17 fevereiro 2010

0

Deu Vontade de Comer Chocolate? Caminhe!


Isso mesmo, se você estiver com vontade de comer chocolate, caminhe.
Vou explicar.

Um estudo recente feito por pesquisadores da Universidade de Exeter, na Inglaterra, sugere que fazer caminhadas pode conter a fissura pelos chocolates. Durante o estudo, foram avaliadas 25 pessoas que consumiam uma quantidade de pelo menos 100 gramas por dia de chocolate. Os chocólatras tiveram que renunciar ao consumo do doce e foram divididos em dois grupos, sendo que um deles faria uma caminhada diária.

Os pesquisadores perceberam que não comer o chocolate, juntamente com o estresse provocado pelo dia a dia, aumentava a vontade de consumir o doce.

Mas, uma caminhada de 15 minutos em uma esteira proporciona uma redução significativa na vontade do doce. Segundo os pesquisadores, esse fenômeno pode ser resultado da sensação de bem-estar que os exercícios físicos proporcionam, muito próxima a sensação que o chocolate libera no organismo.

Mas afinal, porque sentimos tanta vontade de comer doces ?

Consumir alimentos doces nos dá grande prazer, já que mais do que deliciar o paladar, uma guloseima alivia a ansiedade, a tristeza e nos dá a sensação de 'plena satisfação'.
Tudo isso acontece porque quando comemos alimentos açucarados nosso cérebro libera a serotonina, substância que desempenha um importante papel no sistema nervoso, com diversas funções, como a liberação de alguns hormônios, a regulação do sono, da temperatura corporal, do apetite, do humor, da atividade motora e das funções cognitivas.

Essa substância é responsável por melhorar o humor, causando uma sensação de bem-estar. Logo, é natural que busquemos sempre alguma forma de estimular a liberação de serotonina, neste caso, comer doces.

Atenção! Cuidado com o chocolate diet. Ele é tão calórico quanto os tradicionais.

Esse post me deu uma vontade de comer chocolate!

Vou ali .. e já volto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá!
Obrigada pela visita ao blog.
Tento sempre responder aos comentários aqui no blog e, se deixar o seu blog, retribuir as visitas o máximo possível.
Beijos