ResponderExcluir
  9. Em relação a ir nas padarias e mercado, quando compro quantidade pequena eu nem pego sacola, mas estamos tõ mal acostumados que nem ligamos mais, gostei muito do seu post, to seguindo vc. Beijos =*

    melissaseparis.blogspot.com
    Visita meu blog, beeeijos!

    ResponderExcluir
  10. Esse assunto me interessa muito, pois atuo na área ambiental. Procuro fazer minha parte, mas a gente sempr epode fazer mais!!
    beijo
    Lila Czar

    ResponderExcluir

Olá!
Obrigada pela visita ao blog.
Tento sempre responder aos comentários aqui no blog e, se deixar o seu blog, retribuir as visitas o máximo possível.
Beijos