26 fevereiro 2011

2

Allium Cepa Picada Sem Lágrimas!



Allium cepa, ou a nossa popular cebola é um tempero/alimento que dá um gostinho especial a todo prato que se prepara - seja um arroz, seja um molho de tomate, seja uma bife - além de fazer muito bem para a saúde, pois possui propriedades medicinais reconhecidas cientificamente!

Mas porque ela nos leva facilmente ás lágrimas? Com certeza não é por usarmos um utensílio cortante em seu redondo corpo para fatiá-la, picá-la sem dó nem piedade !

Na verdade é que quando uma cebola é cortada, suas células são quebradas, e estas células produzem uma enzima chamada sulfereto que produz ácido sulfénico, que propaga-se pelo ar,  e ao chegar ao olhos reage com a água formando uma solução fraca de ácido sulfúrico, que irrita os olhos e os faz arder!

Como deixar as lágrimas somente para as grandes emoções?
Usando um óculos é claro!
Mas que tipo de óculos?

Eu já usei óculos de natação e posso dizer que resolve o problema, mas quando a quantidade de cebolas era muito grande e o dia muito quente, depois de um tempo ele começava a embaciar, ai sem ver o que eu picava e com medo de me cortar eu acabava tirando, ou seja, resolvia em parte meu problema lacrimoso.

Mas hoje eu achei pela net um óculos específico para essa atividade. Vejam que legal!

Não sei se tem no Brasil, pois vi num site espanhol, mas pelo que eu li as lentes vem impregnadas com uma película anti-embaciamento.

Eles são bem mais charmosos que um óculos de natação!

É estranho mas foi criado!




2 comentários:

  1. ai concordo, uso um ray ban verde pra picar cebolinha rs, dá certo.

    ResponderExcluir
  2. Oie!!
    Adorei a sua sugestão...Post adorável!
    Amo tudo o que é relacionado com bem viver, saúde e também décor de casa.
    Beijos
    Regiane

    ResponderExcluir

Olá!
Obrigada pela visita ao blog.
Tento sempre responder aos comentários aqui no blog e, se deixar o seu blog, retribuir as visitas o máximo possível.
Beijos