16 março 2011

3

Make através dos séculos.

Você usa ela quase todos os dias. Não vive sem, e ela salva sua vida quando você acha que não está com uma cara muito boa. Mais você sabe da onde ela veio? Sim! hoje eu vou falar sobre a história da maquiagem!


"A história da maquiagem começa no antigo Egito, onde os faraós pintavam os olhos para que evitasse que as pessoas olhassem-no diretamente, era um símbolo político de respeito. Mais ou menos na mesma época,Cleópatra já usava pó khol nas pálpebras, assim como tomava banho de leite e usava argila no rosto. Passando para Roma, as mulheres usavam máscaras de farinha, miolo de pão e leite durante a noite sobre o rosto para melhorar a pele. Essa prática durou pouco, pois por indignação masculina, foi decretada como bruxaria o uso de produtos “naturais” pelo parlamento inglês no século XVIII. No entanto, apesar da proibição do parlamento, o “batom” ou algo semelhante a ele passou a ser bastante usado e virou moda no século XVII.

Já no século XX, por volta da década de 20, os cinemas utilizam muito a maquiagem em suas produções, já que os recursos eram precários, sendo esta a principal forma de modificação da aparência dos personagens. A partir de então, a maquiagem passa a ser de uso geral. A revolução na história do batom se deu em Paris. Marilyn Monroe surge exibindo lábios vermelhos, retratando a feminilidade.

Com a Segunda Guerra Mundial, as fábricas de cosméticos dão uma estacionada, pois toda a energia se concentrava para produção de armas, voltando-se então no século XVIII em que as mulheres mesmo preparavam seus produtos. Com o fim da guerra nos anos 50, a maquiagem volta com tudo, com o estilo fake – pele pálida, lábios realçados e olhar delineado. Os anos 60 é o auge, já que atinge por completo os jovens, fazendo com que a indústria se aprimorasse mais nas embalagens e estojos. Os anos 70, marcados pelo Disco, trazem a variedade de cores. Em 80, os pigmentos evoluíram, assim como o conceito de protetor solar e preocupação com o envelhecimento da pele.

A partir de então até os dias de hoje, a indústria de cosméticos vem se aperfeiçoando cada vez mais, assim como essa evolução acabou acarretando-se a outras preocupações como com o meio ambiente, a não poluição, etc.



Mais aqui 
Fonte: Site

Kamila Corigliano

3 comentários:

  1. O que seria de nós sem essas mulheres revolucionarias?Por mais que concerteza a modernidade foi essencial no uso como conhecemos,sem elas como pioneiras seria impossível nós termos esse desejado cultivado pela beleza. bjs

    ResponderExcluir

Olá!
Obrigada pela visita ao blog.
Tento sempre responder aos comentários aqui no blog e, se deixar o seu blog, retribuir as visitas o máximo possível.
Beijos